7 dicas de como ficar na primeira página do Mercado Livre

Mercado Livre 30 de Jul de 2018

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais acessados atualmente. Em 2017, a companhia teve crescimento recorde no Brasil e cresceu o faturamento em 70%. Diante de tanto potencial, os vendedores querem aproveitar ao máximo a plataforma e aprender como ficar na primeira página do Mercado Livre é primordial.

Quem quer trabalhar dentro do Mercado Livre precisa ter uma logística e organização impecáveis, pois são pontos que fazem a diferença para quem compra.

Você é responsável por todas as etapas do produtos, então precisa ter seus processos de negócio afiados! Se delegar para terceiros, assegure-se de treiná-los para atender bem o cliente e resolver qualquer problema com cordialidade.

É na prática de venda que esses fatores vão te tornando importantes e agregando na sua reputação como vendedor dentro do Mercado Livre. O que impacta diretamente o desempenho dos seus anúncios na plataforma.

Quer aprender como ficar na primeira página do Mercado Livre? Continue lendo este post e entenda os fatores que influenciam na classificação dos seus anúncios.

Tipos de anúncio no Mercado Livre

Os anúncios no Mercado Livre são sempre gratuitos.

De acordo com a exposição que o vendedor deseja alcançar, ele pode optar pela opções pagas de anúncio dentro da plataforma.

Os três tipos disponíveis são:

  • Anúncio Gratuito
  • Anúncio Clássico
  • Anúncio Premium

Confira na tabela abaixo as características de cada opção:

tipos-de-anuncio-mercado-livre

Tabela de anúncio Mercado livre | Fonte: Reprodução.

Assim como no Google Adwords, os anúncios do Mercado Livre funcionam no sistema de palavras-chave.

Mas além de escolher bem as palavras para quais você deseja anunciar vários fatores vão influenciar seu posicionamento nas buscas.

Então vamos as dicas de como ficar na primeira página do Mercado Livre!

7 dicas de como ficar na primeira página do Mercado Livre

Reputação

A reputação é o lugar que um vendedor ocupa dentro do ranking de vendedores. Ela é representada por uma cor.

O Mercado Livre calcula a reputação de cada vendedor com base na experiência que o mesmo oferece a seus compradores.

Quando o vendedor alcança as suas 10 vendas primeiras, as variáveis que o Mercado livre vai considerar para calcular a reputação são:

  • Vendas com reclamações do comprador: não devem ser mais de 5%.
  • Tempo para postar os produtos nos Correios ou entregar à transportadora: usando o Mercado Envios, o Mercado Livre compara o seu tempo com o dos vendedores de cada categoria. O valor não deve ser mais de 20%.
  • Se vende veículos, cada reserva de sucesso também contribui para a sua reputação.

A partir da quinta entrega bem-sucedida, você começará a exibir uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, a sua reputação não será afetada. Caso você cancele, isso poderá afetar o seu status como MercadoLíder.

Quantidade de visitas

Essa métrica ainda é levada em consideração para o posicionamentos dos anúncios dentro do Mercado Livre.

Agora, porém, se um mesmo usuário clicar em seu anúncio 15 vezes, será contabilizada apenas 1 visualização.

Algumas dicas para ter mais visitas em seu anúncio são:

  • Ofereça parcelamento sem acréscimo.
  • Acrescente o Mercado Envios ao seu anúncio.
  • Ofereça frete grátis.
  • Despache os seus produtos rapidamente.
  • Responda a tempo as perguntas dos compradores.
  • Complete a ficha técnica de seus anúncios.

Tipos de anúncio

As três categorias de anúncio disponíveis são: Grátis, Premium ou Clássico. E escolha entre elas influencia como ficar na primeira página do Mercado Livre. A diferença entre elas são:

  • Grau de exposição;
  • Período de duração;
  • Opção de parcelamento: para a categoria Premium há opção de parcelamento em 12x sem juros.

Código universal do produto

O código universal é o código de identificação de um produto. Apesar desse código não parecer nos anúncios, completá-los ajuda o Mercado livre a conhecer melhor o que um vendedor está vendendo para dar mais informações aos potenciais compradores.

Exemplo: se um vendedor vende celulares ou outro eletrônico e informar a marca, o modelo e o código dentro do dia, o Mercado livre consegue saber exatamente o qual está sendo vendido e mostrar outras especificações como as dimensões, tamanho da tela etc., sem que o vendedor precise completá-las manualmente.

O código universal fica junto do o código de barras, na caixa do produto ou na embalagem. É numérico, tem de 8 a 14 dígitos e pode ser EAN, ISBN, UPC, depende do que está vendendo.

Descrição e título do produto completas

Título do produto, descrição e fotos do produto devem ser claras e ter uma boa qualidade que se seu cliente possa ver e se informar das informações essenciais que ele precisa.

No título coloque: nome do produto + marca + modelo + especificações técnicas e características + serviços adicionais.

Exemplo: Notebook HP Dual Core 425 LED 14 320 GB 4 GB Wifi HDMI.

Atenção: revise para evitar erros de digitação e ortografia.

Ao fazer o anúncio de um produto, coloque todas as informações essenciais no parte da descrição. Informe as especificações técnicas e o código universal do produto. Com esses dados, o seu anúncio fica mais completo e o comprador terá mais informação na hora de escolher.

Usar o Mercado Ads

O Mercado Ads é uma plataforma de anúncio para e-commerces dentro do Mercado Livre.  As três opções de publicidade disponíveis são: o Product Ads, o Text Ads e o Display.

A ferramenta é voltada para lojas virtuais que querem divulgar suas ofertas dentro do Mercado Livre, aumentando a visibilidade e credibilidade do seu negócio online.

Ter bom conteúdo e backlinks de qualidade para rankear no Google

O sistema do Google é diferente do Mercado Livre, mas como muitos usuários o utilizam para achar produtos pelos quais se interessam, crie uma descrição com palavras-chaves estratégicas e pesquisadas pelo seu público.

Os backlinks de qualidade também são importante para ganhar relevância nos resultados das buscas.

O segredo de como ficar na primeira página do Mercado Livre é trabalho constante em oferecer não só o melhor produto, mas também a melhor experiência de compra para o usuário. Isso reflete na sua reputação, nas suas avaliações e credibilidade que você irá construir como um bom vendedor.

Ficou alguma dúvida sobre como ficar na primeira página do Mercado Livre? Testou outra estratégia que não citamos aqui? Divida sua experiência com a gente nos comentários.

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