Aprenda como fazer upsell: 3 dicas para aumentar as vendas

Marketing 17 de Jun de 2021

Você sabe como fazer upsell? A prática é uma técnica de pós-venda interessante para rentabilizar uma carteira de clientes e manter seu público-alvo fidelizado e fazendo compras contínuas.

A matemática é simples: realizar um upsell inteligente aumenta os números de retenção de clientes e torna o processo de vendas bem mais econômico para o seu negócio. Afinal, estudos apontam que é 4 vezes mais barato para a empresa fazer upsell do que prospectar novos clientes.

E o maior aliado que as empresas podem ter para aprender como fazer um upsell eficiente e com ótimos resultados é uma plataforma de análise inteligente de dados para orientar processos de tomada de decisão e alinhar as ações da equipe de vendas.

Neste artigo, selecionamos 3 dicas fundamentais de como fazer um upsell inteligente no seu negócio e assim aumentar as vendas.

Ficou interessado? Vem com a gente!

Como fazer upsell inteligente?

O upsell é uma prática que procura oferecer upgrades ou incrementos ao que foi comprado pelo cliente junto a sua empresa.

Como assim? Por exemplo, ao comprar um curso online ou um serviço de software as a service (SaaS), geralmente o cliente é encaminhado a fechar negócio com um pacote de entrada — mais simples, barato e com menos funcionalidades.

À medida que o cliente se adapta ao serviço, novas funcionalidades ou demandas devem surgir. Cabe à empresa enxergar tais demandas com antecedência e oferecer um novo pacote ao consumidor, mais eficiente e geralmente mais caro. Isso é upselling.

Entendido o conceito, os três conselhos principais sobre como fazer um upsell inteligente são:

  • entregar um atendimento personalizado;
  • antecipar-se às possíveis demandas de seus clientes;
  • investir em um sistema de recomendação de compras.

Seguindo essas três dicas, seu negócio com certeza estará bem alinhado para aumentar as vendas. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas!

Atendimento personalizado

Levemos em consideração que você é um gestor e deseja alavancar as vendas no e-commerce. Entregar um atendimento personalizado de acordo com as características e perfil de compra do consumidor torna a experiência de compra mais fluida, prazerosa e objetiva.

Afinal, a empresa vai fazer ofertas de produtos/serviços que dialoguem diretamente com as necessidades dos clientes e eles tendem a ficar mais satisfeitos e fidelizados em virtude do atendimento personalizado.

Nesse processo, é fundamental o desenvolvimento do mapa de jornada do cliente.

E o que é esse mapa?

Com ele, é possível analisar o perfil de consumo do seu público e suas tendências de compra a partir de informações captadas por uma plataforma de Inteligência de Dados.

Essas informações podem ser provenientes de:

  • buscas na internet;
  • acessos e cliques em conteúdos da marca;
  • compras anteriores;
  • entre outras possibilidades.

Veremos no tópico seguinte como o mapa de jornada do cliente é fundamental também para o segundo conselho de como fazer upsell inteligente para aumentar as vendas.

Antecipação às demandas do cliente

Em um cenário digital tão competitivo, a melhor forma de sair na frente da concorrência e fidelizar os clientes à sua marca é agindo de forma proativa e se antecipando às demandas do seu público.

Com a ajuda do mapa de jornada do cliente, é possível se antecipar às demandas do cliente com ofertas exclusivas de produtos ou serviços que ele pode precisar naquele momento sem nem ao menos ter se dado conta.

O mapa indica, por exemplo, o que as pessoas mais compram na internet para orientar as ações das equipes de venda.

Com esse tipo de oferta, a empresa mantem um contato constante com seu público e sinaliza que está proativamente de olho nas melhores ofertas que correspondem às suas expectativas.

Tanto o atendimento antecipado, quanto o personalizado, demonstram a importância do investimento em tecnologia de análise de dados com inteligência artificial para traçar as informações mais relevantes de seus clientes. Assim, as equipes de venda podem atuar com eficácia redobrada e impulsionar as vendas e a fidelização com a marca.

Inteligência de dados que, por exemplo, é obrigatória para o conselho do próximo tópico.

Invista em um sistema de recomendação de compra

Por meio de inteligência artificial para vendas, é comum plataformas digitais de e-commerce de varejo e streaming utilizarem sistema de recomendação de produtos e serviços. Mas como fazer upsell com a prática?

O processo de recomendação existe há muito tempo, porém se aprimorou com o passar dos anos e do desenvolvimento tecnológico até chegar aos níveis de eficácia e precisão atuais. A prática é um diferencial hoje em dia.

A capacidade preditiva de oferecer dicas de compras e upsells para os clientes de forma coordenada e precisa é efetuada a partir de um processo tecnológico de análise de dados e respostas inteligentes realizadas por um computador.

Um bom sistema de recomendação atua para o bom funcionamento tanto do atendimento personalizado quanto à antecipação de demandas. No processo, só quem ganha são os indicadores de conversão e customer success da sua empresa.

Upsell inteligente: como aplicar no meu negócio?

Agora que você aprendeu como fazer upsell de forma inteligente, resta encontrar uma ferramenta adequada de análise de dados para implementar no seu negócio.

Hoje existem plataformas sofisticadas para a geração de insights que orientem as ações dos gestores para atendimentos personalizados em prol da experiência otimizada dos clientes.

E que, claro, a plataforma deve oferecer soluções inteligentes para que suas áreas de Marketing e Vendas tenham as melhores instruções possíveis para um upsell e cross-sell de qualidade.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenham tirado todas suas dúvidas sobre como fazer upsell inteligente para aumentar as vendas. Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Oncase. Somos uma plataforma que oferece tecnologia de inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer insights que diminuam o churn.

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