Como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago? [Passo a passo]

Finanças 10 de Ago de 2021

O Pix é um tipo de recebimento instantâneo de pagamentos que pode ser usado por pessoas físicas e empresas, incluindo os e-commerces. Neste post, vamos explicar como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago.

Todas as instituições atualizaram seus aplicativos em novembro de 2020, quando o Banco Central lançou oficialmente o Pix.

O Mercado Pago também trouxe essa novidade para os usuários tanto das contas de pessoas jurídicas quanto físicas.

Então, se você já viu essa opção no app, mas quer saber passo a passo como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago, este post é para você.

Continue lendo e aprenda como usar esse serviço.

O que é Pix do Mercado Pago?

O Pix do Mercado Pago é o sistema de pagamento e recebimento instantâneo, lançado pelo Banco Central para todas as instituições financeiras do país.

Com este serviço, por meio de uma Chave Pix — que pode ser o número de celular, e-mail, CPF/CNPJ, QR code ou chave aleatória — os usuários podem fazer pagamentos e receber transferências de outras pessoas que têm contas bancárias em instituições diferentes.

A vantagem dessa operação é que ela não é taxada, diferente do DOC e TED, que eram as opções até então usadas para transferir dinheiro entre contas.

Outro benefício é que o pagamento cai na hora, como acontece em uma transferência entre contas do mesmo banco, por exemplo.

Como existem várias instituições bancárias, independentemente de usar o Pix do Mercado Pago ou de outro banco, a movimentação de dinheiro agora é muito mais fácil.

Especialmente agora na pandemia, pagar serviços via Pix é uma forma de evitar o contato direto com as pessoas fora de casa.

Mas o Pix do Mercado Pago também pode ser usado dentro dos e-commerces que usam o Mercado Pago como opção de checkout ou por quem vende pelo Mercado Livre.

Leia também: PIX para empresas: o que é, como funciona e quais as taxas?

Como funciona o Pix?

Antes de fazer uma transferência pelo Pix Mercado Pago, é importante que você saiba como ele funciona para que também possa receber por essa via de pagamento.

As etapas de cadastro são bastante simples:

Clique no menu Pix dentro do app do Mercado Pago

Provavelmente, o seu aplicativo do Mercado Pago já atualizou essa função e tem a opção Pix no menu. Clique nela para começar a operação.

Cadastre uma Chave Pix

Para fazer transferência pelo Pix Mercado Pago é necessário cadastrar uma Chave Pix.

Cada conta bancária que você tiver tem sua própria chave. Então, caso você cadastre o CNPJ da sua empresa, por exemplo, no Mercado Pago, em outro banco você vai precisar escolher outra, pois o sistema não permite a mesma chave em duas instituições.

Dessa forma, você pode escolher entre:

  • número de celular;
  • e-mail;
  • CPF/CNPJ;
  • QR code;
  • chave aleatória.

Escolhida e cadastrada, você pode passar sua Chave Pix para outras pessoas para receber pagamentos.

DICA: caso você não queira expor um dado da sua empresa ou pessoal como CPF ou CNPJ, pode cadastrar, por exemplo, um e-mail, escolher a opção de chave aleatória ou QR Code, que são formas neutras de receber pagamentos rápido e com segurança.

Como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago?

Acima, você aprendeu a ativar o Pix na sua conta do Mercado Pago.

Agora, vamos mostrar como fazer uma transferência pelo Pix Mercado Pago passo a passo para outra conta, seja sua ou de outra pessoa.

1. Clique na opção ‘Transferir dinheiro’ no app do Mercado Pago;

2. Escolha a opção ‘via Pix’;

3. Insira a Chave Pix do destinatário da transferência;

4. Especifique o valor da transferência no campo correspondente;

5. Insira uma descrição para lembrar o que você pagou;

6. Avance e finalize a transferência pelo Pix Mercado Pago inserindo sua senha.

Sempre que você fizer uma transferência pelo Pix Mercado Pago para alguém, os dados da pessoa ou empresa ficam salvos automaticamente.

Assim, se fizer uma nova transferência no futuro, não vai precisar inserir os dados novamente. Prático, né?

O Pix facilita a prestação de serviços e te libera das taxas altas cobradas pelos bancos para fazer TED e DOC.

Quer saber mais sobre esse tipo de transação, confira no vídeo abaixo dicas extra da Nati Finanças sobre como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago.

Saiba também: Como usar o Pix no Mercado Livre? Passo a passo para vender mais.

Vantagens de usar o Pix Mercado Pago

Viu como é simples aprender como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago? Se você está um pouco inseguro, confira as principais vantagens desse tipo de transação.

Rapidez para pagar e receber

Quando você escolhe fazer transferência pelo Pix Mercado Pago, consegue pagar com muito mais rapidez suas contas, pois o dinheiro cai na hora na conta do destinatário.

Isso evita que você tenha que ficar horas na fila de uma lotérica ou do banco para fazer uma operação tão simples como essa.

Despacho que pedidos mais ágil

Se você usa Pix no e-commerce, por exemplo, o pagamento dos clientes chega mais rápido e, consequentemente, você pode despachar os produtos para entrega com mais agilidade.

Isso beneficia o cliente que recebe sua compra mais rápido e você, como vendedor, que confirma na hora o pagamento, sem riscos de calote.

Economia de taxas

Em alguns bancos, a taxa cobrada por um TED chega a quase R$ 10. Usando o Pix Mercado Pago, as transações, mesmo entre contas de bancos diferentes, são gratuitas.

Esse foi um dos grandes destaques para esse serviço quando foi lançado e beneficiou bastante os clientes.

Funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana

Ainda na comparação com o TED/DOC, uma transação via Pix pode ser feita em qualquer hora do dia e durante toda semana, inclusive, sábados, domingos e feriados.

Os serviços antigos, funcionam até as 17h e depois desse horário, o pagamento só cai na conta no dia seguinte. Então, usar o Pix é mais vantajoso.

Gostou de aprender como fazer transferência pelo Pix Mercado Pago?

Leve essa inovação para sua empresa e facilite tanto as tarefas de gestão quanto o pagamento dos seus clientes.

Quer fazer outras melhorias no seu negócio e precisa de um suporte de capital?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.