Como fazer uma loja virtual vender mais: 7 dicas para colocar em prática HOJE!

E-commerce 28 de Jan de 2019

Começar um negócio na internet é fácil. Mas aprender as melhores táticas de como fazer uma loja virtual vender mais nem tanto.

Ter um e-commerce exige uma estratégia bem definida e controle total sobre as experiências de seus clientes.

Quer esteja reorganizando a colocação de produtos ou a destacando uma venda na loja, os vendedores online podem utilizar seu site para estabelecer uma ligação direta com os respetivos clientes e incentivar as compras.

Mas com tanta liberdade, os donos de lojas virtuais podem não saber por onde começar a curadoria de sua loja.

Para começar a atrair compradores e manter clientes fiéis, aqui estão as nossas X dicas de como fazer uma loja virtual vender mais.

Essas estratégias abrangem como os clientes experimentam cada elemento de sua loja online para explicar como cada aspecto deve ser elaborado para atraí-los e impulsionar as vendas.

Ao seguir essas estratégias, os vendedores podem segmentar os interesses dos clientes por meio de sua loja virtual, para que seus negócios se destaquem entre os concorrentes.

Como fazer uma loja virtual vender mais: 7 estratégias

1. Ofereça excelente suporte online

O primeiro ponto fundamental de como fazer uma loja virtual vender mais é que os clientes precisam saber que terão suporte depois de fazer uma compra, se necessário.

Garantir solução de problemas após a venda e a consultoria antes da compra pode converter potenciais compradores em clientes fiéis e recorrentes.

O tipo mais abrangente e útil de suporte é um recurso de chat ao vivo que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Essa ferramenta pode aumentar sua conversão em todo o site em 10% ou mais. Se você não tiver recursos para oferecer suporte 24 horas por dia, ainda deverá fornecer algum tipo de serviço para ajudar as pessoas durante o horário comercial.

Aqui estão algumas dicas úteis para oferecer um excelente suporte online e fazer uma loja virtual vender mais:

  • Ofereça suporte em todos os estágios da experiência de compra para incentivar novos clientes a fazerem sua primeira compra e retornarem no futuro.
  • Disponibilize seus recursos de suporte ao cliente, seja uma linha telefônica ou uma caixa de bate-papo, visíveis na página inicial para que os compradores estejam cientes desses serviços.

Seja um gestor melhor para sua loja virtual com as dicas deste artigo: Como gerenciar um e-commerce: 5 pontos estratégicos do setor.

2. Anuncie nas mídias sociais

A publicidade em canais de mídia social é uma maneira poderosa de como fazer uma loja virtual vender mais e se conectar com muitos clientes em potencial de maneiras criativas e divertidas.

A publicidade em mídias sociais pode ser qualquer coisa, desde uma postagem patrocinada no feed do Facebook, um vídeo criativo no Stories do Instagram, ações com influenciadores digitais, dentre outros.

Use ferramentas, como o Google Analytics, para rastrear quais canais seus clientes-alvo estão usando mais e concentre seus esforços de marketing digital nessas plataformas.

Se você ficar confuso com o terreno relativamente novo das mídias sociais, confira esses guias de como anunciar no Facebook Ads e como funcionam os anúncios patrocinados no Instagram para começar.

Aqui estão algumas dicas úteis de como fazer uma loja virtual vender mais usando a publicidade nas mídias sociais:

  • O marketing de mídia social permite muita criatividade, por isso, tente implementar a personalidade de seus principais compradores em seus anúncios.
  • Use a análise de mídia social para acompanhar o sucesso dos seus anúncios e formular estratégias sobre como você pode melhorar as promoções futuras.

3. Crie um Blog útil e otimizado por SEO

A criação de um blog é uma oportunidade para gerar mais tráfego para sua loja virtual.

Mensagens que contenham palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado e que contêm informações úteis para os consumidores provavelmente terão uma alta classificação nos resultados dos mecanismos de busca.

As postagens de blogs que classificam bem e incentivam as pessoas a visitar seu site são um ponto de partida de como fazer uma loja virtual vender mais. As pessoas visitarão suas páginas de produtos e podem fechar boas compras.

Um blog também é um meio para se conectar com o público em um nível profundo. Ver como os clientes respondem ao conteúdo que você produz pode informar suas estratégias para atender às necessidades e desejos dos compradores.

As postagens de blog criam a confiança do comprador quando fornecem algum tipo de valor ao leitor, como oferecer consultoria especializada sobre o uso do produto ou um tópico relacionado ao setor.

Aqui estão algumas dicas úteis para criar um blog para sua loja virtual:

  • Use ferramentas de SEO para medir o volume de pesquisa mensal e a concorrência por palavras-chave. Termos com altos volumes de pesquisas mensais e altas classificações serão mais difíceis de classificar.
  • Use as métricas Google Analytics para rastrear as visualizações de páginas de suas postagens no blog. Considere as postagens anteriores que receberam altos números de visualizações ao planejar conteúdo futuro.

4. Construa confiança do cliente com análises de produtos

As avaliações e classificações de seus produtos aumentam imensamente sua confiabilidade.

Os compradores online não podem encontrar os vendedores pessoalmente, por isso, eles confiam nos comentários de outros compradores para avaliar os comerciantes.

As classificações nas páginas dos produtos economizam tempo dos clientes ao mostrar rapidamente o que os outros clientes pensam sobre o produto.

As análises de produtos são mais convincentes quando são abundantes. Para incentivar mais comentários, não hesite em pedir que seus clientes deixem um comentário depois de fazer uma compra.

Os clientes que estão satisfeitos com seu produto muitas vezes não consideram deixar um comentário porque tudo já está bem. Dê-lhes um empurrãozinho e eles provavelmente ficarão felizes em compartilhar sua experiência positiva com os outros.

Veja algumas dicas estratégicas de como fazer uma loja virtual vender mais com o auxílio das avaliações de produtos:

  • Indique a classificação média e o número de resenhas na parte superior de cada página do produto e na parte inferior, onde você exibe o conteúdo das avaliações para aumentar a visibilidade do feedback.
  • Incentive os clientes a deixarem um comentário oferecendo um pequeno desconto depois de fazer uma compra, se eles fizeram avaliações sobre o produto e sua experiência de compra.

5. Garanta que sua loja seja responsiva

O estudo Global Consumer Insights 2018 mostrou que 41% dos consumidores fazem compras por meio do smartphone e 30% via tablet — há cinco anos eram 15% e 20%, respectivamente.

Esse número está apenas aumentando – o Business Insider prevê que, até 2020, as compras de celulares representarão 45% de todas as compras de comércio eletrônico.

Com o crescente uso dos smartphones para fazer compras online, os vendedores precisam garantir que o design de seu site seja compatível com dispositivos móveis para garantir que os compradores possam fazer compras, independentemente do dispositivo que estiverem usando.

Os vendedores especializados em tecnologia podem verificar os requisitos do sistema operacional, como as diretrizes do iOS e Android, para garantir que o site seja responsivo.

Os comerciantes também podem usar modelos de design de loja online ou os sites que são marketplaces que já estão configurados para serem responsivos para tornar seu site compatível com dispositivos móveis.

Veja algumas dicas úteis para garantir que seu site seja responsivo para dispositivos móveis:

  • Opte por projetos verticais ao invés de designs horizontais para facilitar a rolagem e visualizar seu conteúdo nas telas do telefone.
  • Teste a capacidade de resposta móvel da sua loja, carregando-a em um telefone e navegando para verificar se há erros.

Complete sua estratégias de vendas com o artigo ‘9 dicas para divulgar um produto na internet com sucesso’.

6. Rastreie o Analytics e repita

Proprietários de lojas virtual não podem melhorar suas estratégias de crescimento sem monitorar seu progresso.

A melhor maneira de acompanhar sua atividade de vendas e o comportamento dos clientes é usar uma ferramenta como o Google Analytics.

Esse programa fornece aos vendedores métricas claras sobre sua loja, como:

  • a porcentagem de vendas de produtos;
  • o número de visitas à página do site;
  • o número de carrinhos de compras abandonados, dentre outras.

Você pode configurar facilmente o Google Analytics para sua loja online seguindo estas instruções.

Acompanhe continuamente suas métricas de vendas com o Google Analytics para que você possa formar insights de longo prazo sobre como fazer uma loja virtual vender mais e como envolver os clientes de maneira mais eficiente e incentivar mais compras.

Veja algumas dicas úteis para acompanhar e repetir as atividades do vendedor com o Google Analytics:

  • Ao configurar o Google Analytics com sua loja, ative o recurso “Acompanhamento de e-commerce avançado” para uma ampla variedade de informações sobre sua atividade de vendedor.
  • Crie segmentos no Google Analytics para formar informações baseadas em dados de seus principais grupos de compradores. Instruções para configurar os segmentos estão aqui.

7. Oferecer frete grátis

Graças ao Amazon Prime, o frete grátis é agora uma expectativa dos compradores online.

O custo adicional do envio padrão pode barrar os compradores de concluir a compra em um determinado momento.

Os vendedores que podem oferecer frete grátis devem fornecer o serviço se não tiverem incentivado as compras.

Embora o custo inicial de oferecer frete grátis possa prejudicar a princípio, muitos comerciantes vêem um retorno maior com o aumento de compras depois de oferecer a política.

Para garantir que os clientes estejam percebendo sua generosa política, destaque em sua loja online que você oferece frete grátis na sua página principal.

Aqui estão algumas táticas de como fazer uma loja virtual vender mais e atrair compradores com uma política de envio:

  • Ofereça frete grátis para reduzir o custo total do seu item para os compradores e incentivar a compra.
  • Destaque em toda a sua loja online que você oferece frete grátis para que os compradores se sintam motivados a continuar comprando.
  • Planeje bem os período em que o frete grátis irá entrar, casa ele não seja uma vantagem permanente;
  • Estabeleça um limite mínimo para o valor de compra para que o cliente tenha o benefício do frete grátis. Uma forma de aumentar o ticket médio das vendas e dos vendedores não absorverem todo custo.

Vende no Mercado Livre? Saiba como funciona o frete grátis no Mercado Livre e as regras para oferecê-lo neste artigo do blog.

Organize sua loja para mais conversões

As lojas virtuais dão aos comerciantes autonomia total sobre as experiências dos clientes.

Em vez de seguir as políticas de um mercado, um vendedor pode configurar sua própria loja online com seus termos para moldar as interações dos produtos com seus compradores.

Mesmo se você utilizar a estrutura de um marketplace, pode criar suas próprias táticas de como fazer uma loja virtual vender mais, utilizando o que você tem como regra a seu favor.

Seguindo as estratégias descritas neste guia, os vendedores podem se tornar mais conscientes de como os clientes percebem cada elemento da loja e aplicar esse conhecimento para as vendas.

Fazer uma boa curadoria para alinhar-se com os desejos e motivações dos principais compradores dá aos vendedores uma vantagem sobre os concorrentes menos conscientes.

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