Como fazer chatbot 2.0, funcionalidades e por que ter o seu?

Tecnologia 9 de Abr de 2021

Uma das principais demandas de clientes em relação ao atendimento é ter acesso ao atendimento 24 horas. Para isso, um dos recursos que estão se destacando é o chatbot. Mas, como fazer chatbot 2.0?

Para 61% dos consumidores ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. Logo, o atendimento tem se tornado, a cada dia, um ponto mais estratégico das organizações.

Criar múltiplos canais que possibilite a interação com os consumidores, facilita a comunicação, gera melhor experiência e, como resultado, pode trazer mais retorno financeiro e fidelizar clientes. E o chatbot pode te ajudar nesse caminho.

O que é chatbot?

Antes de entendermos como fazer chatbot e usá-lo em sua estratégia, é importante entender o que é chatbot.

Os chatbots são softwares de comunicação que funcionam integrados a um outro aplicativo de mensagem, a partir do qual podem se relacionar com os usuários.

Existem chatbots para WhatsApp e para Facebook Messenger, chatbot para apps de chat do blog e muitos outros canais.

O conceito de chatbot é a união dos termos chat e bot, no qual bot é robô e chat conversa.

Logo, o chatbot é uma tecnologia que permite a conversa da empresa com outros usuários, a partir do intermédio de um tipo de robô.

Esse robô é capaz de responder aos usuários automaticamente, sem a ajuda ou intermédio de um atendente humano. Entretanto, em casos de questões mais complexas, o bot é capaz de transferir a “chamada” para esses profissionais.

Esse robô pode se comunicar a partir de respostas pré-programadas, definições e programações (geralmente, lidando com demandas mais simples de clientes e usuários) ou a partir de um chatbot com inteligência artificial. Nesse segundo caso, o sistema dotado de chatbot é capaz de resolver questões mais complexas, sem a ajuda de um atendente humano.

Como fazer chatbot para e-commerce?

Os chatbots são excelentes opções para oferecer apoio ao atendimento ao cliente dentro do e-commerce.

As lojas virtuais estão disponíveis 24 horas por dia para seus consumidores, entretanto, nem todo esse tempo é possível oferecer atendimento para os clientes e usuários que podem ter alguma dúvida sobre a compra de um produtos, prazo de entrega ou outras questões.

Os chatbots para e-commerce surgem como uma opção para oferecer atendimento de qualidade e com bom custo-benefício.

Ao sanar as dúvidas dos clientes em tempo real, eles ampliam a qualidade da experiência do cliente, oferecendo suporte e contribuindo para o avanço do visitante no funil de vendas.

Além de suporte, um chat online para ecommerce com bot integrado também contribui para  vendas ao ser usado para recomendar produtos e apresentar ofertas de promoções e preços especiais, por exemplo.

De maneira geral, aprender como fazer chatbot pode contribuir muito para a melhoria do processo de vendas e atendimento dentro das lojas virtuais, sendo uma opção inteligente para melhorar a experiência e a segurança dos clientes nesses canais.

Em suma, entre os benefícios do chatbot estão:

  • atendimento 24h por dia, 7 dias por semana,
  • automação de processos,
  • diminuição do tempo de espera para atendimento,
  • possibilidade de inserção em múltiplos canais de atendimento,
  • melhoria na experiência do cliente,
  • contribuição para o aumento das taxas de conversão e mais.

Para fazer um chatbot dentro do e-commerce sua empresa deve seguir alguns passos. Confira, a seguir!

1. Escolha a tecnologia

Para fazer um chatbot 2.0 é fundamental a contratação de uma tecnologia que ofereça esse tipo de serviço.

Algumas plataformas de e-commerce apresentam aplicativos que permitem a interação de um bot em seu chat.

Faça uma pesquisa e encontre a melhor ferramenta de chatbot para e-commerce.

Atenção para as funcionalidades oferecidas e para a garantia de segurança que a ferramenta apresenta, afinal, esse tipo de conversa não pode correr o risco de “vazamento”.

2. Priorize a qualidade da experiência do usuário

Nada pior do que tentar interagir com uma empresa e não ser compreendido pelo bot que está atendendo.

Pessoas gostam de interagir com pessoas, por isso é fundamental garantir a qualidade da interação entre o bot e o usuário.

Para isso, as opções com inteligência artificial são as mais completas e eficientes, mas também existem outros bots que apresentam boa funcionalidade, mesmo sem a IA.

Uma das opções para garantir uma boa experiência de conversa é treinar o bot ou mesmo fazer testes com clientes antigos ou pessoas próximas, para verificar o funcionamento do sistema.

Ofereça também a opção do visitante ser transferido para um atendente humano, caso o bot não esteja compreendendo as necessidades do usuário.

A tecnologia dos bots está evoluindo e cada vez mais contribui para uma comunicação eficiente entre as partes, tornando- se parte importante das ações de como conseguir clientes na internet.

3. Entenda quem é sua buyer persona

A buyer persona é um perfil de público muito bem definido, com características muito claras, que permitem à empresa identificar pontos importantes para o relacionamento, desde a linguagem a ser usada, até as principais dúvidas e necessidades que podem surgir por parte do cliente.

Como essas informações, além de preparar o chatbot para a comunicação, sua equipe também consegue criar conteúdos que podem ser compartilhados por meio do bot com o cliente, por meio de uma atividade ativa do chatbot.

Lembre-se que o chatbot no e-commerce não funciona apenas para receber mensagens de seus potenciais clientes, mas também como meio de se comunicar com eles, compartilhando ofertas, promoções e conteúdos relevantes.

Para aprender como criar sua persona e otimizar suas suas ferramentas de chat, confira as dicas do vídeo abaixo.

Ao aprender como fazer chatbot você deve ter em mente que está lidando com canais de comunicação poderosos entre empresas online e seus potenciais clientes, por isso, eles  também devem ser vistos como ferramentas de vendas online.

Por isso, o potencial de ampliar seu faturamento é grande e sua empresa precisa estar preparada, com estoque suficiente e uma logística preparada. Isso sem contar no capital de giro que vai ajudar sua empresa a rodar uma operação mais eficiente.

Se o investimento é um problema porque você não tem capital de giro suficiente, indicamos que conheça a Gyra+.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas com juros mais baixos do que as opções tradicionais. Acesse o site da GYRA+, faça uma simulação e converse com nossa equipe que vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

No vídeo abaixo você descobre como essa plataforma de empréstimos online funciona. Confira!

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, ContaAzul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.