Como fazer um bom anúncio no Mercado Livre: dicas e técnicas

Mercado Livre 27 de Ago de 2019

Você sabia que o Mercado Livre registra 6 mil buscas e 9 vendas por segundo? São milhares de vendedores fazendo mais de 60 milhões de ofertas, de acordo com dados divulgados pela própria plataforma.

Como você pode imaginar, destacar-se nesse mar de informações não é fácil. Mas há uma série de boas práticas que você pode seguir para fazer um bom anúncio. Neste post, trazemos 5 dessas ideias de como fazer um bom anúncio no Mercado Livre.

São cuidados simples e, o melhor, gratuitos, que vão fazer seus anúncios atraírem mais visitas e, é claro, vendas. Confira!

5 dicas sobre como fazer um bom anúncio no Mercado Livre

1. Faça bons títulos

O título é um elemento fundamental para que o seu produto seja encontrado não só dentro do site, como também pelos mecanismos de busca. Por isso, para que o termo pesquisado pelo consumidor leve até o seu anúncio, o melhor é escrever um título claro e informativo.

Ele deve incluir o nome do produto, a marca e o modelo, assim como algumas especificações técnicas. Deixe fora do título os sinais de pontuação, símbolos e outros caracteres. Por exemplo: Macbook Pro 13 Touch Bar I5 2.3 8gb 256gb 2018 + Nota fiscal.

Outra dica para criar bons títulos é escolhendo boas palavras-chave. Acessando o menu Tendências no Mercado Livre você consegue selecionar seu mercado, navegar por produtos e categorias e acessar os 40 termos mais populares dentre os usuários de determinado segmento. Dessa forma você entende como seu produto é pesquisado e pode usar esses termos em seus títulos.

Depois de escrever, revise tudo para garantir que não há erros ortográficos!

2. Preencha a ficha técnica e a descrição

Ao criar um anúncio também é possível preencher uma ficha técnica com uma série de especificações sobre o seu produto. Preenchê-las de forma correta e completa vai ajudar o comprador a decidir pelo seu produto e também poupar o tempo que você gastaria respondendo dúvidas. Também permitirá que seus anúncios sejam encontrados com os filtros de busca.

Se você está vendendo um computador, por exemplo, inclua as dimensões, o peso, a capacidade de memória, o modelo. Isso pode ser feito na hora de criar o anúncio ou mais tarde, editando-o. O Mercado Livre, aliás, permite modificar várias fichas técnicas de uma só vez.

Veja os itens que o site recomenda que sejam preenchidos na ficha técnica:

  • Especificações técnicas: são aquelas que identificam o que você está vendendo, como marca e modelo.
  • Código do produto: o código do produto é como se fosse o CPF de cada produto. Costuma estar localizado abaixo do código de barras.
  • Descrição: se alguma informação não coube nas opções da ficha técnica, você pode adicioná-las na descrição dos produtos. Organize as informações no formato de lista para facilitar a leitura. Aqui, você pode incluir outras informações que podem ser de interesse de quem compra, como o seu propósito ou um pouco da sua história.

Após terminar, vale a mesma dica do item anterior: revise tudo!

3. Capriche nas fotos

Junto com o título, a foto é o item que vai fazer com que seu produto seja clicado pelo usuário. Por isso, para conseguir uma boa colocação nos resultados do Mercado Livre, invista um tempo tirando boas fotos.

Confira algumas dicas:

  • Prefira fundos brancos: tire fotos dos seus produtos sobre um fundo claro, com o mínimo de detalhes. Assim, só o que interessa — o produto — saltará aos olhos.
  • Evite enfeites: adereços como bordas e molduras podem distrair a atenção do usuário. O mesmo vale para outros detalhes, como logos, marcas d’água e balões de promoção.
  • Atenção à resolução: o Mercado Livre recomenda fotos em boa resolução, com cerca de 1200 x 900 pixels, o que permite que o consumidor dê zoom. Mas, caso não seja possível, procure manter uma resolução mínima de 500 x 500 pixels. 
  • Mostre o produto completo: evite fotos que cortem parte do produto e procure mostrá-lo de vários ângulos.
  • Um produto por vez: lembre-se de mostrar somente um produto por foto. Se estiver vendendo vários produtos, o melhor é criar variações, sobre o que falaremos no próximo tópico.

Veja, abaixo, no vídeo do canal Fantástica Fábrica Criativa, algumas dicas para tirar fotos de produtos que vão parecer feitas por um profissional!

4. Crie variações do seu anúncio

Quem vende, por exemplo, um mesmo modelo de tênis, porém com diversas cores diferentes, pode aproveitar a funcionalidade de variação de anúncios. Se os produtos têm o mesmo preço, use a variação para economizar tempo e permitir que o comprador confira as opções disponíveis em um só anúncio.

A variação pode ser criada ao anunciar, indicando cores, tamanhos e quantidades de cada produto, ou depois de publicado o anúncio. Só não é possível fazer isso usando o editor em massa ou o celular.

5. Persiga os indicadores de qualidade do Mercado Livre

O Mercado Livre criou uma ferramenta para ajudar você a otimizar seus anúncios. Em cada anúncio, a plataforma sugere objetivos, como preencher a ficha técnica completa, oferecer frete grátis etc. 

Ao fazer o que o site sugere, os anúncios se tornam mais atrativos e completos para o consumidor. Os objetivos de qualidade estão localizados nos detalhes de cada anúncio. Todos os anúncios possuem o nível, exceto aqueles de veículos, imóveis e serviços. 

Cumprindo todas as sugestões, você poderá chegar ao nível de qualidade profissional. Essa classificação não é visível para os usuários, mas pode afetar o seu ranqueamento na busca do Mercado Livre. Para saber quais causam indicadores podem impactar a maneira como você aparece nos resultados, vá até o aplicativo e toque na coluna da direita do detalhe do anúncio.

Gostou das dicas? Se você quer ir além e ter ainda mais chances de ficar na primeira página do Mercado Livre, dê os próximos passos com as dicas do post 8 dicas de como aumentar visualizações no Mercado Livre e vender mais.

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Erico Cheung

Diretor de Marketing da GYRA+, é responsável pelas estratégias de construção de marca, aquisição e conversão de clientes, conteúdo, CRM e analytics.