Como faço para comprovar renda sendo autônomo: o que fazer quando minha renda mensal precisar ser atestada?

Out 30, 2020

Se você é autônomo já deve ter se perguntado sobre como faço para comprovar renda sendo autônomo?

Essa é uma questão muito comum para quem trabalha por conta própria. Mas, fique tranquilo que existem opções a seguir.

Porque preciso comprovar renda no geral?

Sempre que você precisa realizar um empréstimo, alugar um imóvel e até mesmo solicitar um cartão de crédito, será solicitado que você apresente um comprovante de renda como autônomo.

Isso acontece porque as instituições financeiras querem algumas garantias de que você será capaz de arcar com o pagamento das prestações do que você está solicitando. No geral eles vão querer que o valor não ultrapasse 30% da sua renda mensal.

Isso porque ao comprometer uma fatia muito grande do seu orçamento o banco entende, isso baseado em estatísticas, que as chances de que haja inadimplência seja grande.

Quando se tem pagamento em folha basta trazer os últimos 3 contracheques e tudo está comprovado, mas quando não se tem um contracheque logo vem a dúvida: como faço para comprovar renda sendo autônomo?

Isso porque o autônomo não tem um patrão e possui sua renda vinculada aos serviços que consegue fazer de acordo com a demanda. Entretanto, mesmo essa demanda sendo variável ou sazonal, é possível gerar um comprovante de renda como autônomo ou MEI.

Como faço para comprovar renda sendo autônomo?

Não precisa se desesperar, os bancos e instituições bancárias querem você como cliente mesmo sendo autônomo e existem algumas formas para comprovar o quanto você recebe por mês, como profissional liberal.

1. Extrato Bancário

Uma das formas de solucionar a questão de como faço para comprovar renda sendo autônomo é utilizando o extrato bancário da sua conta corrente, para isso é importante que você foque todos os recebimentos dos seus clientes na mesma conta.

Através da média da sua movimentação bancária, geralmente utilizado um recorte dos últimos 6 meses, será possível calcular a sua renda mensal e comprová-la para a instituição financeira ou bancária.

Sempre lembre de utilizar o extrato solicitado pela internet banking ou diretamente com seu gerente.

Os extratos gerados através dos caixas eletrônicos costumam não ter validade, por isso, fique atento a especificação de cada banco nessa hora.

2. Declaração de Imposto de Renda

Outra forma possível de se comprovar a renda é através da declaração de imposto de renda.

O IR nada mais é do que um espelho da sua situação financeira de um ano antes e serve para se ter uma ideia dos seus ganhos.

Mesmo que você seja isento é interessante fazer sua declaração até para controle próprio, mas também nos casos de comprovação anual.

Para empréstimos, o imposto de renda pode não ser o suficiente por se tratar de uma comprovação desatualizada dependendo de quando você solicita, por isso, será necessário uma comprovação mais recente.

3. Contratos e Recibos

Outra forma de responder a pergunta de: como faço para comprovar renda sendo autônomo é manter o controle dos seus ganhos através de recibos e contratos para formalizar negócios, até mesmo através da emissão de nota fiscal.

Mesmo sendo autônomo é importante se resguardar e dar segurança aos seus clientes e por isso, contrato, notas fiscais, recibos assinados e formalizados são muito úteis para isso, além de te ajudarem na hora de comprovar seus ganhos.

Procure os tipos de contratos e recibos aceitos para o seu tipo de negócio e comece hoje mesmo a fazer este controle no seu dia-a-dia.

Leia também: Como organizar financeiramente uma empresa para maximizar a sua lucratividade?

Como facilitar o comprovante de renda como autônomo ou MEI?

Para que você nunca mais tenha essa dúvida de como faço para comprovar renda sendo autônomo existem algumas medidas simples de se aplicar.

Tenha uma Conta Corrente

Parece básico, mas uma conta corrente é fundamental principalmente no caso de autônomos. Caso você ainda não tenha a sua, consulte as opções disponíveis de bancos que ajudam pequenas empresas, e abra a sua conta.

O extrato da conta como já dissemos será uma das formas de comprovar renda, por isso, contas de outro tipo como poupança possuem recursos limitados e não servem neste caso.

Cadastro positivo

Outra medida que pode ser um facilitador para comprovar a renda é o cadastro positivo, ele é um serviço disponibilizado pelo Serasa e funciona como uma ficha de finanças, inclui todas as movimentações financeiras feitas pelo seu CPF.

Nele constam todas as contas pagas, compras efetuadas por cartão de crédito, empréstimos contratados, financiamentos e etc.

É uma forma de monitorar o dia-a-dia de pagamentos daquele CPF e aqueles que se mantêm em dia com seus compromissos e se mantêm positivos, se beneficiam muito!

Anexe seu extrato bancário para estipular o valor da sua renda mensal e anexe seu cadastro positivo junto e suas chances junto aos bancos só aumentam, afinal quem não quer um cliente que paga em dia?

Restrições no CPF

Agora de nada adiantará isso tudo se você não mantiver seu CPF sempre limpo.

Procure não atrasar pagamento e caso isso aconteça procure as instituições o mais rápido possível para renegociar os débitos.

Sempre busque retirar quaisquer restrições ao seu CPF antes de solicitar um empréstimo ou linha de crédito. Nome sujo na praça sempre será seu inimigo, ainda mais quando sua renda possui oscilações.

Leia também: Como manter o meu score para empréstimo alto?

E aí consegui saber como faço para comprovar renda sendo autônomo? Sabemos que trabalhar na informalidade é uma tarefa difícil, poucas garantias e muito trabalho, por isso a Gyra+ possui ótimos planos para dar aquela guinada no seu projeto.

Na GYRA+ você consegue o aporte financeiro necessário para alavancar seu negócio como autônomo ou MEI. Você faz a solicitação e recebe capital de giro em até 24 horas, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado.

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.