Como embalar um produto do Mercado Livre: 5 dicas para impressionar seus clientes

Marketplace Set 20, 2019

O segredo para ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre não acaba no momento em que a venda é concluída no site. Como é seu processo de envio? Você tem um padrão de embalagem? Aprender como embalar seu produto do Mercado Livre é essencial fidelizar seus clientes.

A experiência de compra tem seu auge quando o cliente recebe o produto em casa. Abrir uma embalagem bem feita com o produto perfeitinho dentro e sem nenhum dano é como segurar um troféu.

Como vendedor, você deve estar atento a esse detalhe. E para te ajudar, preparamos dicas simples para você aprender como embalar seu produto do Mercado Livre e garantir a satisfação dos seus clientes.

Como embalar um produto do Mercado Livre: 5 dicas

1. Saiba o que você está enviando

É importante saber como embalar adequadamente um pacote, principalmente, quando você está enviando itens para seus clientes.

Se você vende uma categoria de produtos ou mais, é importante ir até uma agência dos Correios para se informar sobre os custos de envio e como os produtos devem ser embalados.

Algumas coisas custam menos do que outras. Claramente, enviar uma caixa de ferramentas será mais caro do que enviar um par de tênis, por exemplo. 

Mas também existem maneiras inteligentes de enviar que podem ajudar você a economizar. Por isso, é importante se informar sobre opções seguras e econômicas disponíveis. 

Existem vários tipo de de embalagem de acordo com o tamanho do seu produto e os Correios fornecem caixas nas dimensões adequadas para cada um. 

Você pode saber mais sobre os padrões no guia de Embalagens Recomendadas pelos Correios disponível online neste link.

Está começando sua loja virtual? Confira nossas dicas para iniciantes no Mercado Livre se tornarem Platinum.

2. Use a caixa certa

Se a caixa for muito maior do que você precisa, provavelmente você vai pagar muito mais para enviá-la e vai gastar uma tonelada de material de extra para preencher o espaço que sobrar. Já uma caixa pequena demais não vai proteger adequadamente seu produto.

Encontre a caixa “ideal” para embalar seu produto do Mercado Livre, otimizando o uso de materiais de embalagem e reduzindo os custos gerais de envio.

Para descobrir quais materiais você deve usar, leve em consideração os seguintes fatores ao escolher como embalar seu produto:

  • O peso do seu produto – Quanto mais pesado o produto, mais forte será o material da embalagem. Você pode verificar a força da caixa que vai usar por meio da recomendação do fabricante. Itens mais pesados podem precisar de caixas de papelão de camada dupla ou tripla. Itens mais leves podem ser embalados em uma caixa mais simples.
  • Tamanho e forma do seu produto – Se você estiver usando uma caixa, é necessário haver espaço suficiente de folga para o material. O item que está sendo embalado não deve tocar nas laterais da caixa.
  • Valor do seu produto e sua fragilidade – Mercadorias frágeis e/ou de alto valor precisam de proteção e amortecimento adicionais. Coloque uma etiqueta frágil na caixa como precaução. 

Se você estiver enviando um item que não tem um formato fixo e também não é frágil, como uma camiseta, pode embalá-lo em um saco plástico específico envolto em um papel de seda ou plástico extra. 

Para itens maiores que precisem de mais amortecimento e precisam ser embalados em caixas, como cosméticos em recipientes frágeis, considere os critérios acima da escolher a caixa adequada e o material de preenchimento.

dicas-embalar-produtos-mercado-livre

3. Não coloque muitos itens em uma caixa só

Itens em excesso podem significar que você precisa usar uma caixa maior do que o necessário, o que aumenta a quantidade e o custo do material de embalagem, bem como o preço de todo o pacote. 

Obviamente, é importante garantir que você proteja o item que está enviando com papel de embalagem como o plástico bolha. Mas não há necessidade de exagerar.

Quando você envia um relógio, por exemplo, duas camadas de plástico bolha são suficientes e deve caber em uma caixa pequena.

Se sua caixa contiver vários itens separados, lembre-se de que eles podem se mover e colidir um com o outro durante o transporte. 

Empacotar e amortecer seus itens separadamente também ajuda a garantir que eles não se movam muito e, se o fizerem, não resulte em danos.

Os itens que podem ser afetados por sujeira, água ou condições de umidade devem ser colocados em um saco plástico dentro da embalagem.

E lembre-se: se o seu cliente comprou vários itens, é seu dever embalar seu produto do Mercado Livre adequadamente para garantir que TODOS cheguem perfeitos. Não faça economia no lugar errado, pois perder o cliente custará mais caro. 

4. Reduza o que você está enviando

Já destacamos que o uso de uma caixa ou envelope menor pode economizar seu dinheiro. Mas não pense nisso apenas em termos de economia ou de encontrar a menor caixa possível. 

Geralmente, você pode reduzir o tamanho do que está enviando organizando com eficiência o conteúdo do seu pacote. 

Enviando uma camisa para um cliente? Em vez de jogar a camisa em uma caixa ao acaso, dobre-a com um método que a reduza ao menor tamanho possível, para que ela caiba em um envelope acolchoado.

Já vende online e quer aumentar as vendas? Aprenda como cadastrar sua loja virtual no Mercado Livre em 3 passos.

5. Invista em caixas dobráveis

Quando você deseja enviar um pacote imediatamente, é frustrante não ter a caixa do tamanho certo à mão. Evite esse problema estocando caixas dobráveis, que podem ser cortadas no tamanho exato de que você precisa. 

As caixas dobráveis ajudam você a economizar ainda mais, sem comprometer o desempenho ou a durabilidade da embalagem. 

Casa faça algum ajuste na caixa, reforce a selagem com fita criando a letra H na caixa. Dessa forma, você sela o meio da caixa e as laterais, garantido segurança no transporte até a entrega e evitando surpresas desagradáveis como a embalagem abrir acidentalmente. 

Lembre-se de que caixas mais pesadas precisarão de mais fita adesiva para proteger suas extremidades.

Confira mais dicas de como embalar um produto do Mercado Livre no vídeo abaixo e vire um expert da embalagem:

Invista no crescimento do seu negócio!

Sua loja virtual precisa de uma injeção de capital para que você possa embalar muitos produtos do Mercado Livre?

Conheça as condições de financiamentos online que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.