Como divulgar minha loja virtual no Facebook e outros canais online

E-commerce 5 de Out de 2018

Pense em qual est√°gio sua loja virtual est√°. Talvez voc√™ tenha acabado de montar uma loja para vender modelos variados de t√™nis de corrida ou talvez o dropshipping esteja construindo uma base s√≥lida de clientes. Independentemente da sua situa√ß√£o, todos chegam ao ponto em que o marketing para e-commerce se torna indispens√°vel. √Č neste momento em que surge uma quest√£o: como divulgar minha loja virtual?

O entendimento de como divulgar uma loja online por meio de um plano de marketing é um assunto delicado, pois existem diversas estratégias possíveis para a divulgação de lojas virtuais. 

Neste artigo reunimos t√°ticas que ir√£o te ajudar a entender como divulgar uma loja virtual e obter um excelente retorno sobre investimento. E ainda criamos um parte especial com dicas exclusivas de como divulgar uma loja virtual no Facebook. Continue lendo para aprender tudo!

Se voc√™ ainda n√£o sabe como calcular o ROI, sugerimos que leia tamb√©m o artigo: ‚ÄúComo calcular o prazo de retorno do investimento (ROI)‚ÄĚ.¬†

Como divulgar minha loja virtual: 7 táticas indispensáveis 

Quando voc√™ inicia um neg√≥cio, como uma loja virtual, a preocupa√ß√£o est√° voltada para como gerenciar o e-commerce. Com o dia a dia fluindo bem, a pr√≥xima quest√£o √©, e agora, ‚Äúcomo divulgar minha loja virtual‚ÄĚ, atrair visitantes e gerar vendas?¬†

Dentro do marketing digital para vendas existem diversas possibilidades de investimento, entretanto, colocar todas em prática de uma só vez é quase impossível. Pensando nisso, separamos esse guia com sete estratégias para você iniciar sua busca por clientes.

1. Planeje uma estratégia de marketing antes de começar

Nada de bom come√ßa sem a constru√ß√£o de um plano. Assim como um filme de cinema passa pelo processo de pr√©-produ√ß√£o, uma loja virtual precisa de uma estrat√©gia de marketing de conte√ļdo.¬†

Escreva uma lista de todos os métodos que você planeja usar para alcançar os clientes, seja em posts de blogs, vídeos ou newsletters.

Defina seus objetivos para que possa verificar, a cada semana ou m√™s, como est√° indo o processo de cria√ß√£o e distribui√ß√£o de conte√ļdo.

Imagine que voc√™ esteja tentando uma abordagem de conte√ļdo para divulgar sua loja virtual de ch√°s especiais. √Č preciso que voc√™ defina o que deseja alcan√ßar, por exemplo, nos primeiros 3 meses. Entre os objetivos principais est√£o:¬†

    • Construir um p√ļblico;
  • Obter algum tr√°fego.¬†

2. Crie uma campanha de e-mail marketing automatizada

O e-mail marketing é o alicerce de estratégias para divulgar uma loja virtual. Ele ainda é um dos melhores métodos para influenciar seus clientes e convencê-los a comprar mais.

Use uma campanha de e-mail marketing para:

    • Manter contato com seus clientes;
    • Enviar informa√ß√Ķes √ļteis;
  • Vender seus produtos.

Atualmente, entretanto, não existe campanha de e-mail marketing que não seja acompanhada de um software de automação de marketing. 

As campanhas de nutrição de leads dependem dessa tecnologia para realmente serem efetivas e não ocuparem todo o seu tempo com o marketing. 

Algumas sugest√Ķes de estrat√©gia para divulgar uma loja virtual por e-mail, s√£o:¬†

    • Envie um e-mail de boas-vindas assim que o cliente fizer uma compra;
    • Forne√ßa c√≥digos promocionais exclusivos e brindes;
    • Envie regularmente newsletters para alertar os assinantes sobre novas ofertas de descontos, dicas de produtos e, quando apropriado, not√≠cias da empresa;
    • Compartilhe conte√ļdo relevante para ajudar os clientes a aproveitarem ao m√°ximo seus itens comprados recentemente;
    • Agrade√ßa aos seus clientes. Envie uma nota pessoal expressando seu agradecimento por seus neg√≥cios;
  • Solicite feedback. Se algu√©m visitar seu site, mas n√£o fizer uma compra, pergunte sobre a experi√™ncia dele e como voc√™ pode melhor√°-la.

3. Diversifique as plataformas de divulgação

Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é sempre uma tarefa difícil, no processo de como divulgar minha loja virtual. 

O maior desafio é descobrir quais plataformas funcionam melhor em determinados mercados. Existe uma solução simples para isso. Diversifique e, eventualmente, corte as plataformas que não funcionam bem.

Crie p√°ginas no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e outras. Espalhe seu conte√ļdo por essas m√≠dias e use ferramentas de an√°lise de m√≠dia social para entender quais funcionam melhor.

4. Crie seu pr√≥prio conte√ļdo relevante

Nada cria uma conex√£o t√£o forte com seus clientes, como a produ√ß√£o de conte√ļdo relevante e original.

O conte√ļdo original, ajuda a criar o site da sua loja virtual com uma base de conhecimento sobre os interessados ‚Äč‚Äčem saber mais sobre seu mercado.

Essa t√°tica, auxilia no rankeamento de suas p√°ginas nos mecanismos de pesquisa, como o Google, sendo fundamental para a estrat√©gia de SEO. Voc√™ pode investir em conte√ļdos como:¬†

    • V√≠deos;
    • Postagens em blogs;
    • Podcasts;
  • E-books, e mais.

5. Invista em an√ļncios no Google Adwords¬†

Como divulgar minha loja virtual no Google? Voc√™ pode investir em SEO, como falamos anteriormente, para levar tr√°fego org√Ęnico para seu site. Mas, os an√ļncios pagos s√£o indispens√°veis.

Investir em links patrocinados √© uma das estrat√©gias que trazem mais retorno para lojas virtuais.¬† Existem duas modalidades: an√ļncios display e an√ļncios em resultados de pesquisa.¬†

No √ļltimo caso, os mecanismos de pesquisa exibem seu an√ļncio em uma p√°gina de resultados e voc√™ paga quando algu√©m clica no seu an√ļncio e chega ao seu site.

Os mecanismos de pesquisa tentam combinar seu an√ļncio com os compradores interessados, para que voc√™ (o anunciante) e o comprador, tenham uma boa experi√™ncia.

Os an√ļncios aparecem nas p√°ginas de resultados do mecanismo de pesquisa e voc√™ s√≥ paga quando um comprador clica na sua p√°gina.

6. Otimize para as ferramentas mobile

O acesso a lojas virtuais por meio de dispositivos móveis cresceu muito e os clientes desejam poder navegar em seu site dessa maneira.  

Considere implementar uma interface responsiva para que o site da sua loja virtual tenha acesso f√°cil em dispositivos como tablets e smartphones.

7. Pense em publicidade móvel

Já que estamos falando de dispositivos móveis é importante que você também invista em publicidade para eles. 

Algumas formas de divulgar uma loja virtual √© combinar an√ļncios de geolocaliza√ß√£o, prontos para celular, com o objetivo de conectar seus clientes √† sua loja, enquanto eles est√£o sentados no √īnibus ou na sala de espera de um m√©dico.

O investimento sólido e contínuo em marketing deve ser parte de sua estratégia de expansão de mercado. Aplicando as táticas de divulgação apresentadas acima, você será capaz de ampliar suas vendas e consolidar sua marca. 

√Č preciso ter em mente, entretanto, que para colocar em pr√°tica qualquer uma dessas dicas de como divulgar uma loja virtual, √© preciso que voc√™ tenha capital.¬†

Ele será necessário, tanto para investir nas estratégias sugeridas, como para ampliar seu estoque, afinal, de nada adianta fazer uma campanha completa de marketing e não ter produtos suficientes para vender. 

No final do artigo voltamos a este tema. Resumindo ent√£o:

como divulgar minha loja virtual e-commerce

Agora vamos entrar em um tópico super relevante: como divulgar uma loja virtual no Facebook.

Como divulgar minha loja virtual no Facebook

As redes sociais s√£o grandes aliadas no momento de divulgar uma loja virtual. E o Facebook, como a rede social mais usada do Brasil ‚ÄĒ s√£o 130 milh√Ķes de usu√°rios ‚ÄĒ n√£o re√ļne apenas um p√ļblico em potencial, mas tamb√©m ferramentas √ļteis para promover e gerar neg√≥cios dentro da plataforma.

Vamos destacar a divulgação de lojas virtuais dentro do Facebook, mas é importante destacar que é um canal que complementa as estratégias que falamos acima.

Vamos destacar as vantagens de usar a plataforma para anunciar e dicas de como aproveitar as ferramentas de an√ļncio para divulgar uma loja virtual.

Vantagens de usar o Facebook para divulgar uma loja virtual

1. Direcionar tr√°fego de uma base de usu√°rios ativa e envolvida

O Facebook é um lugar onde nos conectamos com familiares e amigos e, por mais que detestamos admitir, é bastante viciante. 

Além disso, o Facebook possui o Messenger e o Instagram, outros dois aplicativos móveis populares acessíveis aos anunciantes do Facebook por meio de sua plataforma de publicidade. Isso é muito tráfego ativo e engajado em potencial para aproveitar.

2. Segmentar clientes com base em dados demogr√°ficos, interesses e comportamentos

O Facebook foi desenvolvido para compartilhar informa√ß√Ķes e atualiza√ß√Ķes pessoais. Todas as curtidas e conex√Ķes feitas no Facebook e Instagram criam perfis de usu√°rio detalhados para os quais os anunciantes podem criar an√ļncios segmentados.¬†

Os anunciantes do Facebook podem comparar seus produtos e serviços com uma longa lista de interesses, características e comportamentos dos usuários, resultando em uma maior probabilidade de alcançar seus clientes ideais.

3. Gerar reconhecimento da marca

A maioria das empresas tem uma página de negócios do Facebook e/ou Instagram que eles usam para se conectar com seus fãs e clientes nas mídias sociais. 

Quando voc√™ decide usar an√ļncios pagos no Facebook e Instagram, pode optar por faz√™-los vir das p√°ginas sociais da sua marca nessas redes.¬†

Isso geralmente resulta em maior exposição da marca e novos seguidores para sua empresa, que é um dos benefícios da publicidade em plataformas sociais.

Ferramentas do Facebook √ļteis para lojas virtuais

1. Facebook Pixel

O Facebook Pixel √© uma √≥tima ferramenta que permite otimizar seus an√ļncios. √Č criado no seu gerenciador de p√°ginas do Facebook.¬†

Se você usa um CMS como WordPress, Shopify, Magento ou Prestashop, você só precisa conectar suas duas contas ou instalar rapidamente um plug-in.

Uma vez instalado, ele começará a coletar dados sobre os usuários do site, assim como o Google Analytics. 

Esses dados direcionar√£o melhor suas campanhas de publicidade no Facebook e Instagram, criando um p√ļblico semelhante aos que visitam seu site e que voc√™ pode usar nos an√ļncios.

2. Facebook Shop

Você sabia que o Facebook oferece a opção de vender seus produtos diretamente na rede social? Você pode fazer isso adicionando-os na guia Loja. Isso permitirá que você rotule os produtos que estão nas suas imagens publicadas.

Por exemplo, se você vende sapatos, pode adicionar todos os seus produtos à sua loja do Facebook Shop. Ao publicar uma foto de alguém usando seus sapatos, você pode identificar qual produto é e levar o usuário diretamente a ele, facilitando o processo de compra para o cliente.

Melhor ainda, os produtos no seu Facebook Shop podem ser importados automaticamente para o seu Instagram depois de vincular as duas contas. 

Agora, tudo o que você precisa é tirar fotos que prendam a atenção de seus clientes e eles vão poder comprar de forma muito mais fácil. 

3. Facebook e Instagram Ads (a cereja do bolo!)

O Facebook oferece duas op√ß√Ķes para criar an√ļncios. Voc√™ pode impulsionar um post existente ou criar um an√ļncio do zero.

Conte√ļdo patrocinado: √© o conte√ļdo que voc√™ publicou na p√°gina da sua empresa. Voc√™ pode clicar em “Impulsionar publica√ß√£o” no canto inferior direito da sua postagem e pagar o valor de sua escolha, ajudando a fazer com que essa postagem seja vista por mais pessoas.¬†

Isso vai fazer com que mais pessoas que curtam sua p√°gina (apenas uma pequena porcentagem do seu p√ļblico realmente v√™ sua postagem, a menos que seja patrocinada) e pessoas que possam estar interessadas no seu conte√ļdo sejam alcan√ßadas.

An√ļncio do Facebook: diferente das publica√ß√Ķes patrocinadas, a op√ß√£o de fazer an√ļncios do Facebook n√£o fica dispon√≠vel na sua p√°gina. Eles s√£o criados no Gerenciador de An√ļncios e aparecer√£o no feed de not√≠cias do Facebook, no aplicativo Messenger ou no Instagram de acordo com o que voc√™ selecionar.

Você pode usar as duas modalidades de publicidade para divulgar sua loja virtual no Facebook. 

Por exemplo, o conte√ļdo patrocinado para publica√ß√Ķes di√°rias. E os an√ļncios do Facebook para anunciar suas promo√ß√Ķes de produtos para um grande n√ļmero de pessoas, usando uma segmenta√ß√£o de p√ļblico espec√≠fica.¬†

Se voc√™ instalou o Facebook Pixel, √© aqui que as coisas se tornam interessantes. Isso permitir√° que voc√™ segmente pessoas ou crie um p√ļblico semelhante ao de pessoas que visitaram seu site dentro do Facebook.

Gerenciando campanhas no Facebook

A criação de uma campanha no Facebook é um primeiro passo importante para divulgar uma loja virtual, mas é necessário aprender a monitorar e otimizar seu desempenho ao longo do tempo, se você quiser ter sucesso na plataforma. 

Normalmente, voc√™ deve verificar seus an√ļncios do Facebook pelo menos uma vez por dia (ainda mais frequentemente √† medida que aumenta seus gastos).

Pode ser tentador fazer altera√ß√Ķes na sua segmenta√ß√£o ou desativar um an√ļncio se voc√™ n√£o v√™ compras depois de um dia, mas √© importante ter paci√™ncia.

Os an√ļncios do Facebook precisam de tempo para serem otimizados para que o algoritmo possa saber quem est√° mais interessado no que voc√™ est√° vendendo.¬†

Se voc√™ n√£o tem certeza se deve desativar seu an√ļncio, tente esperar at√© que ele receba pelo menos 1.000 impress√Ķes antes de investir mais ou par√°-lo para testar algo novo.

Atendimento personalizado via Facebook 

As mídias sociais também são lugares para oferecer um excelente serviço ao cliente! De fato, 87% dos consumidores dizem que as mídias sociais os ajudam a tomar a decisão de comprar. 

Além disso, permite que você se aproxime de seus clientes e ofereça um serviço mais personalizado.

Certifique-se de responder rapidamente às mensagens. O Facebook permite que você agende uma mensagem de resposta automática indicando que você responderá à pergunta o mais rápido possível, para garantir a manutenção de uma alta taxa de resposta o tempo todo. 

Quando relevante, você também pode interagir com seus clientes, respondendo aos comentários deixados em suas postagens.

Como divulgar minha loja virtual n√£o inclui apenas a√ß√Ķes de vendas. Cuidar do relacionamentos com os clientes existentes e potenciais tamb√©m refor√ßa a imagem da sua marca.¬†

Crie discuss√Ķes sobre seus produtos

Este é um ponto muito importante sobre como divulgar uma loja virtual no Facebook e em qualquer outra mídia social.

Esses canais não foram criados originalmente como plataforma de vendas, mas sim como canais para conversar, compartilhar trocas e experiências pessoais. 

Ent√£o, invista em um conte√ļdo rico que coloque seu produto em destaque, mas de uma perspectiva que o conecte com o p√ļblico.¬†

Pense nas emo√ß√Ķes que ele desperta, em como se encaixa no cotidiano das pessoas, como ele deixa a vida mais √ļtil, mais pr√°tica, mais bonita, estilosa etc.¬†

O Facebook e o Instagram são ótimos canais para criar uma conversa sobre seus produtos e dmonstrá-los em ação.

Certifique-se de n√£o publicar em suas p√°ginas apenas com um vocabul√°rio de vendas. Crie conte√ļdo relevante e interessante para seus f√£s com base nos seus atributos.¬†

Sempre se pergunte se você estaria interessado em ver isso em seu próprio feed de notícias, se isso chamaria sua atenção.

Os usu√°rios preferem, de longe, conte√ļdo ultra-personalizado, em vez de an√ļncios ou postagens gen√©ricas. Por exemplo, publique uma foto da sua equipe em uma reuni√£o ou em um funcion√°rio trabalhando no envio de um produto, por exemplo.¬†

As pessoas tamb√©m gostam de publica√ß√Ķes que mostram os locais de trabalho, colegas e as √ļltimas not√≠cias sobre o seu neg√≥cio. Isso o torna acess√≠vel e permite que o consumidor se sinta pr√≥ximo.¬†

Uma boa p√°gina do Facebook vai combinar conte√ļdo “real” com conte√ļdo que toca em produtos novos e populares.

Embora o novo algoritmo do Facebook signifique que apenas uma pequena parte do seu p√ļblico-alvo veja suas postagens, a menos que elas sejam patrocinadas, ter uma presen√ßa ativa nas m√≠dias sociais mostra a credibilidade do seu neg√≥cio e permanece essencial.

Consiga capital de giro para divulgar sua loja virtual

Voc√™ tem muitas dicas √ļteis para divulgar sua loja virtual em diversos canais. E tanto para financiar as divulga√ß√Ķes quanto para conseguir estoque para sustentar um volume de vendas maior √© preciso investimentos.

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Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

    • indique o valor de empr√©stimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
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  • a an√°lise ser√° realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em at√© 72h na sua conta.

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