Como divulgar minha loja virtual no Facebook e outros canais online

E-commerce 5 de Out de 2018

Pense em qual estágio sua loja virtual está. Talvez você tenha acabado de montar uma loja para vender modelos variados de tênis de corrida ou talvez o dropshipping esteja construindo uma base sólida de clientes. Independentemente da sua situação, todos chegam ao ponto em que o marketing para e-commerce se torna indispensável. É neste momento em que surge uma questão: como divulgar minha loja virtual?

O entendimento de como divulgar uma loja online por meio de um plano de marketing é um assunto delicado, pois existem diversas estratégias possíveis para a divulgação de lojas virtuais. 

Neste artigo reunimos táticas que irão te ajudar a entender como divulgar uma loja virtual e obter um excelente retorno sobre investimento. E ainda criamos um parte especial com dicas exclusivas de como divulgar uma loja virtual no Facebook. Continue lendo para aprender tudo!

Se você ainda não sabe como calcular o ROI, sugerimos que leia também o artigo: “Como calcular o prazo de retorno do investimento (ROI)”. 

Como divulgar minha loja virtual: 7 táticas indispensáveis 

Quando você inicia um negócio, como uma loja virtual, a preocupação está voltada para como gerenciar o e-commerce. Com o dia a dia fluindo bem, a próxima questão é, e agora, “como divulgar minha loja virtual”, atrair visitantes e gerar vendas? 

Dentro do marketing digital para vendas existem diversas possibilidades de investimento, entretanto, colocar todas em prática de uma só vez é quase impossível. Pensando nisso, separamos esse guia com sete estratégias para você iniciar sua busca por clientes.

1. Planeje uma estratégia de marketing antes de começar

Nada de bom começa sem a construção de um plano. Assim como um filme de cinema passa pelo processo de pré-produção, uma loja virtual precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo

Escreva uma lista de todos os métodos que você planeja usar para alcançar os clientes, seja em posts de blogs, vídeos ou newsletters.

Defina seus objetivos para que possa verificar, a cada semana ou mês, como está indo o processo de criação e distribuição de conteúdo.

Imagine que você esteja tentando uma abordagem de conteúdo para divulgar sua loja virtual de chás especiais. É preciso que você defina o que deseja alcançar, por exemplo, nos primeiros 3 meses. Entre os objetivos principais estão: 

    • Construir um público;
  • Obter algum tráfego. 

2. Crie uma campanha de e-mail marketing automatizada

O e-mail marketing é o alicerce de estratégias para divulgar uma loja virtual. Ele ainda é um dos melhores métodos para influenciar seus clientes e convencê-los a comprar mais.

Use uma campanha de e-mail marketing para:

    • Manter contato com seus clientes;
    • Enviar informações úteis;
  • Vender seus produtos.

Atualmente, entretanto, não existe campanha de e-mail marketing que não seja acompanhada de um software de automação de marketing. 

As campanhas de nutrição de leads dependem dessa tecnologia para realmente serem efetivas e não ocuparem todo o seu tempo com o marketing. 

Algumas sugestões de estratégia para divulgar uma loja virtual por e-mail, são: 

    • Envie um e-mail de boas-vindas assim que o cliente fizer uma compra;
    • Forneça códigos promocionais exclusivos e brindes;
    • Envie regularmente newsletters para alertar os assinantes sobre novas ofertas de descontos, dicas de produtos e, quando apropriado, notícias da empresa;
    • Compartilhe conteúdo relevante para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seus itens comprados recentemente;
    • Agradeça aos seus clientes. Envie uma nota pessoal expressando seu agradecimento por seus negócios;
  • Solicite feedback. Se alguém visitar seu site, mas não fizer uma compra, pergunte sobre a experiência dele e como você pode melhorá-la.

3. Diversifique as plataformas de divulgação

Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é sempre uma tarefa difícil, no processo de como divulgar minha loja virtual. 

O maior desafio é descobrir quais plataformas funcionam melhor em determinados mercados. Existe uma solução simples para isso. Diversifique e, eventualmente, corte as plataformas que não funcionam bem.

Crie páginas no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e outras. Espalhe seu conteúdo por essas mídias e use ferramentas de análise de mídia social para entender quais funcionam melhor.

4. Crie seu próprio conteúdo relevante

Nada cria uma conexão tão forte com seus clientes, como a produção de conteúdo relevante e original.

O conteúdo original, ajuda a criar o site da sua loja virtual com uma base de conhecimento sobre os interessados ​​em saber mais sobre seu mercado.

Essa tática, auxilia no rankeamento de suas páginas nos mecanismos de pesquisa, como o Google, sendo fundamental para a estratégia de SEO. Você pode investir em conteúdos como: 

    • Vídeos;
    • Postagens em blogs;
    • Podcasts;
  • E-books, e mais.

5. Invista em anúncios no Google Adwords 

Como divulgar minha loja virtual no Google? Você pode investir em SEO, como falamos anteriormente, para levar tráfego orgânico para seu site. Mas, os anúncios pagos são indispensáveis.

Investir em links patrocinados é uma das estratégias que trazem mais retorno para lojas virtuais.  Existem duas modalidades: anúncios display e anúncios em resultados de pesquisa. 

No último caso, os mecanismos de pesquisa exibem seu anúncio em uma página de resultados e você paga quando alguém clica no seu anúncio e chega ao seu site.

Os mecanismos de pesquisa tentam combinar seu anúncio com os compradores interessados, para que você (o anunciante) e o comprador, tenham uma boa experiência.

Os anúncios aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e você só paga quando um comprador clica na sua página.

6. Otimize para as ferramentas mobile

O acesso a lojas virtuais por meio de dispositivos móveis cresceu muito e os clientes desejam poder navegar em seu site dessa maneira.  

Considere implementar uma interface responsiva para que o site da sua loja virtual tenha acesso fácil em dispositivos como tablets e smartphones.

7. Pense em publicidade móvel

Já que estamos falando de dispositivos móveis é importante que você também invista em publicidade para eles. 

Algumas formas de divulgar uma loja virtual é combinar anúncios de geolocalização, prontos para celular, com o objetivo de conectar seus clientes à sua loja, enquanto eles estão sentados no ônibus ou na sala de espera de um médico.

O investimento sólido e contínuo em marketing deve ser parte de sua estratégia de expansão de mercado. Aplicando as táticas de divulgação apresentadas acima, você será capaz de ampliar suas vendas e consolidar sua marca. 

É preciso ter em mente, entretanto, que para colocar em prática qualquer uma dessas dicas de como divulgar uma loja virtual, é preciso que você tenha capital. 

Ele será necessário, tanto para investir nas estratégias sugeridas, como para ampliar seu estoque, afinal, de nada adianta fazer uma campanha completa de marketing e não ter produtos suficientes para vender. 

No final do artigo voltamos a este tema. Resumindo então:

como divulgar minha loja virtual e-commerce

Agora vamos entrar em um tópico super relevante: como divulgar uma loja virtual no Facebook.

Como divulgar minha loja virtual no Facebook

As redes sociais são grandes aliadas no momento de divulgar uma loja virtual. E o Facebook, como a rede social mais usada do Brasil — são 130 milhões de usuários — não reúne apenas um público em potencial, mas também ferramentas úteis para promover e gerar negócios dentro da plataforma.

Vamos destacar a divulgação de lojas virtuais dentro do Facebook, mas é importante destacar que é um canal que complementa as estratégias que falamos acima.

Vamos destacar as vantagens de usar a plataforma para anunciar e dicas de como aproveitar as ferramentas de anúncio para divulgar uma loja virtual.

Vantagens de usar o Facebook para divulgar uma loja virtual

1. Direcionar tráfego de uma base de usuários ativa e envolvida

O Facebook é um lugar onde nos conectamos com familiares e amigos e, por mais que detestamos admitir, é bastante viciante. 

Além disso, o Facebook possui o Messenger e o Instagram, outros dois aplicativos móveis populares acessíveis aos anunciantes do Facebook por meio de sua plataforma de publicidade. Isso é muito tráfego ativo e engajado em potencial para aproveitar.

2. Segmentar clientes com base em dados demográficos, interesses e comportamentos

O Facebook foi desenvolvido para compartilhar informações e atualizações pessoais. Todas as curtidas e conexões feitas no Facebook e Instagram criam perfis de usuário detalhados para os quais os anunciantes podem criar anúncios segmentados. 

Os anunciantes do Facebook podem comparar seus produtos e serviços com uma longa lista de interesses, características e comportamentos dos usuários, resultando em uma maior probabilidade de alcançar seus clientes ideais.

3. Gerar reconhecimento da marca

A maioria das empresas tem uma página de negócios do Facebook e/ou Instagram que eles usam para se conectar com seus fãs e clientes nas mídias sociais. 

Quando você decide usar anúncios pagos no Facebook e Instagram, pode optar por fazê-los vir das páginas sociais da sua marca nessas redes. 

Isso geralmente resulta em maior exposição da marca e novos seguidores para sua empresa, que é um dos benefícios da publicidade em plataformas sociais.

Ferramentas do Facebook úteis para lojas virtuais

1. Facebook Pixel

O Facebook Pixel é uma ótima ferramenta que permite otimizar seus anúncios. É criado no seu gerenciador de páginas do Facebook. 

Se você usa um CMS como WordPress, Shopify, Magento ou Prestashop, você só precisa conectar suas duas contas ou instalar rapidamente um plug-in.

Uma vez instalado, ele começará a coletar dados sobre os usuários do site, assim como o Google Analytics. 

Esses dados direcionarão melhor suas campanhas de publicidade no Facebook e Instagram, criando um público semelhante aos que visitam seu site e que você pode usar nos anúncios.

2. Facebook Shop

Você sabia que o Facebook oferece a opção de vender seus produtos diretamente na rede social? Você pode fazer isso adicionando-os na guia Loja. Isso permitirá que você rotule os produtos que estão nas suas imagens publicadas.

Por exemplo, se você vende sapatos, pode adicionar todos os seus produtos à sua loja do Facebook Shop. Ao publicar uma foto de alguém usando seus sapatos, você pode identificar qual produto é e levar o usuário diretamente a ele, facilitando o processo de compra para o cliente.

Melhor ainda, os produtos no seu Facebook Shop podem ser importados automaticamente para o seu Instagram depois de vincular as duas contas. 

Agora, tudo o que você precisa é tirar fotos que prendam a atenção de seus clientes e eles vão poder comprar de forma muito mais fácil. 

3. Facebook e Instagram Ads (a cereja do bolo!)

O Facebook oferece duas opções para criar anúncios. Você pode impulsionar um post existente ou criar um anúncio do zero.

Conteúdo patrocinado: é o conteúdo que você publicou na página da sua empresa. Você pode clicar em “Impulsionar publicação” no canto inferior direito da sua postagem e pagar o valor de sua escolha, ajudando a fazer com que essa postagem seja vista por mais pessoas. 

Isso vai fazer com que mais pessoas que curtam sua página (apenas uma pequena porcentagem do seu público realmente vê sua postagem, a menos que seja patrocinada) e pessoas que possam estar interessadas no seu conteúdo sejam alcançadas.

Anúncio do Facebook: diferente das publicações patrocinadas, a opção de fazer anúncios do Facebook não fica disponível na sua página. Eles são criados no Gerenciador de Anúncios e aparecerão no feed de notícias do Facebook, no aplicativo Messenger ou no Instagram de acordo com o que você selecionar.

Você pode usar as duas modalidades de publicidade para divulgar sua loja virtual no Facebook. 

Por exemplo, o conteúdo patrocinado para publicações diárias. E os anúncios do Facebook para anunciar suas promoções de produtos para um grande número de pessoas, usando uma segmentação de público específica. 

Se você instalou o Facebook Pixel, é aqui que as coisas se tornam interessantes. Isso permitirá que você segmente pessoas ou crie um público semelhante ao de pessoas que visitaram seu site dentro do Facebook.

Gerenciando campanhas no Facebook

A criação de uma campanha no Facebook é um primeiro passo importante para divulgar uma loja virtual, mas é necessário aprender a monitorar e otimizar seu desempenho ao longo do tempo, se você quiser ter sucesso na plataforma. 

Normalmente, você deve verificar seus anúncios do Facebook pelo menos uma vez por dia (ainda mais frequentemente à medida que aumenta seus gastos).

Pode ser tentador fazer alterações na sua segmentação ou desativar um anúncio se você não vê compras depois de um dia, mas é importante ter paciência.

Os anúncios do Facebook precisam de tempo para serem otimizados para que o algoritmo possa saber quem está mais interessado no que você está vendendo. 

Se você não tem certeza se deve desativar seu anúncio, tente esperar até que ele receba pelo menos 1.000 impressões antes de investir mais ou pará-lo para testar algo novo.

Atendimento personalizado via Facebook 

As mídias sociais também são lugares para oferecer um excelente serviço ao cliente! De fato, 87% dos consumidores dizem que as mídias sociais os ajudam a tomar a decisão de comprar. 

Além disso, permite que você se aproxime de seus clientes e ofereça um serviço mais personalizado.

Certifique-se de responder rapidamente às mensagens. O Facebook permite que você agende uma mensagem de resposta automática indicando que você responderá à pergunta o mais rápido possível, para garantir a manutenção de uma alta taxa de resposta o tempo todo. 

Quando relevante, você também pode interagir com seus clientes, respondendo aos comentários deixados em suas postagens.

Como divulgar minha loja virtual não inclui apenas ações de vendas. Cuidar do relacionamentos com os clientes existentes e potenciais também reforça a imagem da sua marca. 

Crie discussões sobre seus produtos

Este é um ponto muito importante sobre como divulgar uma loja virtual no Facebook e em qualquer outra mídia social.

Esses canais não foram criados originalmente como plataforma de vendas, mas sim como canais para conversar, compartilhar trocas e experiências pessoais. 

Então, invista em um conteúdo rico que coloque seu produto em destaque, mas de uma perspectiva que o conecte com o público. 

Pense nas emoções que ele desperta, em como se encaixa no cotidiano das pessoas, como ele deixa a vida mais útil, mais prática, mais bonita, estilosa etc. 

O Facebook e o Instagram são ótimos canais para criar uma conversa sobre seus produtos e dmonstrá-los em ação.

Certifique-se de não publicar em suas páginas apenas com um vocabulário de vendas. Crie conteúdo relevante e interessante para seus fãs com base nos seus atributos. 

Sempre se pergunte se você estaria interessado em ver isso em seu próprio feed de notícias, se isso chamaria sua atenção.

Os usuários preferem, de longe, conteúdo ultra-personalizado, em vez de anúncios ou postagens genéricas. Por exemplo, publique uma foto da sua equipe em uma reunião ou em um funcionário trabalhando no envio de um produto, por exemplo. 

As pessoas também gostam de publicações que mostram os locais de trabalho, colegas e as últimas notícias sobre o seu negócio. Isso o torna acessível e permite que o consumidor se sinta próximo. 

Uma boa página do Facebook vai combinar conteúdo “real” com conteúdo que toca em produtos novos e populares.

Embora o novo algoritmo do Facebook signifique que apenas uma pequena parte do seu público-alvo veja suas postagens, a menos que elas sejam patrocinadas, ter uma presença ativa nas mídias sociais mostra a credibilidade do seu negócio e permanece essencial.

Consiga capital de giro para divulgar sua loja virtual

Você tem muitas dicas úteis para divulgar sua loja virtual em diversos canais. E tanto para financiar as divulgações quanto para conseguir estoque para sustentar um volume de vendas maior é preciso investimentos.

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