Como divulgar meu negócio no Google? Aprenda como cadastrar no Google Meu Negócio

Marketing 6 de Nov de 2020

Quem decide empreender no meio digital tem uma pergunta básica na hora de promover o empresa online: como divulgar meu negócio no Google?

O buscador é a opção número um dos usuários e, de acordo com uma pesquisa do Mashable, o Google faz mais de 100 milhões de pesquisas por mês.

Aproveitar essa relevância é fundamental para divulgar sua loja virtual e colocar a empresa em evidência para os clientes em potencial.

Se você já está pensando “quanto custa para fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google”, pode ficar animado porque vamos explicar no post como funciona uma ferramenta GRATUITA do próprio Google.

Continue lendo e entenda:

  • O que é o Google Meu Negócio?
  • Como funciona a ferramenta?
  • Benefícios do Google Meu Negócio
  • Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google? Aprenda como cadastrar
  • Como manter seu perfil atrativo no Google Meu Negócio?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta grátis criada pelo Google para que as empresas possam se cadastrar na plataforma e serem encontradas nas buscas locais e no Google Maps relacionadas ao negócio.

Tanto negócios físicos quanto negócios que só operam online podem se cadastrar na ferramenta. Em uma pesquisa feita pelo próprio Google, 70% dos consumidores concordam que preferem negociar com empresas que têm um site.

Ou seja, no cenário atual, é fundamental ter um site como referência na internet. Os empreendedores do setor de e-commerce estão um passo à frente, pois já tem uma URL de referência.

Como funciona a ferramenta?

O Google Meu Negócio funciona como um perfil da empresa na internet. Quando alguém busca, por exemplo, ‘loja eletrônicos sp’ a chance de uma empresa cadastrada no Meu Negócio aparecer em destaque nos resultados é grande.

Então além do nome da empresa, a ferramenta permite cadastrar:

  • endereço completo;
  • área de cobertura (que a empresa presta serviços ou faz entregas);
  • como chegar com localização no Google Maps (caso o negócio tenha endereço físico);
  • horário de funcionamento;
  • telefone de contato;
  • descrição dos serviços ou produtos;
  • fotos do espaço da empresa;
  • site oficial.

Além disso, existe uma sessão de perguntas e respostas, de postagens para fazer atualizações sobre o negócio e um espaço para comentários em que as pessoas avaliam sua experiência. A empresa pode responder e interagir com os consumidores em todas as sessões.

Exemplo de perfil de uma empresa no Google Meu Negócio.

Benefícios do Google Meu Negócio

Agora que você já sabe como divulgar seu negócio no Google e como funcionam as funcionalidades da plataforma, é importante destacar os benefícios.

1. Divulgar seu negócio sem pagar nada

O Google possui outra plataforma de divulgação chamada Google Adwords onde são criados anúncios através de palavras-chave relacionadas ao negócio.

O objetivo é que o site, uma página de produto ou página promocional apareça em destaque nos resultados da busca, antes dos resultados orgânicos.

Porém, o Adwords é um serviço pago e o investimento precisa ser consistente e bem feito para realmente dar resultado.

Esse nível de investimento, entretanto, não está disponível para pequenos e médios negócios virtuais. É aí que o Meu Negócio entra.

O objetivo do Google ao criar a ferramenta é ajudar as PMEs a se divulgarem e serem encontradas no buscador e, o melhor, sem pagar nada. Aproveite!

2. Manter informações atualizadas da empresa online

Outro detalhe importante sobre como divulgar meu negócio no Google é ter informações e contatos atualizados da sua empresa online.

Como o site do Google é o principal canal onde as pessoas usam quando querem encontrar um produto, ter essa referência atualizada é muito importante.

Além disso, reforça a credibilidade do negócio, pois todos os cadastros são verificados pela Google, garantindo a confiança das informações.

3. Interagir com os clientes

Tanto na sessão de Perguntas e Respostas, Avaliações quanto na de comentários das postagens é possível responder clientes em potencial e quem já comprou no seu e-commerce.

Esse contato também reforça a credibilidade da empresa, pois os usuários valorizam a opinião de outras pessoas e usam como referência para comprar.

Ver a resposta da empresa mostra profissionalismo e pode ajudar a esclarecer dúvidas simples que vão aumentar as vendas.

4. Receber relatórios de desempenho mensal

Mensalmente, é enviado por e-mail um relatório com o desempenho do perfil da empresa. A mensagem mostra:

  • número de pessoas que encontraram a empresa pelo Google;
  • principais palavras-chave que os usuários buscaram;
  • solicitações de rota;
  • visitas ao site;
  • ligações para a empresa;
  • comentários recentes.

5. Ter ideias para melhorar o negócio

O processo de como divulgar seu negócio no Google é contínuo. Você pode ampliar sua presença online com a ajuda da ferramenta, seguindo as dicas que aparecem no perfil.

Faça postagens, usando o conteúdo de outras redes sociais para enriquecer seu perfil no Google Meu Negócio. Mostre as novidades da loja, promoções, vantagens exclusivas para clientes fidelizados.

Aprenda mais dicas de marketing certeiras no post: 6 dicas de marketing digital para e-commerce: o que há além do Ads.

6. Conhecer seus seguidores

Outra funcionalidade vantajosa do Google Meu Negócio é conhecer quem são os seguidores da sua página.

Dentro do menu ‘Clientes’, você pode visualizar o nome de quem está seguindo o seu negócio e, caso eles tenham um perfil no Google, também pode ver suas informações.

Imagine fazer um e-mail marketing especial para os clientes que avaliaram ou seguiram sua página no Google Meu Negócio e enviar de surpresa.

Com certeza, esse bônus inesperado vai ter um efeito positivo que pode animar os seguidores a comprar novamente, aproveitando o benefício que acabaram de receber.

Personalizar ações, aproveitando o potencial de cada canal de comunicação é uma excelente estratégia para aumentar as vendas com marketing digital e fidelizar clientes. #ficaadica.

Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google? Aprenda como cadastrar

Para colocar em prática como divulgar seu negócio no Google é preciso fazer o cadastro na plataforma, é claro. O passo a passo é tão fácil quanto usar e manter a ferramenta atualizada. Confira:

1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em ‘Gerenciar agora’ para fazer o login.

O acesso à plataforma deve ser feito com uma conta Gmail. Caso não tenha ainda, crie uma e volte a essa página.

2. A próxima etapa é ‘Adicionar meu negócio’, onde o usuário preenche o nome do negócio, país, endereço, cidade, estado, CEP, telefone, entre outros dados da empresa. Clique em ‘Continuar’ quando terminar de preencher.

DICA: no cadastro de lojas virtuais marque a opção “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles” já que você pode fazer entregas em várias regiões do país.

3. Faça a confirmação da empresa para autorizar o gerenciamento do perfil no Google Meu Negócio.

4. A confirmação de local é outra etapa importante do cadastro. O Google oferece três opções: por telefone, SMS ou envio de um cartão-postal do Google para o endereço cadastrado na criação da conta.

5. Pronto! Depois dessas quatro etapas você pode inserir outras informações adicionais para enriquecer o seu perfil.

Como manter seu perfil atrativo no Google Meu Negócio?

Se o objetivo é aprender como divulgar meu negócio no Google, nada melhor do que dar informações para quem busca a sua marca ou pelo seu tipo de negócio, não é mesmo?

Sabia que o Brasil foi o segundo país que mais gerou tráfego para o Google no último trimestre de 2020?

Segundo a pesquisa da plataforma Cuponation, 92,58% dos internautas brasileiros usam o Google como buscador principal.

Então, mantendo um perfil atrativo, as chances de aparecer nos resultados das buscas aumentam. Confira algumas dicas do que fazer:

1. Faça publicações diárias

Existe uma sessão no Google Meu Negócio chamada de ‘Postagens’, onde é possível fazer publicações sobre o seu negócio.

Por exemplo: fotos, textos, vídeos, materiais para download, promoções, etc., tudo isso pode ser publicado. Lembre-se: fotos e vídeo devem ter qualidade. Evite imagens pequenas e pixeladas.

Provavelmente, você já faz um planejamento de publicações para as redes sociais, certo? Então, use esse conteúdo no Google também.

Lembre-se que o foco das postagens deve ser gerar valor para o usuários, agregando informações que são decisivas para a compra.

Aproveite a variedade de produtos que você vende e crie conteúdos que ensinam a usar, como escolher, a variedade de cores, a composição, entre outros detalhes.

2. Faça a descrição completa da empresa

Se passou batido ou você não se empenhou tanto na descrição da empresa no momento do cadastro, essa é a hora de criar uma sessão ‘Sobre’ completa.

Este espaço é reservado para que o dono da empresa preencha com a descrição da empresa e o que ela faz.

A primeira dica é usar palavras-chave sobre seu negócio como, por exemplo, “e-commerce de moda fitness feminina plus size”.

Lembre-se de destacar também os diferenciais da sua marca (ex: peças do G ao G5, mostrando qual grade de produtos plus size sua loja atende).

Seja criativo na hora de escrever para que as pessoas conheçam a identidade da sua loja virtual e sejam atraídos a visitar o seu site.

3. Responda todos os comentários

Se você cria um canal de comunicação, seja ativo nele. Não ignore o usuário, pois outros verão e pode gerar um buzz negativo.

Para facilitar a rotina, inclua uma olhada no Google Meu Negócio na sua rotina de checagem junto com as outras redes sociais.

Assim, você separa um momento do dia para responder os comentários de todos os canais, garantindo um bom relacionamento com o cliente.

4. Verifique sua empresa

O recurso de verificação é essencial para a qualificação do seu perfil no Google Meu Negócio.

O objetivo é, primeiro, confirmar que você é o dono verdadeiro daquele negócio, responsável por gerir o perfil e que ele é autêntico.

Segundo, porque facilita a identificação do seu estabelecimento pelo cliente, seja no Google Maps (via endereço) ou nos resultados da pesquisa.

Dessa forma, se você vende online, mas também tem uma loja física, as duas marcas não ficam desassociadas uma da outra.

A verificação pode ser feita de três formas:

  1. por telefone;
  2. SMS;
  3. envio de cartão postal do Google para o endereço cadastrado.

Por telefone é a forma mais rápida e prática. Basta clicar em ‘Verificar agora’ no seu perfil, fornecer o telefone de contato correto, solicitar a ligação e inserir o código.

Depois que o seu perfil é verificado, ninguém além de você pode fazer alterações nas informações do Google Meu Negócio.  

Veja mais detalhes sobre como verificar sua empresa neste link de suporte do Google.

Pronto para divulgar seu negócio no Google?

Agora você pode fazer sua empresa aparecer na pesquisa do Google e aproveitar todas as vantagens dessa ferramenta gratuita.

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