Como descrever um produto para seu e-commerce

E-commerce 7 de Out de 2020

A descrição do produto é o texto que apresenta as características técnicas e funcionais do que está sendo vendido. São textos bem escritos, objetivos e claros que ajudam a aumentar as vendas no e-commerce. Mas então como descrever um produto para venda?

A tarefa de como descrever um produto não é complicada, mas precisa de atenção. Ainda mais quando se cadastra vários produtos de uma vez na loja virtual.

Aparentemente, parece apenas uma tarefa mecânica, mas é muito estratégica para que suas páginas de produtos sejam encontradas e clicadas.

Quer aprender tudo sobre como descrever um produto? Confira as dicas abaixo sobre tudo que não pode faltar e como fazer da forma mais eficiente.

O que é a descrição de um produto?

A descrição de um produto são os textos que explicam o que é, as características e como funciona um determinado produto ou serviço.

Se você vende um serviço online, também é importante criar uma descrição atrativa e que explique o que você oferece e os problemas que resolve.

Exemplo de descrição de um produto no Mercado Livre.

O principal para descrever um produto da melhor forma é pensar em quais são as principais características que o cliente deseja saber antes de comprar.

Dessa forma, cada categoria de produto pode ter uma dinâmica diferente para atender a esses requisitos de forma criativa e atraente.

Continue lendo e saiba o que não pode faltar na hora de descrever um produto para venda online.

Como descrever um produto para venda?

Para te ajudar a cadastrar seus produtos da forma certa, sem precisar de retrabalho, reunimos abaixo as principais características de uma página de produto que devem ser preenchidas.

Confira o que não pode faltar na descrição do produto:

1. Foto

O primeiro detalhe que os usuários veem quando acessam uma página do seu e-commerce é a foto, ou melhor, as fotos porque mostrar o produto nunca é demais.

O celular acima, por exemplo, poderia ter apenas duas imagens: uma da parte da frente da tela e outra da parte de trás. Mas também tem fotos do celular de perfil de ambos os lados. E essa mesma dinâmica segue para mostrar outras opções de cores.

Para conseguir fotos variadas e de qualidade acesse o site do fornecedor, pois é uma fonte garantida para encontrar imagens bem feitas.

DICA: nunca coloque fotos de baixa qualidade ou pixeladas na página dos seus produtos. É um verdadeiro “espanta cliente”, pois é difícil alguém investir na compra de algo que não vê com clareza.

Lembre-se que o cliente está vendo o produto online e quer total garantia de que todos os atributos que ele deseja são atendidos.

2. Título do produto

O segundo detalhe importante de como descrever um produto é o título que descreve o que é o produto que o usuário está vendo nas fotos.

Dê prioridade no título para a palavra-chave principal que os clientes usam na hora de pesquisar seu tipo de produto.

No exemplo acima, ao invés de colocar “Smartphone Samsung” que seria algo totalmente genérico, o vendedor descreve:

  • o modelo (Galaxy A31);
  • a capacidade de memória (128GB);
  • a cor (Prism crush white);
  • o processador (4 GB RAM).

Na categoria de smartphones, esses detalhes são relevantes e os usuários realmente levam em consideração. Não é só o preço!

Se a descrição do produto fosse de uma peça de roupa, por exemplo, os detalhes seriam:

  • tipo de peça: calça, blusa, top, casaco, camisa, etc;
  • modelo: jogger, skinny, reta, ciganinha, de botão, gola alta, etc;
  • material: jeans, linho, moletom, brim, viscose, lycra, etc;
  • cor: lisa, estampada, etc.
Exemplo de descrição de um produto em um e-commerce de moda.

3. Descrição

A descrição é a parte como descrever um produto onde você pode colocar a criatividade para trabalhar. É o momento de ganhar o usuário!

Ele já viu e sabe o que é o produto, mas quer mais informações sobre as características técnicas do produtos, outros atributos, acessórios e benefícios que ele agrega.

DICA: para facilitar a leitura, escreva em tópicos. Assim, você evita blocos que texto que são menos convidativos à leitura.

Leia também: ➤ MELHORES dicas para descrição de anúncio no Mercado Livre.

4. Detalhes específicos

Algumas categorias de produto exigem um detalhamento maior na descrição, pois a informação é importante para a decisão de compra.

Os produtos eletrônicos são um exemplo dessa categoria já que as especificações dos produtos são mais detalhadas.

Na categoria de Moda (vestuário, calçados, acessórios) também é interessante detalhar opções de cores, as medidas em centímetros de cada tamanho da grade para facilitar a comparação, o material da peça, o modelo, tamanho do salto, etc.

5. Preço e frete

Por fim, preço e frete também são informações para não esquecer na hora de como descrever um produto.

O preço sempre fica em destaque no layout das página de produto. Se a sua plataforma de e-commerce oferecer essa opção, inclua a opção de parcelamento.

Também é importante que o layout inclua uma caixa para cálculo do frete, pois o valor da entrega também terá um papel determinante na decisão de comprar ou não.

Por que a descrição do produto é importante?

Aprender como descrever um produto para venda é importante porque:

Atrai o interesse do cliente

Quando o cliente abre a página de um produto e começa a ver as fotos, ler as informações do título, da descrição, calcula o frete, mais atraído e propenso a comprar ele fica.

Tudo isso é importante para a decisão de compra final, pois só investimos nos e-commerces que são confiáveis e que respondem as informações principais.

Aumenta as chances de aparecer melhor nas pesquisas

O Google é o principal buscador onde os usuários fazem suas pesquisas iniciais sobre aquilo que desejam comprar.

O algoritmo do site faz a leitura das páginas através de palavras-chave no título e na descrição dos produtos para posicioná-la nos resultado das buscas.

Daí a importância de criar um título objetivo e uma descrição atraente com variações da palavra-chave principal para subir no posicionamento do site.

Mostra o profissionalismo da loja virtual

Vender online é uma estratégia vantajosa atualmente, mas a concorrência está mais alta. E isso exige que os empreendedores seja ainda mais profissionais.

Cuidados simples como descrever um produto corretamente, fornecendo todas as informações mostra o cuidado com o seu negócio e seus futuros clientes, reforçando a confiança necessária para fechar uma venda.

Gostou das dicas como descrever um produto?

Agora que você sabe como organizar as descrições dos produtos no seu e-commerce pode se dedicar a outras áreas como o controle de estoque dos itens mais vendidos.

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