Como conseguir capital de giro para empresa: 6 opções e quando usar cada uma [+ BÔNUS]

Capital de Giro 24 de Ago de 2018

Capital de giro é o dinheiro que sua empresa tem à disposição para pagar contas e despesas de curto prazo. Por isso, aprender como conseguir capital de giro para empresa vai salvar você do sufoco financeiro, permitindo que a empresa cresça com tranquilidade.

Como conseguir capital de giro para empresa: 6 opções

1. Aporte dos sócios

Se você está se perguntando, “como conseguir capital de giro para minha empresa?”, a primeira sugestão é:  usar suas próprias economias.

Caso você tenha um sócio, os dois podem fazer um aporte financeiro para a empresa. Isso quer dizer que você vai injetar capital seu para fazer a empresa funcionar.

É bastante comum entre os empreendedores do Brasil e pode ser necessário não apenas para começar o negócio, mas também em momentos de crise.

Uma das vantagens em usar o aporte dos sócios para conseguir capital de giro para a empresa é que seu negócio não precisará pagar juros.

Organize uma forma do capital investido voltar para cada um dos sócios que investiram na manutenção da empresa.

2. Renegociação das dívidas e parcelamentos

Essa não é exatamente uma forma de como conseguir capital de giro para empresa, mas é uma maneira de diluir os custos do negócio a curto prazo.

Nesses casos você tenta encaixar as "contas a pagar" dentro do valor de capital de giro que você tem a disposição.

Para optar por esse modelo faça um planejamento financeiro para os meses em que você terá parcelas da negociação.

Não é uma boa ideia fazer uma renegociação e não arcar com o combinado. Além de juros e multas maiores, você perde a credibilidade.

3. Antecipação de recebíveis

Ao antecipar os recebíveis a empresa está antecipando o recebimento de um pagamento de cliente que só seria feito nos próximos meses.

Como a forma de pagamento a prazo é bastante comum e esse caminho oferece juros mais baixos, é comum empreendedores optarem pelo modelo.

Para conseguir a antecipação, vá até uma instituição financeira que faz a antecipação de recebíveis, como as factorings. Você recebe o valor do boleto, cheque ou das vendas do cartão de crédito, quase que imediatamente.

A taxa de juros da antecipação gira em torno de 3 a 12% a.m.

É importante, entretanto, que essa prática não se torne um hábito, para não virar uma bola de neve e você perder muito dinheiro com o pagamento dessas taxas.

Acompanhe seu fluxo de caixa de perto e veja se o valor adiantado agora não fará falta lá na frente. Caso você realmente vá precisar desse valor nos próximos meses, talvez seja melhor buscar por outra maneira de conseguir capital de giro para sua empresa.

Se você se interessou e quer mais informações sobre esse método de conseguir capital de giro para sua empresa, sugerimos que acesse o conteúdo; Como funciona antecipação de recebíveis: quando solicitar?”

4. Sale & Leaseback

É muito comum que empresas que estão e busca de como conseguir capital de giro para minha empresa nunca tenham ouvido falar dessa opção.

Trata-se de um acordo entre um investidor e a empresa que precisa do dinheiro para o capital de giro (ou outro investimento).

Nesse formato, a empresa deve ser proprietária do imóvel em que está alocada. A empresa vende o imóvel para o investidor e começa pagar uma alugue para uso do espaço.

Quando o contrato é encerrado o imóvel volta a ser do proprietário original, ou seja, da empresa.

5. Conta garantida

Provavelmente você á ouviu falar em cheque especial, então, a conta garantida é parecida com esse modelo, mas tem uma vantagem sobre ele: suas taxas são mais atrativas.

Também trata-se de um crédito rotativo, mas o banco recebe uma garantia de pagamento, podendo ser uma hipoteca e até mesmo cheques. É com essa garantia que você consegue uma amortização na taxas.

6. Empréstimos bancários para pessoa jurídica

Essa opção é muito utilizada por empresários de todos os setores, com o objetivo de conseguir capital de giro para a empresa.

É importante que a empresa faça um planejamento financeiro detalhado, com o levantamento de valores reais, antes de solicitar o empréstimo.

Planeje também qual o valor teto da parcela para que ela não se torne mais um problema.

Sugerimos também que a empresa faça uma pesquisa entre os bancos nos quais confia para comparar:

Isso garante que você estará fazendo o melhor negócio possível, com as menores taxas.

Capital de giro: a manutenção da saúde da empresa

O capital de giro é fundamental para o crescimento e o sucesso das empresas. Sem capital de giro suficiente, você terá grandes problemas para:

  • pagar sua equipe;
  • comprar produtos;
  • arcar com o aluguel;
  • pagar outras contas.

Segundo a Endeavor, o capital de giro é o resultado da diferença entre o dinheiro que você tem disponível e os valores que você tem a pagar.

Se você ainda não sabe ao certo o que é e como descobrir a real necessidade de capital de giro da sua empresa, sugerimos que leia o artigo; "De A a Z: Como calcular capital de giro de uma empresa [com fórmulas]".

É importante que você entenda que conhecer esse número fornecerá informações sobre a liquidez de curto prazo de sua empresa.

Como vimos até aqui, existem algumas maneiras de como conseguir capital de giro para empresa. A seguir, entretanto, indicamos mais uma para você aproveitar os benefícios da tecnologia a seu favor!

[Bônus] Plataforma de democratização do crédito

A tecnologia trouxe muitos benefícios para o nosso cotidiano, principalmente para as empresas. No caso de quem está se perguntando “como conseguir capital de giro para minha empresa” não seria diferente.

Com a utilização da tecnologia, é possível que o empresário tenha acesso a um crédito com redução de taxas e de maneira muito mais rápida e fácil do que em um banco tradicional, ou mesmo do que outras modalidades, como as apresentadas aqui.

Mas se você ainda tem medo de fazer transações digitais, sugerimos que leia o material;Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um”. Neste artigo você encontrará dicas importantes para colher o melhor da tecnologia e das transações financeiras online de maneira segura.

O sistema de financiamento online da GYRA+ é 100% seguro e está inserido nessa realidade moderna e empreendedora. A plataforma fornece capital de giro para empresas investirem em seus negócios.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação para empréstimo capital de giro no simulador e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.