Você sabe como comprar de fornecedores de qualidade? Confira dicas para encontrá-los e negociar com eles

Gestão Abr 02, 2020

Ter o próprio negócio é desafiador: envolve gerenciamento financeiro, organização e vários outros fatores. E para oferecer um produto de qualidade e conseguir vender mais, saber como comprar de fornecedores bons é fundamental. Afinal, encontrar parceiros confiáveis, com preços interessantes e qualidade garantida é necessário para o sucesso.

Esta etapa é tão importante que costuma gerar muitas dúvidas e incertezas para o empresário, que não sabe ao certo por onde começar. Antes de tudo, é importante entender que não existe uma fórmula única. Mas algumas atitudes podem tornar este processo mais simples e aumentar as chances de garantir a qualidade dos fornecedores.

Como comprar de fornecedores de qualidade? 3 dicas infalíveis

Pesquise

Comece pelo básico. Utilize ferramentas de pesquisa para encontrar os principais fornecedores dentro do segmento do seu negócio. Nesta pesquisa, não se esqueça de checar a avaliação dos fornecedores.

Explore sites como o Reclame Aqui, por exemplo, e veja o que as pessoas andam dizendo sobre a empresa. No Google, também é possível encontrar análises deste tipo, bem como nas redes sociais.

Sites de associações do setor podem ser boas fontes para encontrar bons fornecedores. E lembre-se de não se contentar com o que dizem as primeiras páginas de pesquisa do Google. Gaste tempo com esta procura.

Saia do computador

É claro que a tecnologia é peça importante desta “saga” para saber como comprar de fornecedores de qualidade. Mas não se deve parar por aí. Ainda que o seu negócio seja 100% digital, esta procura não precisa — e nem deve — ser.

Um erro comum entre empreendedores digitais é minimizar a importância de ser ter um fornecedor que alie preço, qualidade e compromisso com a entrega. Mas mesmo as lojas virtuais exigem dedicação presencial neste momento.

Ir a eventos da área de interesse e trocar experiências com outros empresários e conversar pessoalmente com candidatos a fornecedores podem ajudar e muito a tomar uma decisão acertada.

Portanto, vá atrás, conheça pessoalmente a empresa que vai fornecer os produtos para a sua loja virtual, peça amostras e faça o teste antes de fechar negócio.

Encontre referências

Algumas cidades ou regiões são consideradas referências em determinado produto. Sejam eletrônicos, roupas, calçados ou outros itens: é comum que especialistas em certos setores formem um “polo” específico.

Identifique se o seu segmento possui um polo desse tipo e vá atrás. A vantagem é que as chances são maiores de encontrar e comprar de bons fornecedores.

No vídeo abaixo, do canal E-commerce na Prática, Bruno de Oliveira aborda estas ações para conseguir encontrar fornecedores de qualidade.

Como comprar de fornecedores de qualidade com bom preço

Todo empresário planeja entregar produtos de excelência para seus clientes e, assim, vender mais e ampliar sua margem de lucro. Para isso, é importante descobrir como comprar de fornecedores que atendam às suas exigências e também ofereçam um bom preço.

Afinal, não adianta encontrar um bom fornecedor com valores insustentáveis para o seu negócio, que vão consumir todo o seu caixa. Equilíbrio nas contas é essencial para a sustentabilidade de um comércio.

Quer saber mais? Clique aqui e confira cinco dias para administrar seu fluxo de caixa!

Digamos que você encontrou um fornecedor interessante e chegou a hora de fechar negócio. Mas como assegurar que ele vai oferecer condições interessantes de pagamento?

  • Negocie: conhecer seu fornecedor é importante neste momento. Se vocês já têm uma certa proximidade, conversaram pessoalmente e estabeleceram uma boa relação, a possibilidade é bem maior de que ele esteja aberto a negociar. Caso tenha capital de giro para aplicar, proponha pagar à vista. Com isso, é possível conseguir bons descontos.
  • Feche negócios de longo prazo: se o seu planejamento permite programar as atividades por mais tempo, siga em frente. Tendo mais tempo de trabalho pela frente, você ganha argumentos para negociar condições mais favoráveis com o fornecedor.
  • Compre mais de um produto: outra medida interessante é optar por comprar mais de um produto do mesmo fornecedor. Além de simplificar a gestão do seu negócio, dá para fechar um pacote maior por um preço mais baixo.

Compromisso com a entrega também deve ser observado

O erro de um fornecedor impacta diretamente no desempenho de um comércio eletrônico. Além da qualidade do produto, o empresário precisa ter a certeza de que vai comprar de fornecedores de qualidade e que possuem compromisso com a entrega.

Imagine o que um atraso na entrega dos produtos pode resultar para o negócio? Esta demora será repassada aos clientes e, consequentemente, pode gerar reclamações e críticas, prejudicando a reputação da loja.

Portanto, qualidade, preço e entrega devem formar o tripé na hora de saber como comprar de bons fornecedores. O empreendedor precisa ter a tranquilidade de que seu fornecedor não o deixará “na mão”.

Para se proteger de problemas assim, o melhor caminho continua sendo observar o que outros clientes falam da empresa por aí. Converse com suas conexões, cheque a internet e não se esqueça de se prevenir legalmente contra eventuais problemas. Ao formalizar o contrato de compra, deixe especificado o prazo de entrega que deverá ser respeitado.

Acompanhe o desempenho dos fornecedores

Por fim, é importante não se acomodar. Encontrou um bom fornecedor, estipulou condições interessantes de pagamento e entrega e fechou o contrato? Ótimo! Mas, continue de olho: siga avaliando os indicadores de bom desempenho de seus fornecedores.

Isto significa estar atento ao cumprimento dos prazos, nível de entrega, evolução da tabela de preços, entre outras medidas. Definir estes indicadores e mensurá-los sempre que possível é a maneira mais eficiente de evitar imprevistos para o seu comércio que podem resultar em prejuízos maiores posteriormente.

Tirou suas dúvidas sobre como comprar de fornecedores de qualidade, mas está precisando de capital de giro para fazer as compras e fortalecer o estoque? Precisa de recursos para fechar com aquele fornecedor excelente que vai fazer a diferença? A GYRA+ pode te ajudar nisso.

Em três passos simples você pode ter a ajuda que precisa.

  • Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • Conecte sua conta do Mercado Livre, Mercado Pago, PagSeguro, Bling ou Skyhub;
  • Análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no planejamento do seu negócio.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.