Como começar no Mercado Livre do zero [Passo a passo]

Mercado Livre 26 de Fev de 2021

Já pensou em abrir o próprio negócio na internet, mas tem alguns limites de investimento? Aprender como começar no Mercado Livre do zero pode ser sua porta de entrada no mercado digital.

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e as estatísticas comprovam seu desempenho:

  • são mais de 2 milhões de vendas por dia (23 por segundo);
  • no segundo trimestre de 2020, as vendas aumentaram 123%;
  • o lucro bruto de 2020 foi de US$ 427, 2.

Os números são o resultado do alto tráfego que o Mercado Livre recebe diariamente. Estar em uma plataforma com um número de acessos grande é um dos pontos que ajudam a vender produtos online.

Quer aprender como começar a vender no Mercado Livre e aproveitar essa e outras vantagens a favor do seu negócio? Continue lendo e aprenda!

Por que vender produtos online?

Muitos empreendedores estudam sobre como começar a vender no Mercado Livre porque é uma das portas de entrada para vendas online.

Em 2020, o ano da pandemia, o e-commerce brasileiro cresceu o faturamento em 56,8%, totalizando R$ 41,92 bilhões, segundo uma pesquisa da Abcomm.

As transações online se intensificaram com o isolamento social, mas vender produtos online já era algo em que os lojistas estavam empenhados em investir.

As redes sociais facilitaram a criação de vitrines virtuais e os meios de pagamentos digitais garantem a segurança dos dados nas transações.

Com isso, basta encontrar a plataforma certa para iniciar suas vendas. O Mercado Livre é um dos marketplaces referência no Brasil.

Os vendedores têm uma estrutura completa de vendas no site, incluindo a parte logística, e não precisam pagar taxas mensais para manter suas lojas ativas.

Dessa forma, é possível cortar um gasto do investimento inicial, fortalecendo o planejamento financeiro com ações focadas na manutenção do estoque, fluxo de caixa e bom atendimento ao cliente.

Mas como começar na plataforma? Antes de falarmos das dicas de como começar no Mercado Livre do zero, entenda como criar uma conta no marketplace.

Como criar uma conta no marketplace

Para começar no Mercado Livre do zero, o vendedor pode criar uma conta como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Siga o passo a passo abaixo para criar uma conta

1. Acesse o site do Mercado Livre e clique em ‘Crie a sua conta’ no canto superior direito da tela;

2. Faça o cadastro (aqui vamos considerar o passo a passo para pessoa jurídica) preenchendo CNPJ, Razão social, e-mail, senha e marque a caixa de seleção para aceitar os termos de uso do marketplace;

3. Clique em ‘Continuar’ para finalizar a criação da conta.

Agora, você vai ter uma loja aberta 24h, todos os dias da semana aberta e à disposição de seus futuros clientes!

5 dicas de como começar a vender no Mercado Livre

Com uma conta criada, o vendedor pode começar a vender fazendo anúncios da sua mercadoria.

Aprenda algumas dicas para começar no Mercado Livre do zero com o pé direito.

1. Crie anúncios de produto completos

Uma informação importante sobre como começar no Mercado Livre do zero é saber que o cadastro de produtos na plataforma funciona como um anúncio.

Primeiro, o vendedor precisa definir se vai cadastrar/anunciar um Produto, Veículo, Imóvel ou Serviço.

Depois, um título — que funciona como uma descrição resumida do produto — deve ser acrescentado. O ideal é que ele tenha palavras-chaves, ou seja, os termos que os usuários costumam digitar ao procurar por ele.

Em seguida, aparecem opções de categorias de produtos para que você marque a que corresponde ao seu anúncio. Escolha com precisão, para que seu anúncio apareça na categoria correta para os usuários.

Para finalizar o anúncio, é preciso escolher entre anunciar no Catálogo ou na Lista Geral do Mercado Livre. O primeiro garante um melhor posicionamento e está disponível para algumas categorias de produto.

Preenchendo todos os passos, os vendedores aproveitam melhor as oportunidades de venda.

Aprenda mais no post: Dicas para anunciar no Mercado Livre | Guia do vendedor.

2. Use o Mercado Pago para receber as vendas

Outro ponto importante sobre vender produtos online e como começar no Mercado Livre do zero é o modo de pagamento.

Com a evolução das soluções de venda digital, o Mercado Livre criou várias ferramentas para dar suporte aos vendedores.

Uma dessas ferramentas é o Mercado Pago que funciona como uma conta digital onde o vendedor paga, recebe pagamentos, tem linha de crédito, entre outros benefícios.

Assim, os compradores têm a segurança de fornecer seus dados em um servidor protegido, além de ser mais prático na hora de finalizar a compra.

O Mercado Pago também fornece relatórios das movimentações de vendas e financeiras da sua loja virtual, ajudando no controle de caixa e na gestão financeira.

3. Envie os pedidos pelo Mercado Envios

A logística é um requisito importante de como começar no Mercado Livre do zero. Fechar uma venda é só a primeira etapa, mas o trabalho do vendedor não acaba neste ponto.

A entrega do produto também deve acontecer de forma rápida, segura e, de preferência, sem desvios ou atrasos.

O Mercado Envios é outra ferramenta do Mercado Livre que ajuda os vendedores do marketplace a enviarem seus produtos com segurança.

O envio é feito pelos Correios que tem uma parceria com o Mercado Livre para garantir que os vendedores tenham um preço melhor de frente, além de garantir reembolso em caso de perda, por exemplo.

Ter uma organização logística é fundamental para quem está começando e evita prejuízos com perdas e extravios de mercadorias.

4. Ganhe visibilidade com o ML Publicidade

Quem quer saber como começar no Mercado Livre do zero também precisa conhecer e aproveitar o Mercado Livre Publicidade.

Essa é outra ferramenta que o marketplace oferece para os vendedores da plataforma criarem diversos tipos de campanhas como banners, Products Ads, links, entre outros.

Além disso, o Mercado Livre tem parceria com o Google permitindo que os anúncios apareçam nos resultados das buscas.

O custo dos anúncios é apenas o da comissão cobrada pela venda do produto de acordo com a categoria.

Saiba mais no post: Novas tarifas do Mercado Livre: o que mudou e como se adaptar? [Atualizado 2020]

5. Seja rápido ao responder perguntas dos usuários

Se você vai começar no Mercado Livre do zero precisa ter em mente que um bom atendimento ao cliente é essencial nas vendas online.

Por isso, fique atento às notificações de perguntas sobre seus produtos e responda o mais rápido possível os usuários.

Seja objetivo e cordial como se tivesse atendendo pessoalmente para que o cliente esclareça sua dúvida e goste do atendimento.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais dicas sobre como começar no Mercado Livre do zero. Só dar o play!

Pronto para começar no Mercado Livre do zero?

Gostou de aprender dicas de como começar no Mercado Livre do zero? Esses pontos são essenciais para vender produtos online com sucesso.

Começando por um marketplace, você expõe seu produto para um grande público, não paga para manter sua loja ativa e tornando-se um Mercado Líder ganha credibilidade na plataforma.

Precisa de um apoio financeiro extra para comprar estoque e organizar os primeiros meses de operação?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.