Como administrar uma loja virtual? 5 estratégias de gestão

E-commerce 26 de Mar de 2021

Se você tem um negócio online, aprender como administrar uma loja virtual é crucial para ter sucesso nas vendas. Principalmente com o aumento da concorrência.

Em 2020, o setor de e-commerce deu um salto. O primeiro ano da pandemia do novo coronavírus virou o mercado de cabeça para baixo.

De acordo com uma pesquisa do PayPal Brasil e da BigData Corp, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 40,7% em 2020. O número total de lojas virtuais: 1,3 milhão de novos negócios.

O isolamento social e os fechamentos constantes do comércio de rua impulsionaram as vendas pela internet.

Com isso, é cada vez mais importante investir nos processos de gestão de loja online. Essa organização é o que vai manter seu negócio ativo e em crescimento.

Quer aprender como administrar uma loja virtual? Aprenda cinco dicas básicas que não podem faltar ao administrar um site de vendas.

5 dicas de como administrar loja virtual

Para administrar uma loja virtual é importante focar em três aspectos: gestão financeira, controle de estoque e processos de logística.

Esses pontos puxam outros que envolvem toda a equipe por trás do e-commerce. Continue lendo e confira as dicas para gerenciar uma loja virtual:

1. Faça controle financeiro do negócio

Do investimento inicial até o controle do que entra e sai do caixa semanalmente, o controle financeiro é um ponto essencial de como administrar uma loja virtual.

Muitos negócios digitais fecham antes do primeiro ano e um dos motivos é a má gestão do dinheiro.

Uma loja virtual tem despesas fixas mensais que não podem deixar de ser pagas e devem estar no planejamento financeiro desde o início do negócio.

As despesas com o armazenamento de estoque também são extremamente importantes, pois a conservação dos produtos garante a experiência satisfatória do cliente.

Para evitar embaraço nas contas mantenha planilhas listando:

  • as despesas fixas;
  • as despesas variáveis;
  • as datas de vencimento de cada uma.

Uma forma de equilibrar receita e pagamentos, é analisar os prazos de pagamentos das contas parceladas para alinhar os vencimentos com as datas de entrada de dinheiro.

Os fornecedores também podem ajudar a manter as contas fechando. Negocie novas compras e prazos para não se endividar ou perder a credibilidade com parceiros.

Outra forma simples de organizar o controle financeiro é criando uma conta bancária empresarial, separando totalmente de suas despesas pessoais.

Leia também >>> Como planejar o controle de pagamento de fornecedores: 6 dicas magistrais.

2. Organize seu controle de estoque

O controle de estoque é o segundo ponto crucial de como administrar uma loja virtual. Afinal, sem produtos não existe venda.

E tão frustrante quanto não encontrar, é ver um produto disponível e receber a resposta do vendedor de que o item está esgotado. Muitos compradores não voltam na mesma loja.

Primeiro catalogue todo o estoque e as quantidades disponíveis de cada item. Tenha uma prateleira ou um cômodo exclusivo, arejado e bem iluminado para conseguir se movimentar e fazer contagens quando necessário.

Acompanhe a contagem de estoque na sua plataforma de e-commerce para repor com folga os itens que são vendidos mais rápido.

Por outro lado, veja quais produtos “encalham”, porque e reveja a relevância desses itens e se vale a pena continuar investindo.

Essa análise da rotatividade permite administrar um site de vendas de maneira eficiente e lógica, seguindo o movimento natural do seu negócio.

O controle de estoque pode ser facilitado se a plataforma que você utiliza fornecer relatórios e contagem de produtos na página, por exemplo.

Assim, é possível configurar para a página entrar em modo indisponível automaticamente quando as unidades se esgotarem, evitando que o cliente compre sem existir produto.

3. Tenha processos de logística alinhados

A logística para e-commerce fecha a tríade dos pontos principais de como administrar uma loja virtual. Esse processo da gestão de vendas inclui toda a trajetória do produto até o cliente.

Da seleção do produto no estoque, passando pelo setor de embalagem e emissão de notas fiscais, seguindo, depois, para o despacho até o entregador.

É importante ter cada passo definido e quem serão os responsáveis por manter essa cadeia funcionando.

Esses mesmos profissionais precisam ficar ligados nos pedidos até eles serem recebidos, enviando códigos de rastreio e oferecendo suporte ao cliente quando necessário.

Além da logística habitual, a logística reversa também precisa ter etapas definidas para que o cliente faça sua devolução ou troca sem ruídos no caminho.

O caminho depois que o pedido é despachado até o endereço do cliente é um dos mais desafiadores. Então escolha uma transportadora confiável e se usar os Correios, faça um contrato para garantir mais proteção às mercadorias.

Saiba mais sobre esse processo no post >>> Contrato Correios para e-commerce: entenda como funciona 🔁

4. Analise os resultados das vendas

O fluxo de vendas é resultado dos esforços de marketing e do trabalho ágil da equipe de vendas para que o pedido seja despachado o mais rápido possível.

Por isso, outra tarefa que envolve como administrar uma loja virtual é analisar os resultados das vendas.

Acompanhar se o negócio está evoluindo, estagnado ou caindo permite criar estratégias para melhorar ou se recuperar, dependendo do cenário.

Algumas plataformas fornecem relatórios de vendas automáticos, permitindo selecionar períodos específicos e analisar quais produtos venderam mais, se houve picos de vendas e porque.

É comum as vendas subirem, por exemplo, quando acontece algum lançamento, chega um novo acessório e acontecem promoções.

Saber esses detalhes permite planejar ações de marketing cada vez mais eficientes. Além disso, ajuda a avaliar os canais que mais geram acessos e vendas no site.

5. Ouça o feedback dos clientes

Por último, mas não menos importante, analisar o feedback dos clientes também faz parte de como administrar uma loja virtual.

Além dos números, relatórios e planilhas, o feedback de quem compra sobre o funcionamento de cada processo do seu negócio é muito rico.

Muitos clientes oferecem opiniões pertinentes e que podem indicar uma evolução da empresa ou que é preciso melhorar ainda em alguns aspectos básicos.

Faça pesquisas, leia comentários nas páginas de produtos, posts de redes sociais e reúna opiniões recorrentes e crie planos de ação com base neles. Seus clientes vão gostar de serem ouvidos.

Gostou das dicas de como administrar uma loja virtual?

Quais estratégias de gestão de loja online você já faz ou precisa melhorar? Uma dica extra é usar um sistema integrado, chamado de ERP, para unir todas essas tarefas em um único sistema.

Quer saber mais sobre esse tema? Leia o post: ‘Afinal, quanto custa um sistema ERP? Saiba como estimar o investimento’.

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