Código EAN: O que é e para que serve no Mercado Livre?

Mercado Livre 21 de Jun de 2021

Quando se pensa em começar a vender alguns produtos, os marketplaces como Mercado Livre são sempre uma boa opção para começar, mas você sabia que vai precisar do código EAN? Não sabe o que é? Confira neste artigo o que é o código EAN e para que serve.

Código EAN: o que é?

Este código foi criado na Europa por uma empresa reguladora de comércio chamada GS1, sua sigla significa: Europeu Article Number e apesar de ter sido criado lá no velho continente é um código de barras amplamente utilizado no mundo todo, inclusive no Brasil.

Ele serve para identificar os produtos de forma individual através de 13 dígitos. Dentro desses dígitos existem uma série de informações que podem ser identificadas para que a procedência do produto seja precisa.

Os 3 primeiros dígitos são de identificação do país, no Brasil o número será 789, então se quiser saber se o produto veio mesmo daqui já sabe onde conferir.

Depois temos de 4 a 6 dígitos para identificar a empresa, de 3 a 5 para dizer sobre o produto e mais 1 dígito verificador.

Para que serve o código EAN?

Conforme já dissemos, essa é uma medida de controle e de segurança que permite que vendedores e compradores tenham certeza de tudo que foi emitido e recebido por ambas as partes.

Além disso, a maioria dos marketplaces só permite a venda dos produtos mediante a inserção do código EAN em todos os produtos, por isso, você pretende vender no Mercado Livre, B2W ou CNOVA vai precisar desses 13 dígitos em todos os seus produtos.

Outra finalidade importante quando se pensa neste código universal de produto é o de controle de estoque, quando você descobre como saber o código EAN de um produto fica mais fácil de ter controle dos produtos que entram e que saem.

Como gerar um código EAN?

Bom, agora que você já sabe o que é um código EAN e realmente pretende comercializar seus produtos em um marketplace é preciso gerar os códigos para os seus produtos e o processo é bem simples.

As principais empresas que geram esse código no Brasil são a SCB Brasil e a própria versão da GS1 brasileira que são as referências nesse quesito.

É sempre importante lembrar que o código deve identificar a peça em todas as suas caraterísticas, logo se você vender um calçado em 10 tamanhos diferentes, precisará de um código para cada tamanho, por exemplo.

Outro ponto importante a se destacar é a respeito da reutilização de códigos EAN, mesmo que o produto não tenha sido vendido e tenha saído de circulação, ainda assim o indicado é nunca reutilizar um código.

Isso acontece porque uma vez vinculado a um produto ele tem seu registro nele e por isso o recomendado é sempre criar um novo código EAN.

Como descobrir o código EAN de um produto no Mercado Livre?

Se você como muitos outros pretende vender no maior Marketplace da América Latina precisa saber identificar qual o código universal de um produto no Mercado Livre, afinal precisará usar em todos os seus.

Algo importante a se destacar é que o código de barras não é exibido em seu anúncio, como já dissemos ele contém algumas informações como localização, nome da empresa e etc. Mas esse código só interessa a você, ao seu cliente e ao controle do Mercado Livre, claro.

Ao preencher esse código em seus produtos, você estará dando informações que o próprio Mercado Livre completa ao saber do que se trata.

Por exemplo, se o código diz sobre eletrodoméstico, o próprio Marketplace já preenche outras informações relevantes como dimensões do produto, por exemplo. Desde que não seja um produto artesanal claro.

Para encontrar basta olhar no código de barras na embalagem do seu produto, lembrando que o código EAN possui 13 dígitos e o produto sendo do Brasil começará com 789, porém o Mercado Livre aceita outros códigos como o ISBN e UPC podendo ter de 8 a 14 dígitos dependendo da procedência.

Por fim, uma dúvida comum quando se pensa no que é o código EAN diz respeito a múltiplos produtos que são vendidos. É comum vermos vários anúncios de combos no Mercado Livre e nesse caso como fazer? Apenas um código de barras?

Você pode colocar apenas o código do produto principal, por exemplo: Saco de pancadas+luva de boxe+suporte.

Se o principal for o saco de pancadas e o resto for brinde pode cadastrar apenas ele, no entanto se houverem variáveis de cor e tamanho aí será necessário novos códigos para cada um deles.

E aí, descobriu o que é o código EAN? O que é e para que serve? Pronto para aplicar no seu negócio? Esperamos ter ajudado!

Nós sabemos que dar conta de todos esses processos não é uma tarefa fácil e iniciar um negócio, mesmo online, exige investimento em capital de giro. Por isso a Gyra+ possui algumas soluções que podem te ajudar!

A GYRA+ tem planos de empréstimos ideais para o seu negócio digital. Aqui você consegue o aporte financeiro necessário para alavancar seu negócio. Você faz a solicitação do valor desejado e recebe capital de giro em até 24 HORAS, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado.

Solicite uma proposta em nosso site e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Conheça mais sobre a nossa solução, no vídeo abaixo.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.