Chat para e-commerce: entenda como funciona, as principais vantagens e 6 opções para implementar na sua loja virtual
Para quem trabalha com comércio eletrônico, as ferramentas de chat online podem ser verdadeiras aliadas.
Com o uso de chatbots, é possível oferecer um atendimento mais ágil aos clientes, realizar transações em poucos cliques e otimizar a qualificação das oportunidades de negócio.
A comunicação ocorre em tempo real a partir da troca de mensagens instantâneas, o que favorece o relacionamento entre a marca e seus consumidores.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona um chat online para e-commerce e quais as vantagens de aderir a esse tipo de ferramenta para a sua loja virtual.
Ainda nas próximas linhas, vamos apresentar também 6 opções de ferramentas de chat para e-commerce que você implementar no seu modelo de negócio online:
- Zendesk Chat;
- Jivochat;
- ClickDesk;
- LiveChat;
- Olark;
- Smartsupp.
Como funciona um chat online para e-commerce?
O chatbot online nada mais é do que um software programado para enviar mensagens e interagir com os usuários dessa ferramenta.
Diferente do que muitos pensam, o chat online é mais do que uma alternativa para receber reclamações dos clientes. Na verdade, esse é um recurso que possibilita fortalecer o relacionamento entre a marca e o seu público, divulgar os produtos que ela oferece, recomendar itens, rastrear pedidos e fechar mais vendas online.
Um chatbot para e-commerce pode funcionar basicamente de duas formas. Na primeira, as respostas são pré-programadas. Isso significa que, a depender das perguntas feitas pelos clientes, o robô vai oferecer determinadas respostas.
Se o chatbot não tiver a resposta para a pergunta do usuário, um atendente humano pode assumir a conversa e conduzir as interações daí por diante.
O outro mecanismo de funcionamento do chat para e-commerce é baseado na Inteligência Artificial e Machine Learning. À medida que o usuário interage com o chatbot, ele vai aperfeiçoando a sua linguagem e aprendendo a criar conversas mais personalizadas e fluidas.
Leia também: 5 jeitos de revolucionar — e melhorar — a cobrança com os chatbots
Quais as vantagens de utilizar um chat para e-commerce?
O uso de chat para e-commerce pode representar algumas vantagens para o seu modelo de negócio online. Dentre elas, destacam-se:
- Maior agilidade no atendimento e redução do tempo de espera;
- Escalabilidade nas interações;
- Aumento da produtividade da equipe de atendimento, que só é acionada em casos especiais;
- Personalização do atendimento devido à capacidade de processar grande volume de dados;
- Melhoria na experiência dos usuários;
- Aumento das vendas;
- Recuperação de carrinhos abandonados;
- Redução de custos operacionais de atendimento.
Leia mais: Chatbot para e-commerce: usos e a importância de ter um?
Chat para e-commerce: 6 ferramentas de chatbot online para usar na sua loja virtual
Para que você possa escolher a ferramenta mais adequada para a sua loja virtual, separamos aqui uma lista com 6 opções de chat para e-commerce.
1 - Zendesk Chat
O Zendesk Chat é uma das mais robustas ferramentas de chat online. Com ele, você consegue monitorar em tempo real o atendimento dado a clientes e visitantes da sua loja virtual.
Veja mais sobre essa ferramenta neste vídeo:
2 - Jivochat
O principal atributo do Jivochat é a sua flexibilidade. Na prática, isso significa que você consegue instalar essa ferramenta de chat online nas mais variadas plataformas utilizadas para hospedar o seu comércio eletrônico. É possível também instalar o Jivochat no Messenger do Facebook.
Conheça o posicionamento dessa empresa assistindo a este vídeo:
3 - ClickDesk
O ClickDesk é um sistema de chat para e-commerce que permite realizar integrações com o Gmail, Facebook e Twitter.
Um dos recursos mais interessantes dessa ferramenta é a previsão de chamadas, que possibilita visualizar o que o visitante ou cliente está digitando antes que ele envie a mensagem.
Você também consegue traduzir automaticamente mensagens em mais de 90 idiomas.
4 - LiveChat
O LiveChat é um chat para e-commerce bem completo e que permite compartilhar arquivos de diferentes formatos, configurar notificações, transferir sessões de atendimento e categorizar as conversas.
Os planos para contratação desse software podem ser adaptados às necessidades específicas do seu negócio.
Você pode utilizá-lo tanto na versão web como na versão mobile para Android e iOS.
Vale conferir o vídeo de apresentação da LiveChat, mesmo em inglês:
5 - Olark
O Olark é uma plataforma de chat online para e-commerce em que você consegue ter acesso, em tempo real, a informações como as páginas da sua loja virtual em que os visitantes estão navegando e os itens que eles colocam no carrinho.
Além disso, o Olark pode ser integrado ao Google Analytics, o que otimiza a análise de dados importantes sobre o comportamento e o perfil dos visitantes do seu e-commerce para orientar futuras estratégias.
Outro video em inglês para você conferir mais sobre a ferramenta:
6 - Smartsupp
O Smartsupp está entre as melhores opções de chat online não é à toa. Uma das suas principais funcionalidades é permitir que os visitantes naveguem pelas páginas do seu site enquanto conversam com o atendente pelo chat.
A ferramenta também está disponível na versão mobile, o que facilita a continuidade do atendimento em qualquer lugar.
Você também pode programar mensagens automáticas com o Smartsupp, realizar videochamadas e integrar o chat a várias outras ferramentas que você já utiliza na gestão do seu e-commerce.
Último vídeo gringo para você:
Bom, essas são as principais opções de chat para e-commerce. O que você achou?
Visite o site dessas plataformas e escolha a que combina melhor como seu modelo de negócio.
Saiba mais: Como fazer chatbot 2.0, funcionalidades e por que ter o seu?
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