Carrinho abandonado: 5 dicas para recuperação de vendas

E-commerce 2 de Dez de 2020

Quando se trata de como fazer uma loja virtual vender mais, existe um desafio constante em relação às vendas: a recuperação de carrinho abandonado. Mas o que é isso?

Se voc√™ n√£o associa o nome a a√ß√£o, o carrinho abandonado √© quando um poss√≠vel cliente coloca itens no carrinho, segue at√© a p√°gina de checkout, mas no √ļltimo minuto desiste da compra.

Provavelmente, voc√™, como cliente, j√° fez exatamente isso. ‚ÄúNamorou‚ÄĚ dias e dias um produto, come√ßou a comprar, mas por algum motivo desistiu.

E as raz√Ķes para isso acontecer s√£o diversas. Do valor alto do produto que gera d√ļvidas se √© mesmo um investimento adequado para o momento, o frete muito caro, cadastro muito longo, entre outros.

Como dono de um e-commerce, √© fundamental ficar de olho nesses pedidos que ficam no ‚Äúquase‚ÄĚ, principalmente porque existem estrat√©gias para recuper√°-los e fechar a venda.

Quer saber como fazer? Reunimos as principais dicas para recuperação de carrinho abandonado para aplicar no seu negócio. Confira!

Recuperação de carrinho abandonado: como fazer?

As estratégias de recuperação de carrinho abandonado vão desde campanhas de e-mail até melhorias no site, no atendimento ao cliente e campanhas exclusivas e direcionadas para esse grupo.

Afinal, essa √© uma parcela do seu p√ļblico que est√° totalmente propensa a comprar, pois tiveram proatividade de entrar no site e montar uma compra.

Veja a seguir algumas estratégias para fazer a recuperação de carrinho abandonado:

1. Planeja as a√ß√Ķes de recupera√ß√£o

Antes de colocar qualquer estrat√©gia de venda em pr√°tica, primeiro √© preciso fazer uma an√°lise do cen√°rio para tomar decis√Ķes mais acertadas.

No caso do carrinho abandonado, a situação é bem específica: são clientes que querem comprar, montaram sua compra, mas não a concluíram.

Então analise nas estatísticas da sua plataforma de e-commerce:

  • a quantidade de carrinhos abandonados por m√™s?
  • quanto clientes retornam espontaneamente para concluir a compra?
  • quanto tempo, em m√©dia, os clientes demoram para voltar?

Essas informa√ß√Ķes s√£o essenciais para criar planos de a√ß√£o mais assertivos e com objetivos claros.

Um exemplo de canal muito usado na recuperação de carrinho abandonado é o e-mail marketing para e-commerce. Sabendo o tempo que demora para o cliente retornar, o e-mail pode funcionar como um incentivo para reduzir esse prazo, por exemplo.

O SMS e as redes sociais ‚ÄĒ informa√ß√Ķes que podem ser extra√≠das do cadastro do cliente ‚ÄĒ tamb√©m s√£o outras op√ß√Ķes. As mensagens podem vir acompanhadas de links rastre√°veis para que seja poss√≠vel analisar as convers√Ķes depois.

Tenha uma linguagem informal, próxima e convidativa que expresse a identidade da sua empresa e desperte o interesse pela compra de novo.

2. Revise seu processo de checkout

O checkout é um ponto crucial e onde muitos clientes desistem da compra. Essa etapa é aquela em que o cliente preenche seus dados ou faz/cria seu login para fazer o pagamento.

Por isso, precisa ser o mais objetiva poss√≠vel, mas sem deixar de lado nenhum dos par√Ęmetros de seguran√ßa necess√°rios.

Se a sua loja regista um alto n√ļmero de carrinhos abandonados, analise:

  • se o checkout da sua loja virtual √© muito complicado;
  • se exige muitas informa√ß√Ķes do cliente;
  • se redireciona o processo para outra p√°gina.

Se detectar que é preciso fazer mudanças, aposte no checkout transparente que mantém o cliente dentro do seu site, sem direcioná-lo para uma nova página.

Outra op√ß√£o √© o checkout sem a necessidade de fazer login e senha no sistema. O cliente pode simplesmente preencher direto na p√°gina seus dados pessoais (nome completo, CPF, endere√ßo) e as informa√ß√Ķes de pagamento.

Se optar pelo tradicional login e senha, crie uma p√°gina de cadastro concisa e pe√ßa apenas as informa√ß√Ķes essenciais. A medida que o cliente avan√ßar, ele acaba fornecendo os outros detalhes.

Mas faz√™-lo ‚Äúacelerar‚ÄĚ no fechamento √© crucial para a compra n√£o virar um carrinho abandonado.

Na d√ļvida do que funciona melhor para os seus clientes, fa√ßa testes A/B para testar as op√ß√Ķes e analisar qual performa melhor.

3. Tenha canais de atendimento eficientes

Muitas pessoas desistem de uma compra, pois n√£o conseguem tirar suas d√ļvidas sobre o produto que seja mais espec√≠fica.

Para não errar nesse ponto tão básico e sofrer com um monte de carrinho abandonado, tenha uma seção de perguntas frequentes na sua loja virtual.

Caso venda em um marketplace e n√£o consiga personalizar uma p√°gina. Inclua na descri√ß√£o do produto as respostas para as principais d√ļvidas dos clientes.

Além disso, crie canais de comunicação e tenha um responsável para acompanhá-lo como:

  • um chat virtual para comunica√ß√£o em tempo real;
  • as perguntas do Mercado Livre (que viram um banco de refer√™ncia para outros clientes);
  • coment√°rios e mensagens privadas nas redes sociais.

Quando o cliente se sente acolhido e é bem atendimento, mesmo sem a presença física, as chances de fechar a compra se tornam maiores.

4. Ofereça alguma vantagem

As vantagens são outra estratégia de venda que ajuda a recuperar o carrinho abandonado.

Para não oferecer apenas por oferecer um benefício, pesquise com os clientes o que faz eles abandonarem uma compra.

Use as redes sociais para ter uma visão geral e saber que tipo de vantagem é mais atrativa e determinante.

Depois analise quais s√£o op√ß√Ķes poss√≠veis e quando elas podem ser aplicadas. Afinal, o objetivo √© fazer a venda e n√£o levar preju√≠zo, certo?

A opção mais atrativa é o frete grátis, mas oferecer um brinde ou um cupom de desconto para a próxima compra também pode funcionar.

5. Crie campanhas de remarketing

O remarketing √© uma estrat√©gia de venda muito √ļtil para a recupera√ß√£o de carrinho abandonado. S√£o campanhas de an√ļncio pagas, direcionadas exclusivamente para os clientes que desistiram de compras.

As campanhas de remarketing podem ser feitas via e-mail marketing e tamb√©m pelas redes sociais. Com as informa√ß√Ķes dos clientes, √© poss√≠vel configurar mensagens que ir√£o impact√°-los e chamar sua aten√ß√£o para o carrinho abandonado.

√Č poss√≠vel criar uma abordagem que aciona o cliente logo ap√≥s a compra ser abandonada ou que espera o per√≠odo m√©dio de retorno espont√Ęneo e s√≥ depois faz o disparo.

Gostou das dicas de carrinho abandonado?

As estratégias de venda para recuperação de carrinho carrinho abandonado podem trazer excelentes resultados para o seu negócio.

Além disso, pode indicar a necessidade de investimento na parte técnica para melhorar a experiência do cliente.

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