Carrinho abandonado: 5 dicas para recuperação de vendas

E-commerce 2 de Dez de 2020

Quando se trata de como fazer uma loja virtual vender mais, existe um desafio constante em relação às vendas: a recuperação de carrinho abandonado. Mas o que é isso?

Se você não associa o nome a ação, o carrinho abandonado é quando um possível cliente coloca itens no carrinho, segue até a página de checkout, mas no último minuto desiste da compra.

Provavelmente, você, como cliente, já fez exatamente isso. “Namorou” dias e dias um produto, começou a comprar, mas por algum motivo desistiu.

E as razões para isso acontecer são diversas. Do valor alto do produto que gera dúvidas se é mesmo um investimento adequado para o momento, o frete muito caro, cadastro muito longo, entre outros.

Como dono de um e-commerce, é fundamental ficar de olho nesses pedidos que ficam no “quase”, principalmente porque existem estratégias para recuperá-los e fechar a venda.

Quer saber como fazer? Reunimos as principais dicas para recuperação de carrinho abandonado para aplicar no seu negócio. Confira!

Recuperação de carrinho abandonado: como fazer?

As estratégias de recuperação de carrinho abandonado vão desde campanhas de e-mail até melhorias no site, no atendimento ao cliente e campanhas exclusivas e direcionadas para esse grupo.

Afinal, essa é uma parcela do seu público que está totalmente propensa a comprar, pois tiveram proatividade de entrar no site e montar uma compra.

Veja a seguir algumas estratégias para fazer a recuperação de carrinho abandonado:

1. Planeja as ações de recuperação

Antes de colocar qualquer estratégia de venda em prática, primeiro é preciso fazer uma análise do cenário para tomar decisões mais acertadas.

No caso do carrinho abandonado, a situação é bem específica: são clientes que querem comprar, montaram sua compra, mas não a concluíram.

Então analise nas estatísticas da sua plataforma de e-commerce:

  • a quantidade de carrinhos abandonados por mês?
  • quanto clientes retornam espontaneamente para concluir a compra?
  • quanto tempo, em média, os clientes demoram para voltar?

Essas informações são essenciais para criar planos de ação mais assertivos e com objetivos claros.

Um exemplo de canal muito usado na recuperação de carrinho abandonado é o e-mail marketing para e-commerce. Sabendo o tempo que demora para o cliente retornar, o e-mail pode funcionar como um incentivo para reduzir esse prazo, por exemplo.

O SMS e as redes sociais — informações que podem ser extraídas do cadastro do cliente — também são outras opções. As mensagens podem vir acompanhadas de links rastreáveis para que seja possível analisar as conversões depois.

Tenha uma linguagem informal, próxima e convidativa que expresse a identidade da sua empresa e desperte o interesse pela compra de novo.

2. Revise seu processo de checkout

O checkout é um ponto crucial e onde muitos clientes desistem da compra. Essa etapa é aquela em que o cliente preenche seus dados ou faz/cria seu login para fazer o pagamento.

Por isso, precisa ser o mais objetiva possível, mas sem deixar de lado nenhum dos parâmetros de segurança necessários.

Se a sua loja regista um alto número de carrinhos abandonados, analise:

  • se o checkout da sua loja virtual é muito complicado;
  • se exige muitas informações do cliente;
  • se redireciona o processo para outra página.

Se detectar que é preciso fazer mudanças, aposte no checkout transparente que mantém o cliente dentro do seu site, sem direcioná-lo para uma nova página.

Outra opção é o checkout sem a necessidade de fazer login e senha no sistema. O cliente pode simplesmente preencher direto na página seus dados pessoais (nome completo, CPF, endereço) e as informações de pagamento.

Se optar pelo tradicional login e senha, crie uma página de cadastro concisa e peça apenas as informações essenciais. A medida que o cliente avançar, ele acaba fornecendo os outros detalhes.

Mas fazê-lo “acelerar” no fechamento é crucial para a compra não virar um carrinho abandonado.

Na dúvida do que funciona melhor para os seus clientes, faça testes A/B para testar as opções e analisar qual performa melhor.

3. Tenha canais de atendimento eficientes

Muitas pessoas desistem de uma compra, pois não conseguem tirar suas dúvidas sobre o produto que seja mais específica.

Para não errar nesse ponto tão básico e sofrer com um monte de carrinho abandonado, tenha uma seção de perguntas frequentes na sua loja virtual.

Caso venda em um marketplace e não consiga personalizar uma página. Inclua na descrição do produto as respostas para as principais dúvidas dos clientes.

Além disso, crie canais de comunicação e tenha um responsável para acompanhá-lo como:

  • um chat virtual para comunicação em tempo real;
  • as perguntas do Mercado Livre (que viram um banco de referência para outros clientes);
  • comentários e mensagens privadas nas redes sociais.

Quando o cliente se sente acolhido e é bem atendimento, mesmo sem a presença física, as chances de fechar a compra se tornam maiores.

4. Ofereça alguma vantagem

As vantagens são outra estratégia de venda que ajuda a recuperar o carrinho abandonado.

Para não oferecer apenas por oferecer um benefício, pesquise com os clientes o que faz eles abandonarem uma compra.

Use as redes sociais para ter uma visão geral e saber que tipo de vantagem é mais atrativa e determinante.

Depois analise quais são opções possíveis e quando elas podem ser aplicadas. Afinal, o objetivo é fazer a venda e não levar prejuízo, certo?

A opção mais atrativa é o frete grátis, mas oferecer um brinde ou um cupom de desconto para a próxima compra também pode funcionar.

5. Crie campanhas de remarketing

O remarketing é uma estratégia de venda muito útil para a recuperação de carrinho abandonado. São campanhas de anúncio pagas, direcionadas exclusivamente para os clientes que desistiram de compras.

As campanhas de remarketing podem ser feitas via e-mail marketing e também pelas redes sociais. Com as informações dos clientes, é possível configurar mensagens que irão impactá-los e chamar sua atenção para o carrinho abandonado.

É possível criar uma abordagem que aciona o cliente logo após a compra ser abandonada ou que espera o período médio de retorno espontâneo e só depois faz o disparo.

Gostou das dicas de carrinho abandonado?

As estratégias de venda para recuperação de carrinho carrinho abandonado podem trazer excelentes resultados para o seu negócio.

Além disso, pode indicar a necessidade de investimento na parte técnica para melhorar a experiência do cliente.

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