Cálculo do frete: principais fatores que influenciam o preço de entrega

E-commerce 16 de Nov de 2020

O cálculo do frete é uma etapa importante do processo de venda tanto para o vendedor quanto para o cliente. E podemos dizer também é que um fator decisivo de compra e um dos motivos pelos quais os carrinhos são abandonados.

Uma pesquisa da Forrester Research apontou que aproximadamente metade dos lojistas virtuais entrevistados sofrem com taxas superiores a 50% de carrinhos abandonados.

Vender em marketplace é uma tarefa que exige muito planejamento desde a escolha da categoria de produto até o preço final da mercadoria e, claro, a taxa de frete.

Por isso, é importante saber todos os fatores envolvidos no cálculo desse serviço, o que torna a logística de entrega mais segura e os cuidados necessários que impactam o valor cobrado por transportadoras e pelos Correios.

Continue lendo e entenda tudo que influencia no cálculo do frete:

1. Peso e dimensões das embalagens

2. Categoria do produto

3. Inclusão de Ad Valorem

4. Distância da entrega

5. Áreas de risco ou de difícil entrega

6. Tipo de entrega

7. Impostos

Tudo sobre cálculo do frete: 7 fatores importantes

Quando o consumidor coloca o CEP na página do produto para saber o frete para recebê-lo em casa não imagina quantas informações são extraídas de uma informação tão simples.

Talvez nem você como vendedor saiba tudo que impacta no valor da taxa de frete, mas é essencial se informar para, inclusive, melhorar a qualidade desse serviço no seu e-commerce.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos os principais fatores que influenciam no cálculo do frete.

1. Peso e dimensões das embalagens

Para começar a entender o cálculo do frete vamos começar pelos fatores básicos: peso e dimensões (altura x largura x comprimento) do pacote.

Seguindo a lógica, quanto maior e mais pesado for a embalagem do produto, maior será o valor de envio. A regra vale tanto nas transportadoras quanto nos Correios que são as prestadoras desse serviço.

Quem vende pelo Mercado Livre, por exemplo, se orienta em relação aos custos de envio por uma tabela que considera o peso dos produtos para fazer o cálculo do frete.

Além do peso do produto, as dimensões da embalagem também possuem diretrizes específicas, pois o produto deve caber nela e ficar protegido. Por isso, é preciso ter em mente que esses fatores vão impactar a taxa de frete para seus clientes.

2. Categoria do produto

Pegando o gancho do fator #1, vamos falar da categoria do produto que é outro fator que interfere no cálculo do frete.

Um lojista que vende cartuchos de impressão e outro que vende televisão possuem despesas com taxa de frete completamente diferentes.

Tanto se usar os Correios quanto se contratar uma transportadora cada um será cobrado de uma forma. Isso porque o peso dos produtos são diferentes e o tamanho das embalagens também.

Portanto, quando você decidir abrir uma loja virtual, pense estrategicamente na categoria do produto que você vai vender, tendo em vista já o cálculo do frete.

Produtos perecíveis, frágeis ou de maior valor

Características como durabilidade, fragilidade e preço também estão relacionados com a categoria do produto e isso faz diferença no cálculo do frete. Reforço de embalagem, transporte especializado podem aumentar os custos.

3. Inclusão de Ad Valorem

No caminho entre o centro de distribuição e a casa do cliente podem acontecer inúmeros imprevistos e para evitar prejuízos pode ser incluída uma taxa de ad valorem.

Mas o que é Ad Valorem? De forma resumida, essa é uma tarifa incluída na taxa de frete para cobrir gastos com segurança, possíveis acidentes ou até roubos.

O valor do ad valorem entra no cálculo do frete de acordo com o valor total registrado na emissão da nota fiscal.

Então quem vende eletrônicos, por exemplo, como televisores, celulares e outros precisam pensar na segurança e, consequentemente, na inclusão do ad valorem. Uma loja de incensos, por outro lado, não precisaria adicionar esse custo na taxa de frete.

4. Distância da entrega

Outro fator determinante no cálculo do frete é a distância percorrida fazer a entrega desde o seu ponto de origem. Ou seja, quantos quilômetros os Correios ou a transportadora terá que fazer para entregar a compra do cliente.

Via de regra, o raciocínio é simples: quanto mais distante for a cidade, maior será o frete. Por isso, é muito importante incluir a ferramenta de cálculo nas páginas dos produtos.

O valor é fornecido de acordo com o CEP informado, o que contribui posteriormente para que o entregador chegue até o cliente com precisão.

5. Áreas de risco ou de difícil entrega

As prestadoras de serviço também consideram no cálculo do frete para os e-commerces se os seus funcionários terão que entrar em áreas consideradas de risco de uma cidade ou que possui difícil acesso.

Esses fatores podem exigir mudança no tipo de transporte, além de mais tempo para fazer a entrega, o que naturalmente resulta em uma taxa de frete mais cara.

6. Tipo de entrega

Existem tipos diferentes de serviço de entrega que um lojista pode oferecer para um cliente da sua loja virtual. E, claro, cada um deles terá um valor.

Neste tópico, especificamente, a diferenciação entre os tipos de frete varia de acordo com o prazo de entrega. Quanto mais rápido o cliente quiser receber, maior será o frete cobrado.

Nos Correios, por exemplo, existe o PAC que é o tipo de entrega econômica e o Sedex que é o serviço premium e muito mais rápido.

Nas transportadoras existe:

  • entrega econômica: a taxa de frete é pequena, mas o tempo de entrega é maior;
  • entrega padrão: o cálculo do frete fica na média, um pouco maior que o econômico, mas o tempo de espera diminui;
  • entrega express: o valor do frete é alto, mas chega bem mais rápido na casa do cliente.

A maioria dos consumidores fica na média, mas também é importante considerar os que topam pagar mais caro para receber rápido. Por isso, não deixe essa opção de fora.

Logística reversa

Outro detalhe importante sobre cálculo do frete é a logística reversa para e-commerce, ou seja, quando a mercadoria faz o caminho de volta para a origem.

Seja troca, devolução ou desistência, é importante garantir a segurança da mercadoria. Não deixe esse detalhe de lado e inclua esse processo na sua logística.

7. Impostos

Como um tipo de serviço, o frete é tarifado com alguns impostos obrigatórios como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e TRT (Taxa de Restrição ao Trânsito).

Essa cobrança é padrão para o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual e cobre pedágios e outras despesas da logística. Por isso, são também considerados no cálculo do frete.

Gostou de entender melhor sobre cálculo de frete?

Uma logística eficiente é fundamental para fidelizar seus clientes, pois essa parte do serviço precisa ter qualidade e realmente cumprir o prazo informado ao cliente.

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Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan