Cadastro de produtos no e-commerce: 6 dicas essenciais para sua loja

E-commerce 3 de Nov de 2021

Você acha que para fazer cadastro de produtos em e-commerce basta colocar um título, uma imagem e o preço?

Se a sua resposta foi sim, a sua loja virtual está perdendo um detalhe importante da estratégia de marketing digital.

O cadastro de produtos para comércio eletrônico é essencial para permitir que as páginas de produtos sejam encontradas quando o usuário pesquisar pelo seu tipo de produto.

Então, se o título do produto não tiver as palavras corretas, a descrição for incompleta e a imagem for única e de baixa qualidade, seu e-commerce não terá o retorno desejado.

Mas como fazer cadastro de produtos em e-commerce para conseguir aumentar as visitas no site e atrair cada vez mais usuários?

Continue a leitura e entenda a importância dessa tarefa para as vendas online e dicas passo a passo de como fazer.

Qual a importância do cadastro de produtos para comércio eletrônico?

Em uma loja física, o vendedor é quem mostra o produto, apresentada a variedade de cores, as funções que ele tem ou os números disponíveis.

Já em uma loja virtual, o vendedor não existe, então, são as informações disponíveis na página do produto que informam tudo que o usuário precisa saber sobre um determinado item.

Por isso, o cadastro de produtos em e-commerce é uma tarefa estratégica, que destaca sua loja das concorrentes. Afinal, se o cliente é bem atendido, as chances dele comprar aumentam.

Uma loja virtual bem organizada também mostra o profissionalismo e a seriedade do site, o que também aumenta a confiança de comprar online.

Tudo isso contribui para que cada usuário que acessa o seu e-commerce tenha uma boa experiência e compartilhe sobre ela com outras pessoas.

Como fazer o cadastro de produtos no e-commerce?

Para te ajudar a melhorar ou fazer o cadastro de produtos e-commerce pela primeira vez, reunimos seis dicas que você não pode deixar de seguir.

Os principais pontos para fazer o cadastro de produtos para comércio eletrônico são:

  • Organize seus produtos por categoria
  • Pesquise as palavras-chave mais relevantes para cada produto
  • Crie títulos atrativos
  • Faça descrições completas
  • Inclua um carrossel de imagem
  • Ilustre os produtos com vídeos

Confira em detalhes cada passo.

1. Organize seus produtos por categoria

O primeiro passo para fazer o cadastro de produtos e-commerce é organizar produtos por categoria.

Mesmo se o seu e-commerce é focado em apenas um tipo de produto, você pode criar essa divisão.

Por exemplo, você vende smartphones. Nesse caso, as categorias serão as marcas de cada aparelho. Se o sistema de cadastro da sua plataforma de e-commerce permitir, crie subcategorias com os modelos de smartphones de cada marca.

Outras categoria pode ser a de acessórios e suas subcategorias podem incluir:

  • películas;
  • capinhas de proteção;
  • fones de ouvido;
  • produto para limpeza de tela;
  • suporte de mesa, etc.

Depois de definir todas as categorias e subcategorias de produto, você vai criar essa organização dentro da sua plataforma de e-commerce.

2. Pesquise as palavras-chave mais relevantes para cada produto

Palavras-chave são termos que os usuários digitam quando pesquisam algum por alguma coisa na internet. Mas por que saber isso, não é mesmo?

As palavras-chave são a base da técnica de SEO, que significa otimização para mecanismos de busca em português. Ou seja, é uma forma de estruturar seu e-commerce para que suas páginas apareçam nos resultados das buscas.

Então, pesquise as palavras-chave mais usadas pelos usuários para pesquisar sobre o tipo de produto que você vende.

Mas como fazer isso? O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que mostra o volume de pesquisa para uma determinada palavra ou termo. Também mostra palavras relacionadas a principal que foi pesquisada.

O objetivo é incluir os termos que os usuários digitam na busca nos textos de descrição do produto, nos títulos, no nome dos arquivos, etc.

3. Crie títulos atrativos

O título é uma parte muito importante do cadastro de produtos e-commerce. Afinal, é a primeira coisa que o usuário lê sobre o produto.

Por isso, o objetivo é que o título seja objetivo e informe de maneira direta as principais características do produto. Por exemplo:

  • ao invés de colocar no título apenas “iPhone 13 Dourado”,
  • o ideal é colocar “Apple iPhone 13 Pro Dourado 128GB Tela 6.1 pol. 5G”.

Dessa forma, você consegue passar o máximo de informação e todos esses detalhes são importantes, pois o usuário que compra iPhone tem um modelo, cor, tamanho e capacidade de armazenamento para o aparelho que deseja comprar.

E não se esqueça de incluir a palavra-chave principal no título, pois será um detalhe essencial para o SEO do e-commerce.

4. Faça descrições completas

A próxima etapa do cadastro de produtos no e-commerce é criar as descrições dos produtos.

Para não esquecer de nenhum detalhe relevante, se coloque na posição de usuário e pense nas principais informações que você quer saber quando compra o tipo de produto que vai ser vendido.

Dessa forma, você consegue escrever em detalhes todos os produtos. Otimize os textos usando a palavra-chave principal e termos relacionados.

Se for importante, inclua uma sessão de perguntas e respostas curtas para dúvidas frequentes.

5. Inclua um carrossel de imagem

O usuário gosta de ver detalhes do produto, especialmente comprando online, pois ele não pode pegar o item nas mãos. Por isso, ter um carrossel de fotos valoriza a página na hora do cadastro de produtos no e-commerce.

Pesquise no site do fornecedor para fazer o download de fotos prontas e em alta qualidade. Caso não tenha, produza suas próprias fotos em um ambiente com boa iluminação.

Aprenda dicas para fazer boas imagens no artigo: Dicas de fotos para loja virtual: da produção a postagem 📷

6. Ilustre os produtos com vídeos

Vídeo mostrando todos os ângulos do produto, vídeo de unboxing com opinião, vídeo com dicas de uso.

Todos esses formatos são atrativos e os usuários realmente pesquisam e gostam de assistir antes de comprar.

Planeje a criação desse conteúdo, pois ele é mais trabalhoso, e atualize o cadastro de produtos no e-commerce depois. Esse é um detalhe, inclusive, que você pode usar para divulgar como diferencial do seu site.

Gostou das dicas de cadastro de produtos online?

Os detalhes acima são básicos na hora de fazer o cadastro de produtos no e-commerce. Então, se você está começando sua loja virtual, escolha uma plataforma que permite incluir todos esses detalhes.

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