Cadastro de produtos no e-commerce: 6 dicas essenciais para sua loja

E-commerce 3 de Nov de 2021

Você acha que para fazer cadastro de produtos em e-commerce basta colocar um título, uma imagem e o preço?

Se a sua resposta foi sim, a sua loja virtual está perdendo um detalhe importante da estratégia de marketing digital.

O cadastro de produtos para comércio eletrônico é essencial para permitir que as páginas de produtos sejam encontradas quando o usuário pesquisar pelo seu tipo de produto.

Então, se o título do produto não tiver as palavras corretas, a descrição for incompleta e a imagem for única e de baixa qualidade, seu e-commerce não terá o retorno desejado.

Mas como fazer cadastro de produtos em e-commerce para conseguir aumentar as visitas no site e atrair cada vez mais usuários?

Continue a leitura e entenda a importância dessa tarefa para as vendas online e dicas passo a passo de como fazer.

Qual a importância do cadastro de produtos para comércio eletrônico?

Em uma loja física, o vendedor é quem mostra o produto, apresentada a variedade de cores, as funções que ele tem ou os números disponíveis.

Já em uma loja virtual, o vendedor não existe, então, são as informações disponíveis na página do produto que informam tudo que o usuário precisa saber sobre um determinado item.

Por isso, o cadastro de produtos em e-commerce é uma tarefa estratégica, que destaca sua loja das concorrentes. Afinal, se o cliente é bem atendido, as chances dele comprar aumentam.

Uma loja virtual bem organizada também mostra o profissionalismo e a seriedade do site, o que também aumenta a confiança de comprar online.

Tudo isso contribui para que cada usuário que acessa o seu e-commerce tenha uma boa experiência e compartilhe sobre ela com outras pessoas.

Como fazer o cadastro de produtos no e-commerce?

Para te ajudar a melhorar ou fazer o cadastro de produtos e-commerce pela primeira vez, reunimos seis dicas que você não pode deixar de seguir.

Os principais pontos para fazer o cadastro de produtos para comércio eletrônico são:

  • Organize seus produtos por categoria
  • Pesquise as palavras-chave mais relevantes para cada produto
  • Crie títulos atrativos
  • Faça descrições completas
  • Inclua um carrossel de imagem
  • Ilustre os produtos com vídeos

Confira em detalhes cada passo.

1. Organize seus produtos por categoria

O primeiro passo para fazer o cadastro de produtos e-commerce é organizar produtos por categoria.

Mesmo se o seu e-commerce é focado em apenas um tipo de produto, você pode criar essa divisão.

Por exemplo, você vende smartphones. Nesse caso, as categorias serão as marcas de cada aparelho. Se o sistema de cadastro da sua plataforma de e-commerce permitir, crie subcategorias com os modelos de smartphones de cada marca.

Outras categoria pode ser a de acessórios e suas subcategorias podem incluir:

  • películas;
  • capinhas de proteção;
  • fones de ouvido;
  • produto para limpeza de tela;
  • suporte de mesa, etc.

Depois de definir todas as categorias e subcategorias de produto, você vai criar essa organização dentro da sua plataforma de e-commerce.

2. Pesquise as palavras-chave mais relevantes para cada produto

Palavras-chave são termos que os usuários digitam quando pesquisam algum por alguma coisa na internet. Mas por que saber isso, não é mesmo?

As palavras-chave são a base da técnica de SEO, que significa otimização para mecanismos de busca em português. Ou seja, é uma forma de estruturar seu e-commerce para que suas páginas apareçam nos resultados das buscas.

Então, pesquise as palavras-chave mais usadas pelos usuários para pesquisar sobre o tipo de produto que você vende.

Mas como fazer isso? O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que mostra o volume de pesquisa para uma determinada palavra ou termo. Também mostra palavras relacionadas a principal que foi pesquisada.

O objetivo é incluir os termos que os usuários digitam na busca nos textos de descrição do produto, nos títulos, no nome dos arquivos, etc.

3. Crie títulos atrativos

O título é uma parte muito importante do cadastro de produtos e-commerce. Afinal, é a primeira coisa que o usuário lê sobre o produto.

Por isso, o objetivo é que o título seja objetivo e informe de maneira direta as principais características do produto. Por exemplo:

  • ao invés de colocar no título apenas “iPhone 13 Dourado”,
  • o ideal é colocar “Apple iPhone 13 Pro Dourado 128GB Tela 6.1 pol. 5G”.

Dessa forma, você consegue passar o máximo de informação e todos esses detalhes são importantes, pois o usuário que compra iPhone tem um modelo, cor, tamanho e capacidade de armazenamento para o aparelho que deseja comprar.

E não se esqueça de incluir a palavra-chave principal no título, pois será um detalhe essencial para o SEO do e-commerce.

4. Faça descrições completas

A próxima etapa do cadastro de produtos no e-commerce é criar as descrições dos produtos.

Para não esquecer de nenhum detalhe relevante, se coloque na posição de usuário e pense nas principais informações que você quer saber quando compra o tipo de produto que vai ser vendido.

Dessa forma, você consegue escrever em detalhes todos os produtos. Otimize os textos usando a palavra-chave principal e termos relacionados.

Se for importante, inclua uma sessão de perguntas e respostas curtas para dúvidas frequentes.

5. Inclua um carrossel de imagem

O usuário gosta de ver detalhes do produto, especialmente comprando online, pois ele não pode pegar o item nas mãos. Por isso, ter um carrossel de fotos valoriza a página na hora do cadastro de produtos no e-commerce.

Pesquise no site do fornecedor para fazer o download de fotos prontas e em alta qualidade. Caso não tenha, produza suas próprias fotos em um ambiente com boa iluminação.

Aprenda dicas para fazer boas imagens no artigo: Dicas de fotos para loja virtual: da produção a postagem 📷

6. Ilustre os produtos com vídeos

Vídeo mostrando todos os ângulos do produto, vídeo de unboxing com opinião, vídeo com dicas de uso.

Todos esses formatos são atrativos e os usuários realmente pesquisam e gostam de assistir antes de comprar.

Planeje a criação desse conteúdo, pois ele é mais trabalhoso, e atualize o cadastro de produtos no e-commerce depois. Esse é um detalhe, inclusive, que você pode usar para divulgar como diferencial do seu site.

Gostou das dicas de cadastro de produtos online?

Os detalhes acima são básicos na hora de fazer o cadastro de produtos no e-commerce. Então, se você está começando sua loja virtual, escolha uma plataforma que permite incluir todos esses detalhes.

Precisa de capital para investir em um bom site, a GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.