Como fazer anúncios de produtos na internet? Passo a Passo

Marketing 24 de Jan de 2022

Tem uma loja virtual e quer aprender como fazer anúncios na internet? Então, este artigo é para você.

Existem inúmeras possibilidades de formatos e plataformas de anúncios disponíveis para você investir e também opções gratuitas.

Atualmente, o mercado brasileiro de e-commerce tem 1,6 milhão de empresas em funcionamento. Desse total, 52% são de pequenos negócios.

Com tantas lojas em funcionamento, é seguro dizer que toda empresa tem concorrência.

Os anúncios na internet são uma das formas de ganhar visibilidade do mercado e fechar mais vendas.

As ferramentas de anúncio aumentam o alcance dos seus produtos, campanhas e da própria imagem da marca.

Já pensou em investir, mas não sabe por onde começar e nem como fazer anúncios na internet?

Continue a leitura e aprenda o passo a passo para anunciar como um expert.

5 etapas para fazer anúncios na internet

Antes de começar a abrir plataformas, é importante ter um planejamento básico para entender porque e como anúncios na internet podem ser úteis para o seu negócio.

Afinal, não se trata apenas de uma propaganda pura e simples. Para chegar nos resultados desejados, seus anúncios precisam ter um bom conteúdo, assim como toda estratégia de marketing do seu negócio.

Confira o passo a passo abaixo e aprenda como fazer anúncios na internet:

1. Tenha um perfil de público-alvo

O primeiro passo para montar um anúncio na internet é ter um público-alvo definido, ou seja, saber para qual perfil de cliente seu negócio deseja vender.

Você pode explorar melhor essa análise para criar uma persona que detalha melhor como é o perfil do cliente, aprofundando nos seus interesses e contexto de vida.

Entre várias descobertas interessantes, você pode saber quais canais de marketing seus público está e quais ferramentas ele usa para pesquisar os produtos que deseja comprar.

2. Defina um objetivo para cada campanha de anúncio

O próximo passo para fazer anúncios na internet eficientes é definir um objetivo para cada campanha criada.

Gastar por gastar não é inteligente e você nunca saberá o retorno que o investimento gerou.

Então, planeje as campanhas sejam elas de lançamento, promoção, cupom de desconto e defina uma meta de vendas, por exemplo, para avaliar o desempenho dos anúncios.

3. Defina um valor de investimento

O terceiro passo é analisar o valor de investimento disponível para anúncios na internet.

Como a dinâmica do mercado digital é muito rápida, o ideal é manter um investimento constante em anúncios.

Use como base sua planilha de controle financeiro para e-commerce para analisar qual valor pode ser destinado para o investimento em propaganda.

4. Faça testes em diferentes canais

No quarto passo, a ideia é descobrir onde seus anúncios na internet funcionam melhor. Para isso, a melhor maneira é fazer testes.

Na definição do público-alvo você já descobriu em quais redes sociais e por quais outros canais digitais seu público prefere se comunicar com marcas como a sua.

Então, pesquise essas ferramentas de anúncios, a margem de gastos e liste aquelas com maior potencial para fazer testes. Assim, você pode investir para valer nas que trouxerem resultados melhores.

Leia também >>> Canal de venda para e-commerce: 6 opções para vender mais online.

5. Analise os resultados das campanhas

Por fim, fechando o passo a passo para fazer anúncios na internet, temos a análise dos resultados alcançados.

O objetivo é não perder tempo e nem dinheiro em estratégias e canais que não tragam engajamento do público.

Então, acompanhe os resultados de cada plataforma de anúncio e faça os ajustes necessários para conseguir divulgar seus produtos.

Onde anunciar? Melhores ferramentas de anúncio online

Agora que você já sabe como fazer anúncios na internet, vamos explorar algumas ferramentas de anúncio que são bastante utilizadas para divulgar produtos. Confira!

Marketplaces

Os marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, entre outros são excelentes canais para anunciar produtos na internet.

Os marketplaces não cobram para as empresas usarem a infraestrutura de seus sites para vender produtos. Essas plataformas só recebem uma porcentagem em cima das vendas fechadas.

O que é realmente vantajoso, é que os marketplaces tem um grande volume de acessos diários, o que favorece os produtos serem encontrados.

No Mercado Livre, existem opções de anúncios dentro do marketplace para posicionar melhor o anúncio dos produtos. Entenda como funciona no artigo: O que é Mercado Livre Ads? Para que serve e como usar essa ferramenta.

Google Shopping

Já reparou que quando você faz a busca por um produto no Google, no topo da página de resultados aparece uma fileira de imagens com preços? Igual na figura abaixo:

Esses anúncios são referentes ao Google Shopping que é uma das opções de anúncios pagos oferecidos pela plataforma de anúncios Google Ads.

Dessa forma, o consumidor pode comparar preços mais facilmente e as marcas ganham acesso a uma posição privilegiada nos resultados das buscas.

Aprenda neste outro artigo: Como anunciar no Google Shopping e ampliar as vendas [Guia].

Facebook Ads

O Facebook Ads é outra ferramenta de anúncios na internet em que vale a pena anunciar.

A plataforma permite fazer anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, duas redes sociais que concentram mais de 4 bilhões de usuários somadas.

A vantagem do Facebook Ads é poder segmentar detalhadamente o público de cada anúncio e ainda controlar o valor de investimento para não sair do seu orçamento.

Marketing de afiliados

Outra opção de ferramenta para anúncios são as plataformas de marketing de afiliados.

Nessa estratégia, um vendedor se associa a um produtor/marca e ganha uma comissão recomendando seus produtos físicos ou digitais.

Quanto mais pessoas recomendarem seus produtos, maior a oportunidade de fechar mais vendas. E pagar uma comissão oferecida não vai afetar seu lucro.

Comece a investir em plataformas de anúncios

Seu negócio está precisando de um incentivo para aumentar as vendas? Então, aposte no planejamento e nas ferramentas para anúncios acima.

Para fazer bons investimentos, fique atento ao orçamento para não gastar mais que o possível.

Precisa de capital para investir em anúncios na internet? A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

Erico Cheung

Diretor de Marketing da GYRA+, é responsável pelas estratégias de construção de marca, aquisição e conversão de clientes, conteúdo, CRM e analytics.