Aprenda como usar os gatilhos mentais no whatsapp para vender mais

Canal de Vendas 27 de Jul de 2022

Se você trabalha com vendas ou possui uma empresa e não conhece os gatilhos mentais, está perdendo uma chance tanto de acelerar como aumentar suas vendas. O trabalho de quem vende deve ser focado em aumentar o faturamento mas também perpetuar negociações. Ou seja, trazer mais clientes e torná-los fiéis.

E isso é possível por meio de conhecimentos e técnicas de psicologia comportamental voltado para vendas, mas calma, isso não é difícil como parece. Hoje, temos a ciência que gatilhos mentais usados no whatsapp para vendas são a maneira mais prática, fácil e eficaz de conseguir um ‘’sim’’ do seu cliente recorrendo às emoções.

Dessa forma, com o uso correto dos gatilhos e escrita persuasiva é possível formar caminhos mentais nos clientes que o estimulam a fechar uma compra. Não é mágica ou manipulação, apenas a psicologia associada ao marketing digital e vendas online.  

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre os gatilhos mentais de whatsapp, mas que podem ser replicados em demais redes, venha conosco. Aqui mostraremos os 7 tipos de gatilhos mentais para você começar hoje. Vamos lá!

O que é gatilho mental?

Os gatilhos mentais, de maneira geral, são definidos como informações isoladas que provocam reações automáticas. Ou seja, podemos chamar de botões, chaves ou princípios que ativam o cérebro de uma pessoa e a fazem reagir imediatamente.

O que acontece é que somos quase que programados a responder a alguns estímulos específicos quase que instintivamente, dessa forma, os gatilhos mentais em vendas afetam diretamente a decisão de compra. Resumidamente, o gatilho ativa nosso cérebro e o estimula a tomar alguma decisão, que esperamos, ser positiva.

A importância da escrita persuasiva

Agora, já sabemos o que é gatilho mental, mas, porque usá-lo e ter uma escrita persuasiva é importante? A resposta é simples, dessa forma, não só é possível aumentar suas vendas, mas realizar com ética e responsabilidade tornando os clientes mais fiéis.

As vendas com técnicas de persuasão têm por objetivo, apresentar os argumentos necessários para o outro a refletir e, assim, realizar uma escolha. E é nesse sentido que os gatilhos mentais no whatsapp funcionam, não é sobre induzir o cliente a comprar um produto ou serviço que não precisa, mas sim, entender sua dor e apresentar soluções para seus problemas.

Se você seguir sempre por essa linha de raciocínio e fazer uso – com ética e cautela – dos gatilhos mentais, é certo que seu poder de vendas será maior. Mas, lembre-se de em todo momento agregar valor com o que está sendo comercializado.

Veja também as ações de marketing de relacionamento para fidelizar seus clientes.

7 tipos de gatilhos mentais para te ajudar a vender mais

Na prática, vamos conhecer e aprender a usar os tipos de gatilhos mentais usados no whatsapp e nas demais plataformas de negociação.

1. Escassez

A escassez é um dos gatilhos mentais para venda online mais utilizados na atualidade, isso porque influencia o consumidor a aproveitar a oportunidade de adquirir algum produto ou serviço que será limitado. Um exemplo muito comum são as ofertas relâmpago ou quantidades limitadas de determinado produto.  

Nesse gatilho, o medo é a emoção predominante pelo fato de que, o consumidor, ao perder a oportunidade de adquirir algum produto ou serviço pode ficar frustrado. E isso, normalmente o leva a ficar mais inclinado positivamente na compra.

A escassez gera um sentimento de exclusividade e coisas que estão menos disponíveis tendem a gerar mais valor aumentando o desejo de tê-las. Experimente usar gatilhos em frases como: ‘’ poucas unidades disponíveis’’ou ‘’não espere acabar para querer comprar’’.

2. Urgência

A urgência é um gatilho mental usado no whatsapp relativamente parecido com o de escassez, mas ao invés de focar na quantidade limitada, se diz sobre os prazos. Dessa forma, é usado o tempo como objeto para provocar a emoção de medo em perder a oportunidade.

Um dos exemplos mais utilizados é uma contagem regressiva para certa promoção ou fazer um desconto que é válido apenas em um dia ou determinada quantidade de horas. É importante lembrar que toda promoção deve ser verdadeira, queremos acelerar o processo de decisão do cliente e para isso não é preciso mentir, ok?

A grande dica é usar horários para exemplificar a urgência do consumidor tomar a decisão de comprar naquele momento.

3. Prova social

O gatilho da prova social é sobre mostrar por meio de avaliações, depoimentos e estimativas de outros clientes que seu produto ou serviço é relevante para quem o procura. Dessa forma, além de mostrar valor agregado no que você tem a oferecer, também causa identificação entre a figura do depoimento e o cliente.

Ou seja, esse gatilho tende a provar por meio de outros indivíduos que seu produto tem a solução para um problema em comum que seus leads possuem.

4. Novidade

A novidade é, como o nome já sugere, gerar uma novidade para seus clientes, seja por um produto novo no mercado ou item que é novidade no seu comércio. As pessoas tendem a querer comprar algo quando sentem que são as primeiras a saber sobre o produto, use isso ao seu favor.

Você pode promover a curiosidade de conhecer a novidade da sua loja virtual com fotos dos produtos, engajar seus clientes fiéis enviando os itens novos e promover atração para suas novas mercadorias.

5. Reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade é usado para agregar valor ao cliente por meio de informações que ajudam realmente a resolver o seu problema. A emoção utilizada neste gatilho é a sensibilização, quando recebemos algo de alguém instintivamente temos a sensação de que precisamos retribuir.

Use isso com cautela, sempre ofereça informações e ajuda que de fato irá solucionar a dor do consumidor, sem deixar explícito que isso custará algo em troca, pois, esse pensamento ocorre naturalmente.

6. Exclusividade

A exclusividade desperta uma sensação de privilégio e por isso funciona muito bem, neste gatilho, entregue para o seu cliente algo exclusivo e personalizado. Nós seres humanos gostamos de saber que estamos tendo algo reservado apenas para nós, o sentimento de importância predomina o cérebro e a tendência de fechar um negócio aumenta.

Utilize frases como ‘’ promoção exclusiva para clientes selecionados’’ ou ‘’ esse conteúdo é exclusivo para clientes VIP’s’’.

7. Curiosidade

Geralmente esse gatilho é usado para lançamentos de produtos ou serviços ao instigar a curiosidade de saber mais sobre o que está sendo tratado. Ao usar no whatsapp foque em dar informações necessárias para seu cliente ver valor no seu produto mas ter a curiosidade de ir atrás pois reconhece a importância.

Use gatilhos como ‘’oferta separada para você acessando essa página…’’ ou ‘’ saiba como tratar problema X com essa solução (clique no link). Costuma funcionar muito bem para qualquer etapa do funil de vendas e níveis de conscientização.

Portanto, os gatilhos mentais do whatsapp são importantes para acelerar uma venda e sempre manter uma lista movimentada de clientes, leads e prospectos.

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