“Vendi no Mercado Livre e não recebi”: entenda o que pode ter acontecido e o que fazer para resolver o problema
“Vendi no Mercado Livre e não recebi”, isso já aconteceu com você? Pois saiba que você não é o primeiro. Se você seguir as recomendações à risca, vender no Mercado Livre é muito seguro, porém, convenhamos: em um site por meio do qual são feitas cerca de 5 vendas por segundo, é natural que uma ou outra transação acabe não saindo como planejado, não é mesmo?
Mas calma, neste conteúdo vamos abordar quais as principais hipóteses para isso ter acontecido e como resolver a situação.
“Vendi no Mercado Livre e não recebi”: 4 hipóteses do que pode ter acontecido e como resolver
1. O pagamento do comprador ainda não foi aprovado
“Vendi no Mercado Livre e não recebi, apesar do status da venda já ter mudado no site!”.
Então, a primeira hipótese que podemos considerar, nesse caso, é que o pagamento ainda não tenha sido aprovado.
Se o problema for esse, existem vários motivos possíveis:
a) O comprador realizou o pagamento em um domingo ou feriado. Se tiver sido isso, a transação poderá ser computada apenas no próximo dia útil, por exemplo.
b) Se o pagamento foi através de cartão de crédito, a aprovação tende a acontecer imediatamente. Entretanto, há casos em que a operadora decide fazer uma análise e isso pode demorar até 48 horas.
c) Caso o pagamento tenha sido feito por boleto, a aprovação pode demorar de 1 a 4 dias úteis.
d) Um pagamento feito por por transferência via TED, cai em alguns minutos. No entanto, se for um DOC, o dinheiro só vai aparecer na conta no dia seguinte.
Então, se você vendeu no Mercado Livre e não recebeu, antes de tomar qualquer atitude, veja qual foi o meio de pagamento escolhido pelo comprador e data da transação, e cheque o prazo de pagamento.
2. Seus dados estão incorretos
Sim, pode acontecer! Um dígito errado e o pagamento do comprador nunca vai chegar na sua conta.
Neste caso, provavelmente o valor será estornado automaticamente de volta para o seu cliente. Se isso acontecer, entre em contato, explique o ocorrido, informe os dados corretos e peça que repita a operação.
Mas o melhor mesmo é ter toda a atenção do mundo na hora de preencher seus dados de pagamento. Assim, você nunca precisará passar por essa situação.
3. A transação foi contestada
Se você vendeu no Mercado Livre e não recebeu, outra hipótese por ter sido o fato do titular do cartão ter contestado a venda.
Isso pode acontecer por dois principais motivos:
a) A pessoa que efetuou a compra e o titular do cartão não são a mesma pessoa
O cartão pode ter sido clonado por criminosos e usado para fazer a compra. Ou algum amigo ou familiar usou o cartão sem a autorização do dono.
Nas duas opções o verdadeiro titular irá receber uma notificação do banco informando a compra e, assim, pode contestar a transação.
b) O comprador considerou que você não cumpriu algum termo
Há também aquele comprador que não concorda com alguma atitude do vendedor ou se arrepende da compra. Assim sendo, ele se utiliza da contestação como última medida para cancelar a compra.
Neste caso, o que fazer?
Se a venda foi pelo Mercado Pago, você está estará coberto pelo “Programa de Proteção ao Vendedor”, uma espécie de seguro oferecido pela plataforma para reembolsar o lojista em casos de contestação.
Porém há algumas condições: o programa só cobre a venda de produtos físicos. Ou seja, ele não reembolsará o valor contestado se o produto da venda for um curso online, por exemplo. Além disso, para obter o reembolso, você precisará comprovar que fez a entrega.
Dependendo do formato de envio escolhido, a documentação exigida pode ser diferente.
Veja só:
– Se a entrega foi pelos Correios, você precisará apresentar o código de rastreamento e o aviso de recebimento (AR) devidamente assinado.
– Se você usou o Mercado Envios não precisa apresentar nada. É só solicitar a cobertura do Programa.
– E se você fez a entrega pessoalmente, através de transportadora ou outros meios, o documento exigido é a nota fiscal em nome do comprador devidamente assinada.
Vale destacar que nem sempre o valor do reembolso é integral. Em alguns casos, apenas parte do custo é devolvido ao vendedor e o critério é totalmente do Mercado Pago.
4. Você sofreu um golpe
Essa daqui é a pior das hipóteses!
Existem vários tipos de golpe de comprador no Mercado Livre, mas o mais conhecido deles é o do falso e-mail de confirmação de pagamento.
Nele o criminoso aborda o vendedor por meio da caixa de mensagens da página do produto. Lá ele faz perguntas de praxe sobre a mercadoria e o tempo de entrega. Tudo, porém, não passa de uma artimanha para distrair a vítima.
Após ganhar a confiança do lojista, ele inventa uma desculpa e pede o endereço de e-mail do vendedor. De posse desta informação ele forja uma mensagem automática de confirmação do Mercado Livre.
Sem checar o status da venda na sua área de usuário na plataforma do ML e sem notar alguns erros crassos no e-mail (como caracteres repetidos no endereço ou domínio genérico depois do “@” ao invés do nome do Mercado Livre), o vendedor envia o produto, entretanto nunca vê a cor do pagamento.
E aí, o que fazer?
Bom, primeiro vamos falar das práticas preventivas:
a) Nunca passe qualquer dado de contato para o comprador.
Se ele te abordar por meio de outro canal que não seja o do ML e te lesar, o Mercado Livre não poderá te ajudar nessa.
b) Ao receber um email de confirmação de pagamento, observe cada detalhe
Se depois do “@” o domínio não for “mercadolivre.com.br”, por exemplo, desconfie. Verifique também se não há algum caractere dobrado ou faltando, como: “mercadolivrre.com.br” ou “mrcadolivre.com.br”. Por fim, veja se o layout e a forma do texto é fiel a identidade do ML e se não há erros de português.
c) Não conte apenas com o e-mail para confirmar que o pagamento do comprador foi aprovado
Prefira sempre olhar na sua área de usuário e verificar o status do produto. Se não houver qualquer sinal de compra ali, não envie a mercadoria!
E agora vamos falar das práticas corretivas
a) Reporte ao Mercado Livre
Se você vendeu no Mercado Livre e não recebeu porque sofreu um golpe, a primeira coisa que você deve fazer é informar ao ML. Até para ajudá-los a criar formas de evitar que isso aconteça novamente a outros vendedores.
A plataforma afirma contar com políticas de proteção aos seus vendedores. No caso do vendedor do vídeo abaixo, por exemplo, o site prestou total suporte à vítima e estornou o valor perdido.
Para informar um falso e-mail recebido em nome da plataforma, o Mercado Livre disponibiliza este formulário de denúncia.
b) Reporte às autoridades
Reúna o máximo de informações sobre o golpe possível, e procure as autoridades.
A Polícia Federal tem uma divisão específica para tratar de golpes na internet e crimes virtuais: é o Centro de Monitoramento do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos.
O órgão recebe denúncias por meio do e-mail internet@dpf.gov.br e pode ser bastante útil para denunciar um comprador que não cumpriu com sua parte da transação.
Além disso, você também pode procurar a delegacia especializada em crimes cibernéticos da sua região. Atualmente existem 14 divisões e você pode encontrar a mais próxima de você nesta página da Safernet.
Outras opções são o CERT (Comitê Gestor da Internet no Brasil) – mail-abuse@cert.br e a Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal – crime.internet@dpf.gov.br
Veja mais dicas sobre como denunciar um comprador no Mercado Livre.
E por hoje é isso! Se você vendeu no Mercado Livre e não recebeu, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a identificar o motivo e te orientar quantos aos próximos passos para solucionar o problema. Desta forma você pode voltar ao que realmente importa: focar em aumentar suas vendas online.
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Funciona assim:
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- Informe seu e-mail;
- Conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub
E pronto!
A análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai na sua conta em até 72h!
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