Vendas por WhatsApp: como aplicativo de mensagem pode alavancar seu negócio?

As vendas por WhatsApp deixaram de ser tendência e passaram a ser realidade. O canal é usado por mais de 120 milhões de brasileiros e se tornou uma ponte de contato simples, eficaz e direta da empresa com leads e clientes, seja para vender ou oferecer suporte.

Você já parou para pensar sobre quantas vezes no dia você confere o seu WhatsApp? Algumas pesquisas afirmam que, em média, os usuários consultam o aplicativo de 70 a 150 vezes ao dia.

Essa presença constante do consumidor no app faz com que as taxas de abertura de mensagem alcançam impressionantes 96%. Ou seja, quase todas as mensagens enviadas por meio deste canal, serão lidas.  

Talvez por isso, 64% das empresas relataram usar novos canais de comunicação em 2020 e 73% planejam continuar usando. Sendo que 53% recorreram a canais que permitem a troca de mensagens, incluindo aplicativos como WhatsApp e sistemas como o SMS.

Segundo relatório da Zendesk, as solicitações de suportes por WhatsApp aumentaram em 100% em 2020, em relação ao período anterior.

Enquanto em 2020 o faturamento do e-commerce cresceu 56,8% e alcançou R$41,92 bilhões, os aplicativos de mensagem, o WhatsApp, Skype e Facebook Messenger foram usados por 42% das empresas que venderam online para intermediar suas transações.

Todos esses dados são para te dizer que, se você ainda não iniciou uma estratégia que inclua ações para vendas por WhatsApp, essa é a hora!

Vendas por WhatsApp em 4 etapas

Para realizar vendas por WhatsApp indicamos um passo a passo simples:

  1. Crie uma conta no WhatsApp Business
  2. Peça autorização para envio de mensagens
  3. Evite a criação de grupos
  4. Use as automações para atender aos clientes 24/7

Entenda melhor, cada etapa, a seguir!

Crie uma conta no WhatsApp Business

Afinal, o que é Whatsapp Business? Existem dois tipos de WhatsApp Business, o App e o API.

Estamos falando de uma variação do app voltada para a comunicação entre empresas e profissionais e seus clientes, leads e prospects.

O WhatsApp Business oferece mais funcionalidades para empresas que desejam se comunicar com seus clientes usando o app de mensagens mais famoso do mundo.

Para o seu cliente nada muda. Ele continua falando com a sua empresa pelo mesmo app que usa para se comunicar com amigos e familiares.

Já para a empresa, ela tem acesso a recursos que vão contribuir para a relação com o cliente.

Basta fazer o download dessa variação do sistema do WhatsApp na própria Play Store ou  App Store (iPhone).

Entre as funcionalidades mais interessantes para as vendas por WhatsApp estão:

  • possibilidade de inserção de localização do negócio no mapa,
  • criação e compartilhamento de catálogo de produtos,
  • mensagem de ausência e saudação automáticas,
  • etiquetas para organizar as conversas,
  • estatísticas de mensagem e mais.

O WhatsApp Business App é gratuito e o Business API demanda a contratação de uma empresa cadastrada junto ao WhastApp para a integração com sistemas autorizados como os chatbots, que automatizam a comunicação e o atendimento ao cliente para lojas online ou físicas.

Peça autorização para envio de mensagens

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito pessoal e para cumprir as diretrizes da ferramenta e mostrar para seu potencial cliente que você o respeita, é fundamental que você peça a autorização dele  para entrar em contato, antes de, efetivamente, enviar uma mensagem.

A captação de leads é uma estratégia bastante comum dentro do marketing digital, e também deve ser considerada em uma ação de vendas por WhatsApp.

Para conseguir contatos para comunicação por WhatsApp você pode atualizar os canais que você já usa, como landing pages e formulários, adicionando a solicitação de autorização para enviar mensagens pelo WhatsApp para os clientes, que devem poder concordar ou não.

Ao autorizar o contato pelo canal, sua empresa conquista o direito de enviar mensagens e se relacionar com o lead usando o sistema de vendas por WhatsApp.

Leia também: Como conseguir leads qualificados? 5 dicas matadoras para você aplicar

Entretanto,  é importante seguir as políticas do WhatsApp como:

  • apenas iniciar conversar se for para enviar notificações transacionais,
  • seguir modelos de mensagem aprovados pelo WhatsApp,
  • se um usuário iniciar uma conversa, a empresa poderá continuá-la gratuitamente pelo WhatsApp por até 24 horas após a última mensagem do lead. Fora da janela de 24 horas, só será possível enviar mensagens usando os modelos aprovados, cumprindo o pagamento de uma tarifa.

Evite a criação de grupos

Quando o assunto são vendas por WhatsApp muita gente pensa em criar grupos com vários clientes para o compartilhamento de mensagens promocionais.

Entretanto, os grupos se tornaram uma dor de cabeça para muita gente, afinal, reúnem pessoas muito diferentes e podem causar certo desconforto de acordo com o volume de mensagens e seu conteúdo.

Busque sempre pela segmentação de mensagens e evite compartilhar o mesmo material em massa, para todos os seus leads. Isso pode reduzir suas taxas de abertura e, principalmente, suas taxas de conversão.

Caso deseje enviar informações relevantes para os clientes e conteúdo de valor priorize as listas de transmissão, considerando a segmentação do conteúdo de acordo com a segmentação do público em questão.

Use as automações para atender aos clientes 24/7

Uma das oportunidades que o sistema de vendas por whatsapp oferece para as empresas é a capacidade de responder a seus clientes 24 horas por dia nos 7 dias da semana, sem precisar ter uma equipe à disposição.

Principalmente pelo chatbot do WhastApp API, é possível gerar uma experiência de atendimento rápido e de qualidade, garantindo a respostas às demandas dos clientes quando eles precisam.

Este elemento pode ser decisivo na escolha por uma ou outra empresa para a compra, e essa é mais uma razão para o WhatsApp ser considerado uma das ferramentas de vendas online mais relevantes do mercado atual.

A criação de uma estratégia de vendas por WhatsApp pode abrir mais um canal comercial para sua empresa, além de melhorar a experiência do cliente e gerar melhores resultados de suporte.

O impacto de um novo canal de vendas deve ser precedido por uma série de investimentos como investimento em logística de entrega e investimento em estoque. Se a sua empresa precisa de apoio nesse sentido, indicamos que conheça o serviço da Gyra+.  

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