Transformação digital: dicas de tecnologias para empresas

A inovação tecnológica chegou para facilitar uma infinidade de atividades do nosso dia-a-dia, tanto na vida pessoal quanto no setor corporativo. Atualmente, existem diversas ferramentas criadas para automatizar tarefas e processos internos das empresas, reduzindo gastos e otimizando o trabalho da equipe.

Para não ficar atrás da concorrência, é importante que seu negócio esteja adaptado ao desenvolvimento tecnológico. Você não quer o foco dos seus esforços desviado para tarefas que poderiam ser realizadas de forma automática, certo?  Por isso, separamos 3 novas tecnologias que já vem sendo adotadas por diversas empresas. Confira!

Chatbot

Você provavelmente já precisou usar o atendimento em chat de algum serviço, mas você sabe se o atendente era um humano ou um robô? O chatbot é uma ferramenta que responde de forma automática os clientes no chat online, e, hoje em dia, boa parte das empresas já fazem uso dessa alternativa.

Essa solução é de grande utilidade principalmente para empresas que recebem uma alta demanda de solicitações ou que tem uma equipe de atendimento reduzida, de modo que não está sendo possível dar conta de todas as mensagens.

Uma das maiores vantagens do chatbot no atendimento online é garantir que os clientes não fiquem sem resposta. Muitas das reclamações dos consumidores em relação a algum serviço vêm da demora no atendimento e das filas de espera. O chatbot garante que a comunicação com o cliente seja iniciada, inclusive funcionando 24 horas por dia, todos os dias, não estando restrita ao horário comercial.

Para o funcionamento do chatbot, é necessário mapear quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes e configurar corretamente o chatbot para que ele possa atendê-los da melhor forma possível. Muitas vezes, os robôs conseguem resolver o problema por completo. Caso isso não aconteça, as situações mais complexas podem ser encaminhadas para o atendimento humano, que poderá focar seus esforços nesses casos que necessitem de sua intervenção.

O chatbot se baseia em inteligência artificial e em respostas que já foram pré-programadas. Com o suporte de tecnologias como a NLP (Processamento de Linguagem Natural) e o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), os chatbots seguem evoluindo enquanto trabalham. Quanto mais conversam, mais eles aprendem a interpretar mensagens diferentes e a se comunicar com uma linguagem cada vez mais semelhante à linguagem humana.

Além de colaborar com a satisfação dos clientes, os chatbots reduzem gastos e otimizam os processos internos da empresa. Dessa forma, esses robôs representam um bom investimento. Eles também podem ser utilizados para fazer pesquisas com os clientes, e automatizar algumas tarefas como, por exemplo, o agendamento de consultas e reservas, ou a divulgação de produtos, dependendo do serviço que você oferece na sua empresa.

Blockchain

O blockchain foi criado em 2009 com o objetivo de revolucionar o sistema financeiro vigente, facilitando as transferências. Porém, hoje em dia, essa tecnologia também vem mostrando benefícios ao ser usada para outros fins.

A partir da computação distribuída, o blockchain é uma rede descentralizada espalhada entre inúmeros computadores ao redor do mundo. Eles trabalham juntos em consenso, não havendo nenhum participante com um controle maior do que o outro. Para que uma transação seja executada, mais da metade destes computadores precisam conferir e validar a transferência. Como recompensa, eles ganham uma determinada quantidade da moeda virtual Bitcoin.

Tudo que acontece no blockchain fica registrado de forma imutável em uma espécie de “livro-razão”, que está protegido de qualquer ataque ou falha técnica ao existir em sincronia entre todos aqueles computadores. É por isso que essa tecnologia tem se mostrado prática e segura para registrar e compartilhar dados e informações, de modo que a plataforma oferece várias possibilidades de uso para empresas dos mais diversos setores.

É claro que a própria opção das criptomoedas como forma de pagamento em lojas virtuais, por exemplo, já representa um dos casos em que o blockchain é utilizado. Hoje, muitas pessoas já investem em Bitcoin no Brasil, e, por isso, vemos lojas que passaram a aceitar o pagamento em bitcoins, de forma a atrair este público.

Porém, para além disso, também temos outras situações: o Carrefour, rede de supermercados francesa, já usa o blockchain para rastrear a origem dos seus produtos alimentícios, acompanhando toda a cadeia produtiva do alimento, desde os campos até as prateleiras. Com um QR code na embalagem, o consumidor pode acessar todas as informações sobre a produção do que irá consumir.

Lojas que estão usando essa tecnologia para fazer acompanhamento de estoque e também como apoio na parte logística das entregas. Com o blockchain, é possível registrar o caminho da mercadoria, facilitando a comunicação entre vendedor, transportador e entregador. Existem diversas possibilidades de uso para o blockchain e serviços que se baseiam nessa tecnologia para oferecer soluções para outras empresas.

Nuvem

Na computação em nuvem, o armazenamento de dados, arquivos e informações da empresa não acontece em um objeto físico, mas na nuvem, estando disponíveis para serem acessados por qualquer dispositivo com conexão à internet.

Isso significa que os documentos estão muito mais seguros, visto que se estivessem armazenados em HDs, notebooks e pen-drives, correriam o risco de falhas técnicas, roubos e acidentes, que poderiam causar a perda completa destes arquivos e comprometer toda a empresa. Se você já passou suas fotos do celular para o iCloud ou o OneDrive, você entende o medo de perder seus registros quando estão em um dispositivo físico.

Além disso, a nuvem traz mais praticidade a todos os colaboradores. Os nossos arquivos estão sempre à disposição, independentemente se estamos acessando de um computador na mesa do escritório ou de um notebook na sala de reunião. Também facilita o compartilhamento e gerenciamentos dos dados da empresa.

O armazenamento em nuvem é uma ótima opção para evitar os custos em hardware, eliminando a infraestrutura local. Quando sua empresa apresentar crescimento, não será necessário comprar novos computadores ou outras peças para comportar a expansão de dados para o funcionamento do serviço. Tudo é processado na nuvem, e basta alterar sua assinatura do serviço, expandindo ou diminuindo a capacidade, quando for preciso.

O time de tecnologia também se beneficia do uso da computação em nuvem, que automatiza algumas tarefas como manutenção e backup, diminuindo a carga de trabalho da equipe que antes perdia tempo com tarefas repetitivas. Sendo assim, o time não é mais tão requisitado para este tipo de trabalho operacional, podendo focar em demandas de maior resultado estratégico.

E aí, o que você está esperando para modernizar os processos da sua empresa?

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Esse guest post foi escrito por BitcoinTrade, uma corretora brasileira de criptomoedas para a compra e venda de Bitcoin e outras moedas digitais.