Dicas de vendas: tipos de anúncio do Mercado Livre

Mercado Livre 5 de Set de 2018

Vender no Mercado Livre ainda gera algumas dúvidas e neste post vamos explicar como funcionam e os tipos de anúncio do Mercado Livre.

Anunciar um produto no Mercado Livre é, a princípio, grátis. Você pode montar um anúncio e não ter custo nenhum com isso.

Porém, conforme a exposição que você escolher para os seus anúncios e o tipo de venda que fizer, poderá ser emitida uma tarifa de venda ou até vender 100% grátis.

É importante lembrar que a partir de agora só é possível anunciar produtos de mais de R$ 6. Se o seu produto custar menos, recomendamos que você o venda em kit, por exemplo, em um mesmo anúncio.

Leia também: como funciona a nova reputação do Mercado Livre.


Tipos de anúncio do Mercado Livre

No Mercado Livre existem três tipos de anúncio:

  1. Grátis
  2. Clássico
  3. Premium

Como mencionamos acima, não há custos para a criação de um anúncio. De acordo com o tipo escolhido, o vendedor para uma taxa referente a venda fechada pelo anúncio.

Este modelo de cobrança é conhecido como CPA – Custo por Aquisição. Como em outros formatos, não há cobrança por visualização ou clique nos anúncios.

Abaixo, vemos a tabela completa com as tarifas e benefícios de cada tipo de anúncio do Mercado Livre:

Tabela: tipos de anúncios Mercado Livre

Anúncio Grátis

O vendedor que não quer investir, ainda assim consegue divulgar seu mix de produtos com os anúncios gratuitos.

Não há tarifa para criar o anúncio e nem nas vendas de produtos de R$120 ou mais e nem nas vendas abaixo deste valor.

Porém a exposição dos anúncios é mais baixa em relação aos dois tipos seguintes e os anúncios tem duração de apenas 60 dias.

É importante destacar também que para anunciar um produto novo no tipo de anúncio Grátis , o vendedor precisa ter feito pelo menos 20 vendas no período de 1 ano.


Anúncio Clássico

Neste tipo de anúncio do Mercado Livre, o vendedor ganha mais vantagens para anunciar, mas também surgem as taxas sobre as vendas fechadas.

Nos anúncios Clássicos a taxa de por venda para o Mercado Livre é de 11% por venda para os produtos de R$120 ou mais e de 11% por venda + R$ 5 por unidade para produtos de menos de R$120.

A exposição deste tipo de anúncio é média e tem prazo de duração é ilimitado. Dessa forma, os vendedores podem conseguir mais visibilidade de forma contínua.

Nos anúncios Clássicos não há a possibilidade de parcelamento sem acréscimo. O valor é embutido direto para o comprador, caso ele opte por dividir o pagamento da compra.

Produtos com baixo ticket médio ou que o consumidor não tenha o hábito de dividir o pagamento, são recomendados para este tipo de anúncio.


Anúncio Premium

O Premium é o último tipo de anúncio do Mercado Livre. Dos três ele possui a maior taxa de comissão por venda:

  • 16% para anúncios de produtos de R$ 120 ou mais
  • 16% por venda + R$ 5 por unidade para anúncios de menos de R$ 120

Apesar da taxa ser maior esses anúncios têm alto grau de exposição e duração ilimitada. Além disso, nesta categoria é possível oferecer parcelamento sem acréscimo via Mercado Pago em até 12 vezes.

Anúncios Premium são ideias se você comercializa produtos com ticket médio maior ou aqueles produtos que o consumidor tem o hábito de dividir a compra.


O que levar em conta ao fazer um anúncio

  • Se você vende produtos usados, poderá anunciar no Grátis até alcançar 20 vendas no último ano.
  • Se você vende produtos novos, poderá anunciar no Grátis até alcançar 5 vendas no último ano.
  • Se você recadastra um anúncio Grátis, não acumulará as visitas nem as vendas do anterior.
  • Tanto para produtos novos quanto usados, você poderá ter até 10 anúncios ao mesmo tempo e sempre com estoque de 1 unidade.
  • Se você é MercadoLíder ou Usuário profissional do Mercado Pago, somente poderá anunciar no Clássico ou Premium.

Sugestão de produtos complementares

Agora, o Mercado Livre recomenda os seus produtos complementares.

Quando os seus compradores estiverem vendo os seus anúncios, o site mostra uma seção com outros produtos complementares que você vende. Assim, seus compradores poderão combiná-los como quiserem e economizar no envio!

Por exemplo, se você tem um anúncio de raquetes, O Mercado Livre também recomenda outros produtos relacionados: bolas, overgrip, munhequeira, camisetas etc.

Se você não sabe o que anunciar, inspire-se em outros vendedores que oferecem produtos similares aos seus. Analisar a concorrência é sempre uma boa estratégia para se destacar e fazer diferente.

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