Ticket médio de vendas: como calcular o do seu e-commerce?

O ticket médio em vendas é uma métrica comercial que detalha o valor de compra por cliente, dividindo-se o faturamento pelo número total de clientes no período analisado (mês, ano, trimestre ou semestre).

Entender o que é ticket médio e como calculá-lo ajuda a analisar com mais precisão as estratégias atuais do negócio e a criar ações mais assertivas.

O estudo Global State of Enterprise Analytics 2020 reforçou a importância que a obtenção de dados confiáveis tem nas empresas brasileiras.

Quando os entrevistados foram questionados sobre como fazem para tomar decisões de negócio quando tem pouco ou nenhum dado disponível, as principais soluções apontadas foram:

  • 50% pede assistência de TI;
  • 34% pede ajuda a um analista de negócios;
  • 11% toma uma decisão instintiva sem dados de apoio;
  • 5% usa uma ferramenta de autoatendimento.

Ou seja, os empreendedores estão focados em obter informações importantes sobre o desempenho dos negócios, o que é essencial para uma boa gestão.

Então, independentemente se você começou agora ou já trabalha com vendas online a algum tempo, saber o ticket médio das vendas faz uma grande diferença.

Para te ajudar a entender o que significa essa métrica e como aumentá-la, reunimos tudo que você precisa saber neste artigo.

Continue a leitura e aproveite!

O que é ticket médio em vendas?

O ticket médio em vendas é o valor obtido ao se dividir o faturamento de um período pelo número de clientes pagantes.

Essa métrica mostra o quanto, em média, os clientes gastam por compra. Quanto maior for o valor dos pedidos, melhor.

Mas esse resultado não depende exclusivamente da iniciativa do cliente, o tipo de produto também influencia no valor do ticket médio.

Por exemplo, se você vende materiais de papelaria que têm um valor individual baixo, pode aumentar o ticket médio das vendas criando kits com produtos que se complementam entre si.

Dessa forma, além de ser bom para o cliente que adquire algo útil e que vai usar, é bom para a empresa que consegue aumentar o valor dos pedidos.

Entenda mais sobre o conceito dessa métrica no vídeo abaixo:

Para que serve o ticket médio?

O ticket médio em vendas serve de apoio na análise mais ampla das vendas que envolve o custo de aquisição e a fidelização de clientes.

O custo de aquisição de cliente (CAC) é outra métrica que mostra o valor investido para conquistar um cliente pagante.

Se o valor de aquisição é muito superior ao ticket médio em vendas, isso indica que a operação não está se pagando e a empresa está gastando mais e recebendo menos de volta.

Isso leva às estratégias de fidelização que envolvem conhecer os clientes, seu comportamento de compra, o ticket médio gasto e, assim, criar estratégias para estreitar o relacionamento com eles em nível individual, mas também de forma geral.

Então, tenha em mente que as métricas estão interligadas e fazem a diferença na hora de analisar o desempenho de vendas e as criar ações de marketing.

Como calcular o ticket médio de vendas?

Já citamos acima como calcular o ticket médio em vendas, a fórmula direta é a seguinte:

Ticket médio = faturamento (R$) total em vendas ÷ nº total de cliente

Por exemplo: um e-commerce faturou R$ 20 mil ao mês a partir de 250 clientes. O ticket médio em vendas nesse período foi de R$ 80 por cliente.

O cálculo pode ser feito para vários recortes como:

  • para diferentes períodos de tempo (mês, ano, trimestre ou semestre);
  • para um determinado tipo de produto;
  • para cada vendedor especificamente, entre outros contextos.

A utilidade do cálculo é variável e pode ser utilizada em diversas situações para que o desempenho das vendas seja o melhor possível.

Dicas para aumentar o ticket médio da sua loja virtual

Agora que você sabe o que é, para que serve e como calcular o ticket médio em vendas, vamos abordar algumas ações que ajudam a aumentar seu valor, sem aumentar o custo de aquisição.

1. Invista no cross sell e up sell

O cross sell e o up sell são duas técnicas para aumentar o ticket médio em vendas muito utilizadas, pois não envolvem aumento nos gastos de aquisição dos clientes.

No cross sell, que significa venda cruzada, o objetivo é sugerir ofertas complementares à compra que o cliente está fazendo.

Então, se um cliente está comprando um smartphone, por exemplo, pode comprar junto uma película de proteção, um cabo maior e uma capinha compatível com o modelo.

As sugestões desses itens podem aparecer no carrinho de compras, antes do cliente prosseguir para o checkout.

Também podem ser incluídos como sugestão na página do produto principal, oferecendo a soma total da compra para facilitar a decisão de compra do cliente.

Exemplo de venda com cross selling. 

No up sell, o mesmo cliente que está comprando um smartphone pode receber a sugestão durante a pesquisa de um modelo mais avançado da mesma marca na qual está interessado para aumentar o ticket médio em vendas.

2. Diminua o valor do frete ou ofereça grátis

O frete é um custo das compras online que os clientes amam não pagar, mas nem sempre é possível para o vendedor absorver esse custo.

Então, estude formas de diminuí-lo ao máximo. Pesquise transportadoras que oferecem o serviço a um bom custo e analise se o investimento compensa.

Assim, além de o cliente pagar menos, ele receberá o pedido mais rápido.

O frete grátis pode ser utilizado como uma vantagem extra em campanhas pontuais que já possuem uma estratégia voltada para aumentar o ticket médio de vendas.

Leia também: Cálculo do frete: 7 fatores que influenciam na taxa? 📦

3. Crie uma estratégia pós-venda

Baseado nas compras dos clientes, crie uma estratégia de e-mail marketing para o pós-vendas.

Envie e-mails com ofertas complementares à última compra e também conteúdos que ensinam como aproveitar melhor o produto ou serviço, além de mostrar oportunidades para um upgrade em um novo pedido.

Manter o relacionamento com o cliente é essencial, pois conquistar um novo é mais caro do que manter um cliente atual — de cinco a 25 vezes mais caro para ser mais exato.

Então, valorize quem já comprou na sua loja virtual.

Melhore suas estratégias de ticket médio em vendas

Com as informações deste artigo, você pode começar a criar novas estratégias para melhorar o ticket médio de vendas do seu e-commerce.

Aproveite para rever alguns processos e investir na melhoria de outros.

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