Técnicas de vendas online: 7 dicas para começar hoje
Quer aprender novas técnicas de vendas online? Por causa da agilidade com que as ferramentas digitais se atualizam, é fundamental renovar as estratégias para e-commerce.
Conhecendo o perfil do seu público-alvo, você pode implementar novas formas de vendas, atendendo as preferências de compra e oferecendo benefícios relevantes para a decisão de compra.
Aproveitar a força dos seus canais de venda também é decisivo na hora de usar as técnicas de como vender mais.
Neste artigo, reunimos sete técnicas de vendas online fáceis de aplicar para melhorar o desempenho da sua loja virtual e conquistar mais clientes.
Continue a leitura e aprenda como colocá-las em prática.
Quais são as técnicas de vendas online?
Existem diversas técnicas de como vender mais e dependendo do seu nicho de vendas, umas podem ter um melhor desempenho que outras.
Para te ajudar a escolher as melhores para o seu negócio, selecionamos para a lista abaixo as principais técnicas de vendas online que são:
- Montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo
- Oferecer cupons de desconto
- Aposte no upsell
- Crie ofertas por tempo limitado
- Otimize o checkout e a área de usuário do site
- Inclua brinde nas compras
- Tenha espaço para avaliações de clientes
Saiba mais sobre cada uma!
1. Montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo
Você pode utilizar todas as técnicas de vendas online dessa lista, mas se você não mostrar para o cliente o valor do seu produto, seu concorrente vai fazer isso.
O Marketing de Conteúdo para e-commerce inclui desde o texto que descreve o produto no site, passando pelas postagens das redes sociais (imagem ou vídeo) até os posts que são escritos para o blog da marca.
Além de seguir as técnicas de SEO para facilitar a hora da pesquisa, o conteúdo mostra os diferenciais do seu produto, as melhores formas de usá-lo, como melhorar sua durabilidade, etc.
O conteúdo pode (e deve) ser alinhado a outras técnicas de vendas online para que a divulgação seja natural e realmente atraia a atenção dos clientes em potencial.
2. Oferecer cupons de desconto
Os cupons de desconto estão entre as técnicas de vendas online mais conhecidas, porém nem todas as lojas virtuais sabem utilizá-los com estratégia.
Ao invés de distribuir cupons aleatoriamente, inclua-os em ações específicas de marketing.
Por exemplo: você vai lançar uma nova linha de produtos. Ofereça aos 100 primeiros compradores que fecharem a compra nas primeiras 24 horas o cupom LANCA100 para ganhar frete grátis.
Além do frete grátis, os cupons podem premiar os vendedores com um brinde, um desconto nas compras acima de X reais, entre outras vantagens.
Um ponto importante sobre essa técnica de como vender mais é analisar o gasto financeiro que você terá que bancar para não ter prejuízo com a ação.
3. Aposte no upsell
O upsell também é uma das técnicas de vendas online certeiras, pois dão um empurrãozinho para o cliente aumentar o valor da compra.
Essa técnica consiste em oferecer produtos complementares ao que o cliente está interessado durante a compra. Veja na imagem abaixo um exemplo de upsell no marketplace da Amazon:
Outra forma de fazer upsell é enviando um e-mail com desconto, frete grátis ou outra vantagem se o cliente fizer a compra nas próximas 24h, por exemplo.
A estrutura dos sites de e-commerce hoje já inclui a configuração de upsell para fazer as sugestões de acordo com os produtos cadastrados.
Leia também > Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras.
4. Crie ofertas por tempo limitado
O senso de urgência é um aliado de quem vende online, por isso, é uma estratégia para e-commerce que não deve ser esquecida.
Isso porque ao visualizar uma oferta que termina em 24h, os consumidores ficam com aquela sensação de “é agora ou nunca”.
Para que essa ação realmente resulte em mais vendas em um curto período, é importante pensar no tipo de benefício que você vai oferecer.
Se a vantagem não for atraente para o seu público-alvo, essa técnica de venda online passa batido. Então, conheça as preferências dos seus clientes e use-as como gatilho.
Faça um e-mail marketing exclusivo para ação e envie para os clientes que já compraram primeiro, afinal, as chances deles comprarem é 60-70% maior. Depois divulgue nas redes sociais também para atrair novos clientes.
5. Otimize o checkout e a área de usuário do site
Um dos fatores que levam ao abandono de carrinho nos e-commerces é um checkout com várias etapas.
Simplicidade e objetividade são fatores-chave no fechamento de uma compra, afinal, o cliente está informando dados pessoais e quer se sentir seguro fazendo isso.
Muitos sites hoje já não pedem login e senha para finalizar um pedido, o que agiliza o processo de compra. Caso o seu negócio ainda funcione dessa forma, simplifique ao máximo para o usuário.
Essa é uma técnica de vendas online mais específica e um desenvolvedor de sites pode te ajudar com sugestões para melhorar a parte operacional do seu e-commerce.
6. Inclua brinde nas compras
Se tem uma técnica de vendas online que agrada é dar algo para o cliente sem cobrar por isso. Inclua brindes nos pedidos que podem ser amostras grátis, um cupom de desconto, um acessório para o produto comprado, etc.
Para atrair o máximo de clientes, divulgue em todos os seus canais de venda com imagens especiais para chamar a atenção.
Você também pode aliar o brinde a técnica de senso de urgência do item #4, avisando da disponibilidade do brinde enquanto durarem os estoques, por exemplo.
7. Tenha espaço para avaliações de clientes
Muitas pessoas usam as avaliações de outros clientes para decidirem comprar ou não em uma loja virtual.
De acordo com uma pesquisa da Kissmetrics, 89% dos millennials confiam nas recomendações de amigos e familiares mais do que nos argumentos de uma marca.
Por isso, ter um espaço para os clientes avaliarem os produtos é uma técnica de vendas online muito importante. Incentive seus clientes e deixem suas opiniões, enviando e-mail por exemplo, alguns dias depois da compra.
Pronto para praticar as técnicas de como vender mais?
Essas técnicas de vendas online vão ajudá-lo a atualizar as estratégias do seu e-commerce e melhorar os resultados das vendas. Aos poucos, você pode investir em cada uma até implementar todas.
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