10 técnicas de controle de estoque que você precisa conhecer

As técnicas de controle de estoque podem ser divididas em quatro frentes:

  • fornecimento
  • armazenamento
  • distribuição
  • registro de materiais

o controle de estoque tem como função manter a quantidade de produtos adequada às demandas dos clientes, sem excesso ou falta.

Já as técnicas de controle de estoque se concentram em atingir objetivos estratégicos para o negócio, como:

  • aumento de vendas;
  • reduzir custos de armazenamento;
  • eliminar o desperdício;
  • manter a saúde financeira com a garantia de capital de giro e lucro.

Neste post, apresentamos 10 técnicas de controle de estoque simples que ajudarão você a manter um inventário eficiente.

10 técnicas de controle de estoque

1. Crie um estoque de segurança

O estoque de segurança é efetivamente o estoque de backup que você mantém disponível para cada um dos seus itens.

Ele tem como foco atender aos aumentos repentinos na demanda, como por exemplo, uma frente fria que assola a cidade no final de semana.

Para fazer o cálculo de qual é o seu estoque de segurança ideal sugerimos que aplique a seguinte fórmula:

Estoque de segurança = (Top 3 dias de melhor volume de vendas / 3 ) - volume de vendas diário

Defina a quantidade de dias que deseja "ter" de estoque de segurança e prepare-se.

2. Determine o momento de reabastecer o estoque

Quando você deve fazer um novo pedido ao seu fornecedor para reabastecer o estoque de um produto?

Lembre-se de considerar o tempo de espera entre o pedido de novo estoque e o fornecimento do produto para venda.

Dominando o momento exato de fazer um pedido você poderá manter o atendimento aos clientes, sem usar seu estoque de segurança.

Você pode usar o cálculo de estoque de segurança também para medir o momento ideal para fazer um novo pedido ao fornecedor.

Uso o volume de vendas diário do produto e o tempo que o fornecedor precisa para atender sua demanda.

3. Use o histórico de vendas

Acompanhe o histórico de vendas para prever a quantidade necessária de um produto durante um período de tempo "x".

Use esse histórico para identificar itens obsoletos em seu inventário. Aqueles que não foram vendidos no período do ano certo, que ficaram obsoletos ou que simplesmente param de vender.

Você pode realizar promoções para conseguir capital de giro e eliminar custos de armazenamento, por exemplo.

4. Acompanhe o volume de vendas de perto

Para deixe para identificar que um produto já não vende como antes, apenas quando seu estoque estiver cheio.

Acompanhe as vendas semanalmente e tente identificar os produtos que estão diminuindo nas vendas (e também os que estão aumentando).

Dessa forma, você pode reduzir também seus pedidos e até acabar com o estoque de segurança (caso você realmente identifique uma queda brusca nas vendas, que podem chegar a 0).

5. Categorize seu inventário

Uma das técnicas de controle de estoque que facilitam a gestão é categorizar seu inventário.

Por exemplo, você pode categorizar o inventário com base na:

  • rapidez com que o produto gira;
  • lucratividade;
  • principais produtos vendidos, etc.

Depois que as categorias são estabelecidas mantenha a analise os dados.

6. Estreite a relação com fornecedores

Crie uma linha de comunicação próxima e profissional com seus fornecedores. Eles têm um papel importante para o funcionamento do seu negócio.

Com uma boa relação, você poderá contar com o fornecedor para:

  • atender emergências;
  • renegociar prazos e pagamentos;
  • ser um parceiro para outras condições especiais.

7. Implemente um software de controle de estoque

Use a tecnologia a seu favor e automatize a atualização do estoque.

Com o software você vai conseguir ter visibilidade completa de seus produtos, desde o momento em que faz um pedido, até o momento da venda, incluindo processos de devolução e troca.

Através de integrações de APIs você tem acesso a dados necessários para manter seu negócio lucrativo.

Sugerimos que aprofunde seu conhecimento com o texto “7 ferramentas para controle de estoque que todas as empresas deveriam usar”.

8. First-In First-Out (FIFO)

"Primeiro a entrar, primeiro a sair". Essa é uma técnica de controle de estoque muito usada por empresas que comercializam produtos perecíveis.

Entretanto, qualquer negócio pode adotar essa política, evitando que o produto se desgaste com o tempo.

Como práticas comuns dessa técnica está a prática de armazenar novos produtos de estoque na parte de trás das prateleiras e, em seguida, ir trazendo-os para frente. Dessa forma, você estará aplicando, automaticamente um sistema First-In First-Out.

9. Análise ABC

A Análise ABC é ótima técnica de controle de estoque para determinar quaisquer itens que precisem ser priorizados em detrimento de outros.

Funciona dividindo todo o estoque disponível em três grupos - A, B e C:

  • Itens A: são de alto valor com baixa frequência de vendas.
  • Itens B: São de valor moderado com frequência de vendas moderada.
  • Itens C: São de baixo valor com alta frequência de vendas.

Isso quer dizer que haverá números relativamente baixos de estoque disponível para os itens A, que vão aumentar nos produtos classificados como "B" e ainda mais nos "C".

Essa classificação também ajuda na organização do estoque. Os itens C são mais populares, portanto, colocá-los mais perto da mesa de saída é uma ótima ideia.

10. Faça a contagem de estoque

Mesmo com a ajuda de um software de automação de marketing é preciso realizar contagens periódicas de estoque para garantir que as informações estão de acordo com a realidade.

Uma opção atual de contagem de estoque é a contagem de ciclos.

Ela evita que você precise parar as vendas e realizar a contagem. Esse método economiza tempo, esforço e dinheiro.

Por isso aprenda esse novo método para contar estoque de loja.

Um olho no estoque, o outro no futuro

Como vimos ao longo deste artigo, o estoque é um elemento crucial para o sucesso da empresa.

O excesso ou a falta dele pode gerar problemas financeiros graves como a falta de capital de giro e a falta de produto para a venda.

Por isso, organize seu negócio para colocar as técnicas de controle de estoque apresentadas, em prática. Logo você perceberá os resultados positivos dessas práticas em sua gestão e nos resultados de vendas.

Tenha em mente que, o controle de estoque é uma das peças fundamentais para qualquer estratégia de expansão de mercado.

Junto com isso é possível que você precise de capital e investimento para ampliar o alcance dos seus produtos e expandir seu negócio.

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