SEO para Mercado Livre: 4 dicas para ser encontrado nas buscas

Vender no Mercado Livre por si só é uma boa escolha, pois o site é seguro e atrai milhões de acessos de compradores em busca do produto ideal. E ser encontrado por essas pesquisas do usuário é o seu objetivo certo? Então você deve aprender urgente técnicas de SEO para Mercado Livre.

Se você não conhece o termo e o que ele faz, não se preocupe porque não se trata de um bicho de sete cabeças. Você vai aplicar as estratégias para criar páginas de produtos otimizadas para os mecanismos de busca (leia-se, Google) e mais atraentes para os usuários.

É hora de colocar mãos à obra! Preparado para aprender as técnicas de SEO para Mercado Livre mais relevantes? Continue lendo!

O que é SEO e o que ele faz?

Antes de entrar nas técnicas de SEO para Mercado Livre, vamos entender o SEO de forma geral. Na verdade, seu princípio é o mesmo independente do canal em que é aplicado.

Pode ser uma página do Mercado Livre, de uma loja virtual independente, do blog de uma empresa, de uma landing page, entre outros canais.

A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization que significa “otimização para mecanismos de busca”. Ou seja, são os critérios analisados pelos algoritmos dos sites de pesquisa, como o Google, para rankear os resultados de uma busca.

Assim, se você seguir algumas técnicas para criar a descrição dos seus produtos no Mercado Livre conseguirá otimizar as páginas para que elas sejam encontradas pelos seus clientes em potencial.

Tudo que você quer não é mesmo? Então vamos para a parte prática do SEO para Mercado Livre. É mais simples do que você imagina.

Técnicas de SEO para Mercado Livre

#1. Encontre as palavras-chave relacionadas ao seu negócio

Você vende uma determinada categoria de produtos em sua loja certo? Então o primeiro passo para fazer um SEO para Mercado Livre eficaz é analisar o que as pessoas digitam — chamado tecnicamente de palavra-chave — quando querem encontrar seu tipo de produto.

Suponhamos que você venda produtos de Informática, especificamente, acessórios como HDs externos, mouses, teclados, fones de ouvido e etc. 

Entre os HDs, você comercializa diversas marcas. Então é interessante saber como os usuários se referem quando buscam por esse produto. Por exemplo: “hd externo samsung 500 gb” ou “hd portátil com usb 3.0”.  

Essas informações serão úteis na hora de criar o título do produto e a sua descrição. Assim, quando o usuário digitar essas frases ou alguma semelhante, tem chances de encontrar seus produtos.

Se você vende mais de uma categoria  de produtos, pode fazer essa análise para cada uma separado. Uma dica é montar uma planilha no Excel, com três colunas simples: Categoria de produto, Palavras-chave, Volume de pesquisa. 

Uma ferramenta útil para te ajudar nessa análise é o Google Trends que analisa os termos relacionados a uma determinada palavra e mostra o volume de busca encontrado para cada variação.

É simples e tudo o que você precisa descobrir para começar um trabalho de SEO para Mercado Livre que vai funcionar. 

#2. Crie títulos e descrições atrativas

Aqui você vai precisar investir todo o seu conhecimento sobre os produtos que vende para criar títulos de produto e descrições matadoras!

Toda a sua busca por palavras-chave “ganha vida” nesses textos que vão atrair o usuário para clicar na sua página.

A dica de SEO para Mercado Livre aqui é focar em pôr nesses espaços aquilo que o usuário realmente procura e que o ajuda a identificar que aquele é o produto no qual ele está interessado.

No título do produto especifique aspectos como marca, capacidade de armazenamento, tamanho, cores, entre outros detalhes relevantes.

Já na descrição, aposte em um texto criativo com todas as informações sobre as características do produto: garantia do fabricante, dicas de como usar (inclua links para tutoriais ou crie os seus para adicionar), links do site do fabricante, o acessórios que acompanham o produto, condições especiais de compra (descontos e/ou promoções) e por aí vai!

Para não ficar apenas um texto técnico, crie um storytelling para descrever o produto, usando como gancho como ele resolve o problema do usuário, por exemplo. 

Use a palavra-chave principal e as secundárias entre 6 a 8 vezes no texto para garantir ocorrências naturais. Forçar a inserção de palavras-chave pode prejudicar seus esforços de SEO ao invés de ajudar. 

#3. Descrição e qualidade das imagens

Se tem uma coisa que vai chamar a atenção do usuário de cara são as fotos que você disponibiliza dos seus produtos. E a forma como você faz o upload delas no site também seguem técnicas de SEO para Mercado Livre.

Primeiro, vamos focar na produção das fotos em si. Elas precisam ter qualidade e podem ser feitas com o seu celular mesmo. Porém escolha um local claro, com luz natural para a foto ficar boa.

Se você vende itens pequenos, crie um fundo branco com cartolina para tirar suas fotos. O branco destaca o produto e ajuda a focar a atenção do usuário no produto. 

Agora capriche nos cliques e tire fotos de diversos ângulos do produto para que seja possível vê-lo como se estivesse com ele nas mãos. É esse o efeito que suas fotos devem proporcionar.

Agora entrando mais diretamente nas técnicas de SEO para Mercado Livre, nomeie os arquivos das fotos que você vai usar no site com a palavra-chave principal do produto. Exemplo: “hd-externo-samsung-500-gb.jpg”.

As variações dos ângulos das fotos podem ter as especificações dos detalhes que mostram como “detalhe-usb-3.0”, por exemplo.

Antes do upload na plataforma do Mercado Livre, otimize o tamanho da imagem em sites como o TinyPNG ou o ShortPixel. Esses sites vão diminuir o tamanho dos arquivos de imagem, tornando-os mais leves. Isso facilita o carregamento — tanto no site quanto no Google Imagens.

Na hora de subir as imagens do produto, outra dica de SEO para Mercado Livre é preencher o texto alternativo (que também aparece como alt_txt) das imagens da mesma maneira que você nomeou os arquivos no computador. 

4. Não esqueça da meta descrição

Quando você pesquisa um produto no Google ou em outro mecanismo de busca, embaixo do título em destaque do link, aparece um texto menorzinho que é chamado de meta descrição.

É um texto de 140 caracteres que você não só pode como DEVE usar para montar uma frase de efeito de venda sobre seu produto e que contenha a palavra-chave, claro! 

Este é outro passo importante do SEO para Mercado Livre, pois é o que vai atrair o clique do usuário para o produto que apareceu nos primeiros resultados da sua busca. Capriche!

Mais SEO, mais vendas no Mercado Livre

Investindo nessas técnicas simples de SEO para Mercado Livre, você vai conseguir posicionar seus produtos nos mecanismos de busca e, esperamos, vender mais no Mercado Livre.

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