SEO no e-commerce: 6 dicas de como atrair tráfego e gerar mais vendas?

SEO no e-commerce é uma das estratégias de marketing digital que pode ajudar você a levar mais usuários para as páginas da sua loja virtual, sem depender do investimento em anúncios (Google Ads, Product Ads do Mercado Livre, etc).

Mas afinal, o que é SEO? SEO ou Search Engine Optimization é uma estratégia de otimização do motor de pesquisa. Não é uma estratégia exclusiva de e-commerce, mas pode ser muito bem aplicada para reduzir custos para atrair tráfego para a loja virtual, por exemplo.

O SEO é uma estratégia que vai ajudar seu e-commerce a atrair visitantes de maneira orgânica, ou seja, sem pagar por isso.

Quando você faz um anuncio no Google Ads, por exemplo, você atrai visitantes para a sua loja por meio de propaganda em sites de parceiros do Google, no Google Shopping, ou mesmo para aparecer como resultado de uma pesquisa, também feita no Google. Seja qual for a sua escolha de anúncio você tem que pagar para o Google mostrar sua empresa.

Com o SEO você coloca sua loja virtual nos primeiros resultados da plataforma de pesquisa (Google, Mercado Livre, marketplaces) sem precisar pagar por isso.

Bom não é mesmo? Mas é claro que o SEO para e-commerce tem seus segredos. A seguir compartilhamos alguns dos principais. Acompanhe!

SEO no e-commerce

1. Prepare a estrutura da sua loja virtual

Sem um site que oferece uma boa experiência ao usuário dificilmente você conseguirá boas posições nos resultados orgânicos do Google.

Além disso, algumas coisas da plataforma de e-commerce também precisam estar alinhadas. Entre as dicas principais para essa fase:

  • seu site deve estar na linguagem HTTPS. Ela protege informações do cliente e facilita a leitura do site pelo algoritmo do Google,
  • priorize a velocidade de carregamento das páginas do seu e-commerce. Sites lentos dificilmente estarão bem colocado no Google. Para fazer o teste confira a ferramenta gratuita do Google, a PageSpeed Insights,
  • garanta que seu site seja responsivo para abertura em dispositivos mobile. O Google prioriza sites que estão otimizados para mobile,
  • estruture sua URL de forma amigável

2. Crie um sitemap para o Google

Sitemap ou mapa do site é uma espécie de guia usado pelo Google para encontrar as páginas do seu site que devem ser ranqueadas.

Esse é um conceito mais técnico do SEO para e-commerce, mas que vai ajudar a dar aquele boom diferencial no objetivo de conseguir tráfego orgânico.

Sempre crie e envie um sitemap ao Google para indexar novas páginas. Quer saber como? No vídeo abaixo você tem acesso a um passo a passo.

3. Otimize o título de cada página

Todas as páginas do seu site e páginas de produtos devem ser otimizadas para que o Google consiga entender o que tem dentro delas e ofereça essa página para o usuário certo.

Para otimizar as páginas do site é indicado usar o plugin YOAST SEO. Ele permite que você atualize meta-título e meta-descrição. O meta-título deve ter entre 60-70 caracteres.

Inclua a palavra-chave no título e na descrição.

4. Atenção às palavras-chave de cada página

Palavra-chave é o termo principal de uma página. Em uma página de produto é o nome do produto. Em uma página de blog é o tema do post blog.

Você deve usar a palavra-chave sempre que possível e aproveitar diferentes situações, como o próprio CTA de compra, por exemplo, “Compre seu Iphone 5 com 5% OFF”.

Seus botões de CTA podem ser constantemente atualizados de acordo com a ocasião, por exemplo, “Eu quero Iphone 5 na Black Friday 40% OFF”.

Outras dicas para SEO no e-commerce são:

  • crie uma página de “sobre” para incluir palavras-chaves sobre o seu nicho e sobre a sua empresa. Isso ajuda o Google entender quem é você e o que você vende,
  • invista em palavras-chave long-tail, ou seja, ao invés de “Iphone 5” você pode optar por “Iphone 5 com desconto” ou “Iphone 5 melhores preços”. Elas são menos concorridas e mais segmentadas,
  • crie categorias no site com as palavras-chaves mais relevantes para seu negócio.

5. Inclua botões para interação social

Botões no estilo “compartilhe nas redes sociais” com links para Facebook, Instagram, Twitter, ampliam o compartilhamento e, consequentemente, trazem mais tráfego orgânico para sua loja virtual.

O melhor? Você não gasta nada e atrai novos visitantes.

Quando um usuário entra em sua página e rapidamente saí, sem fazer mais nada, o Google entende que aquela página não é relevante. Isso amplia o bounce rate, ou taxa de rejeição”.

Taxas de rejeição altas levam a página para posições mais baixas no Google.

Por isso, para melhorar os resultados de SEO no e-commerce, espalhe links internos, seja sugerindo produtos similares, indicando páginas do blog e mais.

Seguindo essas dicas de SEO no e-commerce você sentirá uma mudança nos resultados de tráfego orgânico em seu site.

Para começar se aprofundar no assunto indicamos que assista o vídeo abaixo com uma especialista de SEO oferecendo 13 dicas para alavancar suas posições no Google.

Quer saber como usar SEO para dentro das plataformas de marketplace? Então leia também, “SEO para Mercado Livre: 4 dicas para ser encontrado nas buscas”.

Prepare-se para mais vendas

Todo dono de loja virtual deseja aumentar as vendas. O SEO no e-commerce vai te ajudar levando mais visitantes para suas páginas. Entretanto, para vender mais é necessário que sua loja esteja preparada, com estoque e logística.

Além disso, é importante saber que o SEO tem resultados a médio e longo prazo. Isso quer dizer que ações de compra de anúncio podem ser necessárias.

Para que você possa investir na sua loja e prepará-la para receber mais vendas, indicamos que conheça as condições de financiamentos online que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte suas contas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
  • a análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 24h na sua conta.

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