[GUIA] SEO no e-commerce: como lojas online podem gerar mais tráfego orgânico

E-commerce 2 de Jul de 2020

A pesquisa online é crucial em todo o ciclo de vida do cliente. 65% dos consumidores pesquisam online antes de tomar suas decisões de compra, mesmo quando a venda não é realizada em plataformas virtuais. Ainda assim, vemos pouca atenção ao SEO no e-commerce, com pouca ou nenhuma estratégia voltada aos mecanismos de pesquisa.

Se você é empreendedor com uma loja virtual em mãos, não deveria cometer esse erro.

É bastante comum encontrarmos e-commerces que investem em ações de marketing digital para e-commerce que envolvem mídias sociais ou anúncios pagos. Eles são ótimas estratégias para fazer sua loja crescer, atraindo visitantes e potenciais compradores. Entretanto, essas ações também exigem investimento alto e constante para manter um bom nível de tráfego, que com o SEO no e-commerce chega até você de maneira orgânica.

Leia também: GUIA passo a passo: Google Adwords para e-commerce

Sim, o SEO no e-commerce exige um pouco mais de paciência por oferecer um retorno a médio e longo prazo. Com o anúncio pago você recebe cliques e visitas no instante em que publica sua “peça” publicitária. Entretanto, com o SEO, uma vez que você classifica suas páginas em posições estratégicas do Google, você praticamente realiza vendas sem despesas recorrentes.

Em suma, incluir uma estratégia bem definida de SEO no plano de marketing para e-commerce, traz ao seu negócio:

  • tráfego orgânico;
  • recorrente;
  • de alta conversão.

Ainda não está convencido e acha que em uma loja virtual os resultados precisam ser imediatos?

Fique sabendo que 37,5% de todo o tráfego que chega a para sites de comércio eletrônico é proveniente de mecanismos de pesquisa (SEMrush), como você pode observar no gráfico abaixo.

Não excluímos o uso de estratégias como os links patrocinados e o marketing para redes sociais, apenas indicamos que investir em SEO no e-commerce é uma forma de escalar seus resultados de tráfego sem depender, única a exclusivamente, do aumento do investimento em anúncios.

O que falamos até aqui é apenas uma visão resumida do SEO no e-commerce, mas ela já permite que você tenha uma ideia geral de como essa ferramenta funciona e como ela é relevante para uma estratégia de atração, dentro do Inbound Marketing para loja virtual.

A seguir, vamos buscar explicar mais detalhadamente

  • o que é SEO;
  • como implantar;
  • sua relevancia para as vendas.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia que tem como objetivo otimizar seu site em torno de palavras-chave específicas, a fim de obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisas realizadas em mecanismos de busca como o Google.

Antes de continuarmos, é importante que você entenda, mesmo que superficialmente, o “raciocínio” usado pelo Google para escolher os resultados que irão aparecer para responder a pesquisas feitas por ele.

O objetivo do Google é classificar os resultados de pesquisa que respondam a todas as perguntas dos usuários de maneira a oferecer a melhor resposta e experiência para quem está realizando a pesquisa, de maneira que esse usuário não precise volar ao Google para ter uma outra resposta.

Dentro desse “pensamento” o objetivo da sua estratégia de SEO no e-commerce é colocar as páginas de sua loja em posições à frente de seus concorrentes.

Se há poucos anos o objetivo do SEO era estar na primeira página, hoje é ocupar o primeiro lugar de uma lista de links.

Segundo pesquisas, 95% das pessoas não passam da primeira página para definir em qual link (ou links) clicar. Entretanto, atualmente, estar na primeira página não basta. Estudos mostram que a taxa média de cliques varia consideravelmente, mesmo entre as primeiras posições:

  • sites classificados na primeira posição recebem uma taxa média de cliques (CTR) de 36,4%;
  • o número 2 tem um CTR de 12,5%;
  • o número 3 teve uma CTR de 9,5%.

Mas, o que fazer para rankear melhor no Google e ocupar a tão sonhada primeira posição?

Não existem uma receita de pão para que isso aconteça, mas algumas práticas de SEO são bastante relevantes. Continua lendo para saber quais são.

Como colocar em prática o SEO no e-commerce?

Existem algumas dicas e técnicas para implementar o SEO no e-commerce.

1. Pesquisa de otimização de palavra chave

O primeiro passo para uma estratégia de SEO no e-commerce é identificar as palavras-chaves que deve estar na sua plataforma. Quais são os termos que as personas do seu negócio pesquisam?

Para identificar essas palavras você deve usar ferramentas como:

  • software de automação de marketing;
  • Google AdWords Planner;
  • Google Trends;
  • SEMRush, entre outros.

2. Otimize a descrição de seus produtos

Quando falamos de SEO no e-commerce é preciso:

  • estar atento para criar boas descrições dos produtos;
  • definir títulos de qualidade - inserindo as palavras-chaves relevantes;
  • usar conteúdos multimídia como fotos atraentes e vídeos;
  • usar depoimentos de clientes para ajudar os visitantes a tomar decisões de compra;
  • solicitar reviews sobre os produtos;
  • desenvolver landing pages para os produtos com as keywords bem “distribuídas”;
  • criar um blog para responder às dúvidas frequentes sobre assuntos relacionados ao seu produto, e mais.

3. Otimizar meta descrição das páginas do site

A meta descrição é uma breve descrição sobre o que o leitor irá encontrar ao clicar naquele resultado. Ela deve conter a palavra chave escolhida para a página e ser bastante atraente, de forma a despertar o interesse do usuário em ler o restante do conteúdo. Tem cerca de 140 caracteres.

A ideia central do link building é fazer com que outros sites referenciem o seu, por meio de links em outros canais, que levam até sua loja.

Enquanto os links internos são links de páginas do seu site que levam a outras páginas do seu site, os links externos são links de suas páginas em outros sites.

O volume e, principalmente, a qualidade dos links externos é uma preocupação fundamental para que deseja implementar uma estratégia de SEO no e-commerce.

5- Usabilidade, acessibilidade e mobilidade

O seu site precisa prestar atenção à experiência que oferece ao usuário, bem como na produção de conteúdo relevante. Facilidade de navegação e relevância são fundamentais para que o visitante encontre o que precisa e principalmente, permaneça em suas páginas.

Além disso, sites que não possuem versões mobile são penalizados quando o assunto é rankeamento no Google.

Todas essas foram dicas rápidas sobre o início de um trabalho de SEO para e-commerce. No vídeo a seguir você recebe outras dicas valiosas para a inserção dessa prática em sua estratégia.

Divulgar sua empresa exige investimento, mesmo quando estamos falando do Inbound Marketing e do SEO. A produção de conteúdo e o desenvolvimento de um site eficiente são exemplos de investimentos que precisam ser realizados.

Além disso, como falamos, outras estratégias também são necessárias para o crescimento do negócio.

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