Saiba o que é markup de venda e aprenda a calculá-lo em sua empresa
Se você ainda não sabe o que é markup, neste post iremos explicar como funciona este índice de precificação utilizado de forma estratégica para sustentar o desenvolvimento e crescimento de um negócio. Ter um preço correto vai garantir se sua empresa poderá crescer ou não, além de te ajudar na inserção de campanhas e promoções atrativas aos clientes e também ajudará no seu sistema de gestão financeira.
Toda empresa precisa saber se os preços cobrados por seus produtos ou serviços estão de acordo com o mercado e concorrência, itens importantes para organizar financeiramente a empresa. E muito mais importante que isso é garantir com que ele esteja de acordo com o custo de sua produção e comercialização. Com base nestas premissas, um dos conceitos existentes é o de markup.
O que é markup de venda e como é feita sua aplicação
O conceito de precificação que explica o que é markup, também é conhecido como preço de venda, diferente da metodologia de precificação de margem de lucro. Iremos explicar a diferença entre markup e margem de lucro mais abaixo no texto.
Mas, para entender o que é markup, é preciso levar em consideração que o seu cálculo é feito, prioritariamente, em cima dos custos de produção e realização de serviços, isso inclui custos fixos e custos variáveis. Com este cálculo realizado com base nos custos, obtém-se o preço de venda do markup.
Este preço de venda obtido por meio do cálculo de markup é um preço mínimo para se obter lucro. Resumindo, ele precisa cobrir as despesas fixas e variáveis, impostos de importação e taxas para a produção ou realização de serviços da sua empresa para que se tenha lucro no final.
Como fazer o cálculo de markup de venda de forma prática e saiba a diferença entre o markup divisor e o markup multiplicador
Para fazer o cálculo, existem duas maneiras, são elas o cálculo de markup divisor e o cálculo de markup multiplicador. Tanto a primeira opção, quanto a segunda chegam no mesmo resultado na hora de precificar o custo de seu produto ou serviço. Mas o que muda mesmo é a forma de calcular. Portanto, você pode escolher entre uma das duas, optando a que for melhor aplicada por você.
Mas antes de realizar os dois cálculos, é necessário entender alguns indicadores e conceitos importantes para as equações. É importante lembrar que temos algumas siglas para identificar cada indicar e ajudar na hora do cálculo final, eles podem mudar de explicação para explicação, mas os valores e o conceito final é o mesmo.
Os principais indicadores são:
- Custo de produção unitário: CPU
- Custo de venda ou de comercialização: CV
- Lucro presumido / margem de lucro: LP
- Preço de venda: PV
Lembrando que todos estes indicadores são percentuais. No caso do custo de venda (CV), para obtê-lo, é preciso somar alguns custos inclusos na comercialização de cada produto, como: impostos (ICMS, COFINS), taxas e fretes. Podem existir mais variáveis neste caso, mas para simplificar, vamos utilizar apenas estes exemplos. Para obter estes valores, é importante consultar a área contábil da sua empresa para ter números exatos.
- Leia mais: Contabilidade para pequenos negócios
Vamos simular um custo de venda, com os seguintes valores:
Custo de venda (CV) = Soma de todos os impostos + Taxas + Custo de frete
CV = 15% + 10% + 3%
CV = 28%
Agora que você já tem o indicador de custo de venda, vamos utilizar essa porcentagem hipotética para simular os dois tipos de cálculo.
Cálculo de markup divisor
Vamos imaginar que você tem uma empresa de bonés e, para precificar o seus produtos, você tem os seguintes parâmetros:
- o seu custo de produção unitário é: R$ 20
- como vimos acima, o custo de venda é 28%
- e o lucro presumido (ou margem de lucro) é: 20%
- no cálculo, o preço de venda é sempre equivalente a 100
A fórmula simples para o cálculo de markup divisor é a seguinte:
(PV - CV*) /100
*Custo de venda e lucro presumido
Com base nos números hipotéticos, faremos o cálculo abaixo:
- (100 - 28) / 100
- 72 / 100
- 0,72
Desta forma, o seu índice de Markup Divisor (MD) é 0,72. Agora vamos fazer o cálculo para obter o preço ideal de venda com base nisso. O cálculo deve ser o valor do custo de produção unitário dividido pelo índice de markup: CPU / MD
No caso da sua loja de bonés, ficaria da seguinte forma:
= 20 / 0,72
= 27,77
Assim, o seu boné deve ser vendido por R$ 27,77. Este é o preço de venda feito a partir do Markup Divisor.
Cálculo de markup multiplicador (MM)
Agora, vamos saber como fazer o cálculo de markup multiplicador (MM) para obter o preço de venda. Mas para aplicar o markup multiplicador, é preciso já ter em mãos o índice obtido do divisor. Seria a mesma lógica de aplicar o cálculo de “prova real” para ter certeza do resultado correto. Neste caso, é preciso dividir o número 1 pelo índice do markup divisor: 1 / MD.
Com isso, a equação do markup de multiplicador é a seguinte:
= 1 / 0,72
Depois disso, você vai multiplicar este índice MM pelo CPU (custo de produção unitário).
= 1,38888 x 20
= 27,77
Viu? O resultado foi o mesmo, o preço pelo qual o seu boné deve ser vendido é de R$ 27,77.
Entendendo a diferença entre markup e margem de lucro
Os cálculos de precificação de markup e margem de lucro são comumente confundidos um com o outro. Isso porque a maior parte do equívoco está no uso do preço.
Existe um markup ideal? Qual a necessidade de aplicá-lo no negócio?
Da mesma forma que a aplicação da precificação com base em margem de lucro não possui um único índice ideal, o markup funciona do mesmo jeito. Isso porque os dois dependem, antes, de uma avaliação da indústria que o serviço ou produto se encaixa. Portanto, o markup é variável de setor para setor.
Agora que você já sabe o que é markup, é possível avaliar se este método de precificação é válido para a sua empresa. Para isso, é importante conversar com um especialista e um contador que tenha conhecimento de mercado para aconselhá-lo à melhor opção.
Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos de gestão e finanças para sua empresa, continue acompanhando o blog da Gyra+.