Entenda a importância de um sistema automatizado de recomendação de produtos

Você sabe o que é um sistema de recomendação de produtos? Diariamente, enquanto navegamos na internet, seja pelo celular ou pelo computador, essa tecnologia costuma nos abordar e geralmente nem nos damos conta disso.

Já consolidada em plataformas de streaming, e-commerces varejistas, entre vários outros exemplos, essa prática é um grande trunfo das empresas para explorar comercialmente o espaço digital.

Portanto, quer entender melhor como um sistema de recomendação de produtos funciona, além de conhecer exemplos práticos de sua atuação no nosso cotidiano? Leia o conteúdo até o fim!

O que é um sistema de recomendação de produtos?

Não dá para entender como funciona a recomendação de produtos no mundo digital sem falarmos da inteligência de dados. Afinal, nunca as empresas tiveram tantas informações estratégicas de:

  • seu segmento de mercado;
  • público-alvo;
  • e concorrentes, como nos dias de hoje.

Para se ter uma ideia, só no Google, são realizadas cerca de 3.5 bilhões de pesquisas diariamente, segundo o Internet Live Stats. Imagine a quantidade de informações sobre o perfil de consumo e padrão de comportamento dos usuários é possível mensurar a partir de uma simples busca por um tema ou serviço?

Nesse contexto, tecnologias como o big data, o machine learning e a inteligência artificial vieram para auxiliar as empresas a saber explorar de forma eficiente e confiável todo esse mar de informações disperso nos servidores em nuvem.

Portanto, é a partir do armazenamento e interpretação algorítmica desses dados que funciona um bom sistema de recomendação de produtos. Não é por acaso que essa prática  está cada vez mais difundida em estratégias de vendas online.

Qual a importância de um sistema automatizado de recomendação de produtos?

Muito além de fazer meras ofertas automáticas de produtos aos usuários, o sistema de recomendação atua como um filtro capaz de facilitar a vida do cliente quando ele precisa explorar as inúmeras possibilidades de compra que o mundo digital oferece.

Por exemplo, imagine-se navegando por um e-commerce em busca de determinado produto ou serviço. Em vez de perder tempo procurando exaustivamente por aquilo que você deseja, os dados que você disponibiliza já permitem que o software, por meio de um processo algorítmico, recomende as principais ofertas de acordo com seu perfil de consumo.

Portanto, a importância de um bom sistema automatizado de recomendação de produtos se dá no oferecimento de uma navegação mais fluida e agradável ao cliente. No final das contas, as interações tornam-se mais personalizadas e assertivas para solucionar as possíveis demandas do público.

Dessa forma, consumidores satisfeitos significam mais vendas e lucros para as empresas. O sistema de recomendação, no final das contas, torna-se assim uma ótima dica para atrair clientes para uma loja virtual e aumentar a visibilidade de seus produtos.

Pois as tecnologias de automação atuam para fazer o match entre aquilo que o usuário busca na internet e os serviços oferecidos pelas empresas.

Quais são os exemplos mais famosos de recomendação de produtos?

O case de sucesso da Amazon

O mais antigo e famoso case de sucesso de recomendação de produtos é a Amazon. A multinacional de Jeff Bezos utiliza-se da prática desde 1999 para melhorar e personalizar as interações do cliente com a marca.

Com o passar dos anos, o sistema se aprimorou cada vez mais e atingiu os níveis de excelência e eficácia que conhecemos hoje em dia.

A empresa, por exemplo, disponibiliza uma extensão de navegador denominada Amazon Assistant, que atua para recomendar produtos e gerenciar a lista de desejos dos clientes da marca.

O case das plataformas de streaming

O caso da Netflix e do Spotify é emblemático para ilustrar a importância de uma análise de dados inteligente que recomende produtos para os clientes.

Essas duas plataformas possuem um catálogo quase inesgotável de, respectivamente, filmes/séries e de músicas. Como sabemos, esses produtos contemplam os mais variados gêneros, estilos e gostos pessoais.

Agora imagine a diversidade de preferências artísticas, cinematográficas e musicais existente entre os assinantes dessa plataforma. Pois é...

Portanto, para que cada usuário tenha uma navegação fluida, prazerosa e personalizada, é fundamental que um sistema de recomendação de produtos atue para filtrar, gerir e recomendar filmes ou bandas que dialoguem com as demandas e necessidades de cada um de seus assinantes.

Assim, o cliente já tem um contato simples, direto e objetivo com aquilo que ele provavelmente estava procurando.

Como implementar um sistema de recomendação de produtos na minha empresa?

Para implementar um sistema de recomendação de produtos na sua empresa é necessário investir em uma plataforma de análise inteligente de dados eficiente e completa.

Dentre as várias opções disponíveis no mercado, é válido procurar aquelas capazes de gerar insights para um atendimento ao cliente cada vez mais assertivo, eficaz e que dialogue com as necessidades do público-alvo.

Ao mesmo tempo, ela precisa possuir uma interface simples e intuitiva para usuários não técnicos.

Portanto, investir na ferramenta certa oferecerá à sua empresa uma franca capacidade de crescimento, de competitividade e de aumento dos lucros.

Gostou do conteúdo? Fique de olho na nossa página para mais informações relevantes sobre mercado e tecnologia. Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Oncase. Somos uma plataforma que oferece tecnologia de inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer insights que diminuam o churn.