Quanto custa montar um e-commerce? Saiba como se organizar!

Uma das perguntas mais recorrentes de quem está planejando abrir um negócio online é: quanto custa montar um e-commerce?

Cravar o investimento inicial de um e-commerce não é uma tarefa simples, pois isso depende bastante do nicho de mercado onde você vai vender, o que impacta diretamente o custo de estoque.

Como o valor é variável, vamos focar neste post nos investimentos iniciais de quanto custa montar um e-commerce. Continue lendo e confira!

Quanto custa montar um e-commerce?

Para montar um e-commerce, serão necessários os seguintes investimentos iniciais:

  • criação da identidade visual;
  • contratação de uma plataforma de e-commerce;
  • formalização da empresa;
  • compra de estoque.

Criação da identidade visual

A identidade visual mostra a personalidade do negócio. É o primeiro passo para que as pessoas conheçam sua marca e criem um relacionamento com a empresa.

O nome, a logomarca, as cores, as formas, tudo isso cria um padrão personalizado que será único e exclusivo do seu negócio.

Com milhões de negócios na concorrência, ter uma identidade visual é um investimento que destaca o propósito de criar uma empresa de longo prazo, bem sucedida no mercado.

Para este trabalho, você pode contar com uma agência de publicidade ou comunicação ou um designer freelancer.

O valor de um projeto completo com logomarca e papelaria pode custar entre R$ 1.500 e R$ 2.500. Vale a pena fazer uma pesquisa no mercado, buscar indicações e fazer propostas de orçamento.

IMPORTANTE: depois de definir o nome da sua loja virtual, pesquise também a disponibilidade de domínio para ter uma URL personalizada (exemplo: www.nomedasualoja.com.br). O domínio é pago anualmente e o preço médio é de R$ 40.

2. Contratação de uma plataforma de e-commerce

A identidade visual precisa ser aplicada no seu site, não é mesmo? Para isso, você vai precisar escolher uma plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual.

Aqui no blog temos um post completo sobre o tema para você ler depois que terminar este: “Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras”.

Os valores variam de R$ 49 a R$ 11.000 por mês. Sendo o primeiro, o pacote mais básico e o segundo o mais avançado.

Para quem está começando, as operações de venda ainda são pequenas e não é necessário ter um sistema complexo e cheio de detalhes.

Com um planejamento estruturado, seu negócio online pode crescer de forma organizada, rentável e lucrativa.

3. Formalização da empresa

A formalização da empresa também entra na conta de quanto custa montar um e-commerce.

Os negócios online precisam ser formalizados e ter um número de CNPJ, Inscrição Estadual para informar no site e recolher os impostos juntos aos órgãos competentes.

Para saber em que categoria se encaixa, primeiro, é importante conhecer o nicho de negócio que vai dar uma ideia do valor da mercadoria e do potencial de faturamento.

Uma empresa MEI, por exemplo, pode faturar até R$ 80.000 por ano. Já uma Micro Empresa (ME) pode fechar o ano faturando até R$ 360 mil.

Para abrir um MEI não é necessário o auxílio de um contador. Todo processo é gratuito e o próprio empreendedor consegue gerenciar sozinho os tributos.

Em caso de dúvidas, o Sebrae oferece consultoria gratuita para microempreendedores individuais.

Caso sua empresa esteja em outra categoria é recomendado contratar um contador ou empresa de contabilidade para fazer a formalização e gerenciar os tributos necessários.

O valor médio do serviço para abertura de uma empresa pode variar entre R$ 700 e R$ 1.500. Para fazer o gerenciamento mensal da contabilidade, o valor fica entre R$ 400 a R$ 550.

4. Compra de estoque

O estoque é o investimento relacionado a quanto custa montar um e-commerce que mais “engorda” o valor final para começar um negócio virtual.

Isso porque dependendo do nicho de mercado, o valor de compra das mercadorias é alto. Segmentos como eletrônicos, eletrodomésticos e informática são alguns exemplos. Já roupas, calçados, itens decorativos tem um custo de aquisição mais baixo.

Neste quesito é complicado estabelecer uma margem de variação, mas a compra do estoque deve ser muito bem planejada:

Outros itens do investimento inicial de um e-commerce

Os quatro itens acima são a base de investimentos para se chegar no valor de um site e-commerce.

Antes de realmente tirar dinheiro do bolso, você pode pesquisar os valores de cada serviço e chegar no preço final que será necessário desembolsar.

Além dos itens acima que compõe a parte operacional do e-commerce, outros pontos importantes para abrir uma loja virtual são:

Investimentos em Marketing

Conhece o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Pois quem está começando um negócio do zero na internet precisa da forma do marketing para gerar tráfego.

O tráfego, ou seja, os acessos no seu site vão precisar da ajuda de canais de marketing como redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest) e dos sites de buscas como o Google.

A vantagem é que esses investimentos são controláveis e você pode começar com um valor de baixo e aumentar conforme o faturamento também subir.

Gerando tráfego para o site

Vender em marketplaces também é uma maneira barata de conseguir com que o nome da sua empresa seja notado.

Esse tipo de site cobra apenas uma taxa sobre as vendas, e pode ser integrado à sua plataforma de e-commerce, facilitando todo gerenciamento.

Pagamento e logística de entrega

O Mercado Pago e o Pagseguro são os meios de pagamento mais usados, pois possuem integração com a maioria das plataformas de e-commerce.

Não existe custo para vinculá-los ao seu e-commerce, mas é cobrada uma taxa por venda.

Para quem está começando, o envio via Correios é a opção mais barata e simples. Para tentar obter valores mais amigáveis para o cliente, faça um contrato com os Correios para ter mais segurança e garantir a entrega.

Leia a “[ANÁLISE] Mercado Pago ou Pagseguro: 6 critérios e a decisão”.

Agora que você já sabe qual o valor de uma loja virtual…

e quais são os principais investimentos iniciais para começar, pode fazer um planejamento de gastos assertivo para começar seu negócio digital.

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