Dicas para saber quanto cobrar por um treinamento

Quanto cobrar por um treinamento? De todas as etapas envolvidas no processo de produção e comercialização de uma capacitação, escolher o preço talvez seja uma das mais difíceis, não é mesmo?

Afinal, essa etapa envolve uma série de questões a serem consideradas e decisões que precisam ser tomadas para encontrar um preço que seja justo tanto para você quanto para o seu público-alvo.

Isso porque cobrar muito barato pode fazer com que você tenha prejuízo ou uma margem de lucro pequena, enquanto cobrar um valor muito fora da realidade do mercado pode assustar seus potenciais clientes.

Porque sabemos que encontrar esse equilíbrio pode ser desafiador, vamos lhe apresentar, neste artigo, dicas que auxiliarão você a respeito de cálculos a serem feitos e o que se deve considerar na hora de precificar, independente do tipo de treinamento que se está ofertando. Boa leitura!

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Calcule seus gastos

Esse primeiro passo ajuda você a pensar em um preço mínimo justo para que não se tenha prejuízo com o valor ofertado.

Coloque no papel todos os custos que você teve com a criação e formatação do seu treinamento para, a partir disso, pensar em um valor que compense.

Inclua, nesse cálculo, itens como:

  • Horas gastas na produção e edição do conteúdo programático;
  • Profissionais, caso contrate pessoal terceirizado;
  • Alimentação, caso seja necessário, no dia do evento;
  • Design e produção dos materiais de apoio, como apostilas;
  • Equipamentos, como projetores, no caso de treinamentos presenciais;
  • Aluguel de espaço utilizado, no caso de treinamentos presenciais;
  • Plataforma EAD para hospedar seu treinamento, no caso de este ser online.

Não se esqueça de considerar gastos que você terá posteriormente ao lançamento do curso,  como:

  • Divulgação;
  • Suporte ao cliente;
  • Atualizações.

Entendendo o seu treinamento como um produto, aprenda como definir esses preços com uma planilha de produtos e valores.

Calcule sua margem de lucro desejada

Depois de colocar na sua tabela o custo total empregado para criação do seu treinamento, é a vez de determinar quanto você deve arrecadar para pagar as despesas e, claro, lucrar com seu trabalho.

A fórmula para descobrir qual é a margem de lucro ideal da sua empresa é a seguinte: dividir o resultado final (prejuízo ou lucro) pela receita total. Depois disso, multiplicar por 100.

Esse vídeo explica como calcular sua margem de lucro mínima no caso de um treinamento online:

https://www.youtube.com/watch?v=s-xdeuKBhMo

Definido isso, é possível se chegar a um valor final para um produto, empregando a seguinte fórmula:

Valor final = CA + TX + CF + ML(%)

Onde CA é o custo de aquisição que você tem com seu produto, TX são as taxas de comissões e impostos incidentes sobre ele, CF os seus custos fixos e ML a sua margem de lucro desejada em porcentagem.

Não precifique seu treinamento com base em sua duração

A duração do seu treinamento não deve ser um fator determinante na definição do seu preço. Defina um preço com base no valor do conteúdo, não na duração do treinamento. Se você pode ensinar alguém a obter o resultado que se deseja com 3 horas de instrução, não crie 7 horas de treinamento.

No entanto, é preciso lembrar que seu público espera uma certa quantidade de conteúdo com base no preço que pagam pelo seu treinamento.

Se você cobrar R$ 500 por um um treinamento que contém 30 minutos de conteúdo, por exemplo, seus alunos provavelmente se sentirão enganados e solicitarão um reembolso. É preciso ter bom senso.

Pesquise sua concorrência

Pesquisar sua concorrência é importante para validar o fato de que existem pessoas por aí que estão pagando para aprender sobre o tópico do seu treinamento.

Nesse sentido, pesquise sua concorrência para validar a demanda do mercado, não para definir o quanto se cobra.

Embora seja bom ter uma noção dos preços que são praticados no mercado em que o seu treinamento está inserido, este não deve ser um fator definidor de quanto vale o seu produto.

Além disso, pesquisar sua concorrência pode ajudar você a ver o que outros fornecedores oferecem e usar isso como referência para criar um treinamento diferente, melhor ou mais específico de alguma forma. Dessa forma, oferecendo mais valor, você pode cobrar mais por ele.

Teste diferentes preços

Isso leva tempo, mas pode ser uma ótima maneira de determinar o preço ideal para o seu treinamento.

Funciona assim: você testa diferentes preços para ver como cada um deles afeta suas vendas. Você pode começar por um valor baixo (mas, não muito baixo) e aumentá-lo gradualmente. Continue aumentando seu preço até que seus números de vendas comecem a mostrar resistência.

Por exemplo, você começa ofertando seu treinamento por R$ 100, depois aumenta para R$ 200, R$ 300, R$ 400 e R$ 500. Quando você aumenta para R$ 600, você percebe uma queda no número de vendas, o que seria o seu ponto de resistência.

Quando isso acontece, você saberá que está se aproximando do teto do que seu mercado-alvo está disposto a pagar pelo seu treinamento.

Assim, encontrar o melhor preço dependerá de seus objetivos comerciais específicos, mas a questão é encontrar o ponto ideal de receita gerada e o número de clientes em cada faixa de preço.

Avalie sua credibilidade e autoridade no mercado

Pense em quanta credibilidade e autoridade você tem no mercado em que atua. As perguntas abaixo podem ajudar você nesse processo:

  • O seu nome ou o nome da sua organização é altamente reconhecível para o seu público-alvo?
  • Você passou vários anos construindo sua plataforma e aumentando seu público?
  • Publicou um livro que tenha a ver com a área do treinamento que oferece?
  • Você já falou em conferências no setor em que atua?
  • Você foi destaque na mídia com o seu treinamento?
  • Você tem alguma credencial específica que levou tempo para ganhar?
  • Você recebeu algum prêmio pelo seu trabalho?
  • Você tem depoimentos positivos de outros alunos ou clientes?

Todos esses fatores ajudam você a justificar a cobrança de um preço mais alto pelo seu treinamento.

Quantifique o valor do resultado que seus clientes podem alcançar

Uma técnica que funciona bem na hora de definir um preço mais alto é quantificar o valor do resultado que você ensina e os ganhos que seus clientes podem alcançar.

Se o seu treinamento irá promover um ganho de produtividade, diga quanto. Se você vai ajudá-los a economizar ou administrar melhor o tempo, diga quanto.

Ao quantificar o valor do resultado que você os ajuda a alcançar, é possível posicionar o preço do seu treinamento como um investimento que vale a pena. Isso pode, inclusive, orientar suas campanhas de marketing justificando o preço cobrado.

Se cursar o seu treinamento vai ajudar alguém a ganhar uma promoção no trabalho ou conseguir um emprego específico, por exemplo, esse é um resultado que definitivamente pode ser quantificado.

Agora que você já sabe quanto cobrar por um treinamento, o que acha de continuar aprendendo sobre o assunto? Descubra 6 tipos de técnicas de vendas!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.