Quando migrar e como mudar de Hub de Integração

Com o advento dos marketplaces e e-commerces no cenário atual do mercado de vendas pela internet, uma coisa é certa: uma hora ou outra, sendo um pequeno, médio ou grande negócio, você vai precisar recorrer a algo que solucione erros de operação e te auxilie a aumentar sua performance nesses canais.

Com as vendas em marketplaces só aumentando, os empreendedores viram nesse modelo de comércio uma oportunidade clara de negócios a partir de uma das principais necessidades dos vendedores: Vender de forma centralizada e organizada.

E foi desse modo que surgiram os Hubs de integração.

O que faz um Hub de integração?

O hub de integração é uma ferramenta utilizada para auxiliar o seller a gerenciar melhor suas vendas em marketplace.

Tendo ele como aliado você consegue integrar todas suas plataformas de venda, centralizar sua operação, automatizar procedimentos demorados como cadastramento de produtos e gerenciar informações importantes como quantidade de estoque e pedidos realizados.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o funcionamento do hub de integração.

Com todas as informações presentes em uma única interface, o lojista conquista um controle muito maior do gerenciamento do seu próprio negócio.

Com isso, os erros que provêm de trabalhos manuais são, em grande parte, extintos.


Por que é necessário usar um Hub de integração?

A verdade é que não existe um momento 100% exato para aderir ao hub de integração.

Mas, com o crescimento cada vez mais acentuado no número de clientes que utilizam os marketplaces para realizar suas compras, vai chegar uma hora em que, pelo bem seu negócio, automatizar o processo de venda e centralizar toda sua operação em um único painel, vai se tornar algo imprescindível.

A integração com marketplaces é fundamental não apenas para continuar a expansão da sua loja virtual, é importante também para se manter no mercado com uma operação de qualidade promovendo uma boa experiência de compra para o cliente.

Entre os principais benefícios que eles promovem, alguns deles são:

  • Facilidade em criar kits que agregam valor ao seu produto e aumentam o ticket médio
  • Melhora na gestão do estoque e elimina possíveis furos
  • Automatiza o cadastramento de itens em diferentes marketplaces
  • Tem acesso a diagnósticos gerados pelo analytics sobre como anda o desempenho das vendas

Existem vários tipos de hub de integração e cada um possui suas particularidades e funções, logo, é comum que, na medida que seu negócio cresce, se faz presente a necessidade migrar para uma plataforma que te ofereça mais ferramentas e não limite seu negócio.

Além disso, fique atento a situações como falhas técnicas constantes que podem travar sua operação, demora na hora de fazer integração com um novo marketplace e, ao ligar para o suporte, ser atendido por um robô ao invés de humano.

Venha entender quais outros fatores devem fazer você repensar sobre o hub de integração que está ligado a sua operação.

Quando migrar para outro Hub de Integração ?

Da mesma forma que existem alguns pontos que demonstram que pode ser a hora de aderir a um Hub de integração com marketplaces, também há alguns sinais claros que revelam qual é a hora de trocar de plataforma:

  • Não ter autonomia para criar suas próprias regras de preços
  • Não conseguir customizar cadastro por canais de vendas
  • Não poder fazer alterações massivas nos seus produtos
  • Não contar com alertas de SLA
  • Não obter relatórios precisos de suas vendas e performance dentro de cada canal
  • Não ter acesso a um ranking dos seus produtos mais vendidos
  • Quando o seu HUB apresenta inúmeros erros e isso afeta sua reputação
  • Quando você quer integrar com um marketplace específico e o seu HUB não comporta esse tipo de integração
  • Trabalhar com um HUB que não conta com um ambiente estável e seguro

No final das contas, a principal função do hub é ser seu aliado nas vendas, portanto, se você está sofrendo com os seguintes problemas listados, não pense duas vezes e troque por uma ferramenta que não impeça o seu negócio de crescer.

Outro fator igualmente importante e que deve ser levado em consideração é o atendimento, a falta de uma boa comunicação entre hub e vendedor inevitavelmente acaba acarretando na perda de confiança.

Como mudar de plataforma?

Após analisar cuidadosamente qual será seu mais novo Hub de integração, está na hora de botar a mão na massa e iniciar essa mudança. Assim, para explicar de maneira mais detalhada o processo, vamos explicar o funcionamento seguindo o exemplo do hub integrador da Plugg.to.

A hora de fazer essa renovação não precisa ser estressante ou problemática, muito pelo contrário.

Importação dos produtos

Uma das preocupações mais comuns por parte dos vendedores nesse momento é referente a perda dos anúncios que já estão nos marketplaces. Contudo, no processo realizado pela Plugg.To essas informações não são retiradas

Com todos os itens já concentrados em uma planilha, no momento que você importar o catálogo será atualizado de uma forma massiva e ordenada. Logo, não tem perigo de perder o controle ou gerar furos durante o processo de migração

Caso ocorra algum erro, o vendedor ficará sabendo

A Plugg.To disponibiliza um relatório que aponta com exatidão o que deve ser checado para você não perder tempo caçando possíveis falhas. Graças a essa agilidade, a identificação e resolução de problemas são tão rápidos que o impacto negativo na sua loja é praticamente nulo.

Implementação assistida

Uma equipe técnica acompanhará de perto todo o processo de implementação dos produtos em seu novo hub de integração. Esse suporte vai te explicar e auxiliar no começo da inserção e, posteriormente, estará disponível para te atender caso ocorra algum erro ou o lojista tenha com alguma dúvida.

Sincronização do histórico de anúncios

Caso você trabalhe com códigos SKU idênticos, a Plugg.to consegue fazer um match entre eles, assim, dados importantes como reputação e sincronização não serão perdidas ao trocar de plataforma.

Em contrapartida, caso o código SKU do seu produto seja diferente do cadastrado nos marketplaces, será necessário realizar a nossa solução de atrelamento SKUs, o de / para.

Se quiser conferir na prática como funciona o atrelamento de SKUs pela plataforma da Plugg.to assista um vídeo explicativo clicando aqui.

Conclusão

Ao identificar a necessidade de realizar uma mudança no seu negócio, não se assuste. Vender em marketplaces é uma tarefa simples e descomplicada e, se por acaso sua integradora estiver travando o crescimento do seu empreendimento, não pense duas vezes e troque imediatamente.

Na hora de escolher uma plataforma nova, leve em consideração aquela que oferece uma boa comunicação humanizada e que esteja apta para dar suporte em qualquer tipo de operação de alta performance.

Caso você ainda esteja indeciso, converse com um especialista para entender como a Plugg.To pode te ajudar durante a migração do seu hub de integração. Com mais de 8 anos de atuação no mercado e integração com mais 65 marketplaces, a Plugg.To é referência quando o assunto é marketplaces.