Qual a melhor forma de pagamento para e-commerce? Conheça as opções e otimize a área
Um dos mandamentos do e-commerce é a oferta de múltiplas formas de pagamento para os clientes. Isso porque, ao oferecer várias opções, sua empresa atende a todos os clientes, garantindo que ninguém vai deixar de realizar uma compra por causa da falta de opções de pagamento. Entretanto, existe uma opção ideal? Afinal, qual a melhor forma de pagamento para e-commerce?
Para responder a essa pergunta é importante que você avalie algumas questões, entre elas:
- o perfil de cliente que você atende,
- o histórico de pedidos atuais,
- as opções oferecidas por seus concorrentes,
- quais as novidades do mercado,
- como está o comportamento do cliente no momento,
- como funciona o seu fluxo de caixa,
- quais as taxas são pagas hoje pelo e-commerce,
- qual é a facilidade de integração do novo método de pagamento com o sistema de loja virtual que você usa e mais.
O cartão de crédito e as compras parceladas, por exemplo, representam uma grande fatia dos pagamentos online que acontecem no Brasil, entretanto, por outro lado, estamos falando da combinação mais cara para as empresas.
Isso acontece porque, além do valor pago demorar dias para realmente cair na conta do lojista, ainda incidem taxas maiores, cobradas pelo sistema de processamento de pagamentos (falaremos mais sobre eles, a seguir).
Entretanto, fato é que o cartão de crédito é a opção de 78% das compras online realizadas no Brasil. Não oferecer o método como opção para seus clientes, pode ser um risco às suas metas de conversão.
O cartão de crédito é apenas um exemplo de como uma análise sobre qual a melhor forma de pagamento para e-commerce pode ser complexa.
Então, qual a melhor forma de pagamento para e-commerce? Não existe uma única resposta, infelizmente!
Entretanto, é possível observar quais as formas de pagamento para clientes são mais atrativas para os lojistas e usar isso em suas estratégias de marketing e vendas, por exemplo.
Além disso, é preciso avaliar questões relacionadas à integração das formas de pagamento ao e-commerce e aos sistemas de processamento.
Qual a melhor forma de pagamento para e-commerce?
Antes de escolher qual a melhor forma de pagamento para e-commerce é importante que você conheça os principais métodos, são eles:
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Boleto bancário
- Pix no e-commerce
- Transferência online
- Carteiras digitais
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre alguns desses métodos de pagamento. Confira!
Cartão de crédito
Como falamos acima, 7 a cada 10 vendas online são realizadas a partir do cartão de crédito.
Além disso, quase 40% dos brasileiros realizaram alguma compra parcelada, sendo que na média, foram três por consumidor.
Tudo isso coloca quase como indispensável o oferecimento dessa forma de pagamento para os clientes.
Mesmo precisando ter atenção às taxas cobradas pelos sistemas de pagamento no e-commerce, o cartão de crédito também é uma opção interessante para o lojista porque garante a compra no momento da decisão do cliente.
Vou explicar: compras por boleto, por exemplo, geram menos taxas para o vendedor, entretanto, é mais arriscado que um cliente desista de realizar o pagamento, não concluindo o negócio.
Como você sabe, muitas compras são feitas por impulso, e você pode perder um bom percentual delas com o boleto.
Já no cartão de crédito você “garante” a venda.
Leia também: [GUIA] Lei do E-commerce: tudo o que você precisa saber
Cartão de débito
Nem todo mundo sabe, mas o débito também pode ser usado para compras e vendas online.
Nesse sentido, seu e-commerce deve buscar por essa opção junto aos sistemas de pagamento de e-commerce contratados.
Entre as vantagens está o fato de receber o valor da compra mais rapidamente do que as vendas feitas por crédito.
Além disso, diminuem as chances de chargeback — quando o cliente solicita o reembolso depois da autorização da compra.
Boleto bancário
Quando a pergunta é “qual a melhor forma de pagamento para e-commerce” muitas pessoas pensam logo no boleto bancário.
Isso acontece, principalmente, porque o boleto exige o pagamento de menos taxas do lojista para os sistemas de processamento.
Além disso, estamos falando de um método muito usado pelo público, que é familiarizado com a opção.
Muitos consumidores ainda têm medo de compartilhar dados de cartão e dados bancários em sites, principalmente, sites que ainda não conhecem. Logo, o boleto se mostra uma das opções preferidas desses clientes.
Entretanto, um problema do boleto é a alta taxa de desistência, que pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas.
Logo, ao oferecer o boleto como formas de pagamento para clientes, é interessante que sua empresa invista em ações de como recuperar boletos, aumentando assim suas taxas de conversão.
É por esse motivo que muitas empresas têm oferecido vantagens - inclusive descontos- para a compra por cartão de crédito.
Entenda melhor a dinâmica das vendas por boleto e porque essa forma de pagamento pode estar sendo tão procurada por seus clientes, no vídeo abaixo.
Pix no e-commerce
O Pix no e-commerce é uma novidade e precisa ser ativada junto ao sistema de pagamento que você usa na sua loja, principalmente, no sistema de checkout.
São muitas as vantagens e entre elas a taxa de transação para o lojista muito mais baixa do que a cobrada nos outros métodos de pagamento.
Talvez essa seja a resposta para qual a melhor forma de pagamento para e-commerce, entretanto, isso não quer dizer que você não deve considerar as demais opções, afinal, seus clientes precisam de opção.
Além disso, o Pix funciona apenas como pagamento à vista, e em muitos casos os clientes buscam por formas de parcelamento.
Além das taxas reduzidas, o Pix ainda permite que você receba o valor transferido imediatamente, em até 10 segundos.
Como lojista, você sabe como essa opção pode ser vantajosa para o capital de giro e fluxo de caixa do e-commerce.
Como citamos acima, existem outras opções de forma de paramento para cliente no e-commerce, entretanto, essas que indicamos acima são as mais buscadas por clientes.
Formas de pagamento do e-commerce: como integrar?
Para oferecer as formas de pagamento online que listamos acima, é preciso fazer a integração do seu e-commerce com sistemas de pagamento, que vão processar o pedido do cliente e transferir o valor do produto para sua loja e conta cadastrada.
Para isso existem três opções diferentes de sistemas de pagamentos, para você escolher e integrar à sua loja:
- Intermediadores de pagamento: São empresas que “terceirizam” o pagamento pelos serviços e produtos oferecidos por seu e-commerce. Ao clicar em “Comprar” o cliente é direcionado para o site do intermediador, deve fazer um cadastro específico para esse site e concluir a compra. Ideal para empreendedores iniciantes.
- Gateways de pagamento: funcionam como a máquina de cartão do comércio virtual. O gateway de pagamento escolhido recebe as informações e dados do cartão do cliente e se comunica com a rede de adquirência, que por sua vez vai ou não liberar a compra.
- Adquirente: quando você integra sua loja a um adquirente não precisa de intermediador (gateway de pagamento). Entretanto, precisará arcar com custos operacionais e de segurança para fazer a comunicação direta com o adquirente.
Entenda melhor sobre essas opções, no vídeo abaixo.
A escolha qual a melhor forma de pagamento para e-commerce também deve considerar as vantagens externas dos sistemas. PagSeguro, Mercado Pago, Rede, Cielo e outras opções oferecem, por exemplo, integração com a Gyra+.
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