Preço por inbox é proibido: fique dentro da lei e venda mais!
Preço por inbox é ilegal. Sim, o Código de Defesa do Consumidor, CDC, que aborda questões relacionadas à necessidade de transferência em relação ao produto anunciado, também se aplica à vendas e produtos anunciados online.
É possível que você já tenha ouvido falar que as empresas são obrigadas pelo CDC a colocarem o preço dos produtos na vitrine da loja, por exemplo. Empresas que não cumprem a norma podem ser multadas em fiscalizações.
Quando o assunto são vendas online, ou a exposição de produtos online, podemos encarar as redes sociais como uma espécie de vitrine também. Dessa forma, a mesma regra se aplica.
De fato, o Código de Defesa do Consumidor é claro sobre a necessidade de transparência sobre a oferta anunciada, desde o produto que está sendo ofertado, sua composição e, principalmente, o preço.
Diante da exposição dessa aplicação do CDC, que não é atual, mas ao contrário, sempre esteve presente entre as normas vigentes, muitos donos de empresas que praticavam o conhecido “preço por inbox” ou “chama no direct” ficam indignados.
Entretanto, acredite, talvez essa “revelação” tenha sido a melhor coisa que aconteceu para o seu negócio. Isso porque a prática de preço por inbox não é recomendada por nenhum especialista da área de vendas digitais.
A seguir você vai entender porque as vendas pelas redes sociais podem te trazer mais resultado sem o modelo de “chama no direct” e como gerar mais engajamento com as publicações.
Preço por inbox não é legal, mesmo!
Além de não ser legal de acordo com o CDC, o preço por inbox também não é legal para o consumidor e nem para os resultados das vendas da sua empresa.
Vamos esquecer um pouco a proibição do CDC e vamos nos ater à estratégia de vendas do seu produto online.
Segundo pesquisas, 74% dos consumidores provavelmente mudarão de marca se acharem o processo de compra muito difícil. Acredite, o simples fato de precisar mandar uma mensagem para a sua empresa perguntando sobre o preço é um dificultador do processo de compras e, provavelmente, já fez você perder muitas vendas.
A verdade é que não existem razões suficientemente fortes para você esconder o preço dos seus clientes.
E, se você colocar na balança, o que você perde é muito mais do que um possível ganho.
Se você tem um preço competitivo com o seu mercado e alinhado à sua persona, não há razões para não divulgá-lo.
Ao contrário, ao destacar esse valor você responde a principal dúvida de um cliente no processo de compra e reduz a demanda do atendimento ao cliente da sua equipe.
Isso sem contar que o preço do produto na publicação é uma forma de oferecer autoatendimento, uma tendência que não para de crescer.
45% das empresas que oferecem autoatendimento relatam um aumento no tráfego do site.
Mesmo com a tendência de diminuírem, as compras por impulso ainda são uma realidade, e esconder o preço só afasta o seu potencial cliente, fazendo com que ele pense duas vezes sobre a compra e considere se realmente vale a pena mandar uma mensagem sobre aquele produto.
De maneira geral, ao eliminar a prática de preço por inbox, sua empresa tem ganhos significativos e seus clientes também. O fim do preço por inbox ajuda a:
- oferecer uma melhor experiência para o cliente,
- agilizar o processo de decisão de compra,
- filtrar os clientes que chegam até a sua empresa de maneira positiva uma vez que você passa a falar com quem realmente tem interesse e fit para comprar,
- ampliar o engajamento por conseguir atingir clientes mais alinhados ao perfil da empresa e mais.
Por outro lado, manter a prática de preço por inbox pode trazer muitos malefícios para a sua empresa como:
- afetar a confiabilidade do clientes no produto,
- tornar o processo de compra mais difícil,
- contribuir para a desistência de compra,
- gerar um trabalho desnecessário para a equipe das redes sociais que perde tempo respondendo clientes que não estão interessados, ou não podem, comprar,
- perde o estímulo da compra por impulso.
É importante destacar que, pelas mesmas razões, assim como o preço por inbox é crime, indicar a necessidade de contato por Whatsapp para anunciar o valor do produto também.
Isso sem contar que nesse formato, a venda pelo Whatsapp é ainda mais difícil do que a venda pelas redes sociais usando o inbox, afastando ainda mais seus consumidores.
Quer saber como vender pelo WhatsApp da maneira correta? Então confira nossos artigos especiais:
- O que é WhatsApp Business? | GUIA completo para um atendimento profissional
- Catálogo do WhatsApp: o que é e como configurar o recurso
- Como criar catálogo para WhatsApp? 3 etapas para cadastrar produtos e vender mais
Como fazer vendas pelas redes sociais?
Uma das grandes preocupações das empresas que não gostaram de saber sobre a ilegalidade do preço por inbox é a manutenção do engajamento nas páginas e perfis, principalmente, no Instagram.
Entretanto, como destacamos acima, você tem muito mais a perder do que a ganhar ao manter a prática de preço por inbox. E não estamos falando apenas em relação a multa.
Então, como gerar engajamento e vendas pelas redes sociais?
Quando o assunto é como divulgar a loja virtual no Instagram ou mesmo a loja física, é fundamental considerar estratégias como:
- produção de conteúdo relevante,
- parceria com influenciadores,
- anúncios,
- Instagram Store, entre outras.
O Instagram Stores merece destaque quando o assunto é o fim do preço por inbox, afinal, ele é uma forma inteligente de:
- apresentar o preço dos produtos,
- gerar engajamento,
- facilitar o processo de compra do cliente,
- aproveitar comprar por impulso,
- melhorar a experiência de compra e mais.
Para saber como adotar a ferramenta do Instagram Store assista ao vídeo abaixo com dicas importantes e um passo a passo para criar a sua conta.
Como dissemos no início desse artigo, o fim do preço por inbox pode dar um boom nas suas vendas pelas redes sociais. Para isso você precisa estar preparado, dar um upgrade para profissionalizar o seu negócio e investir no atendimento às demandas dos consumidores.
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