Prazo de entrega no dropshipping: como funciona? Desafios e soluções
O prazo de entrega no dropshipping é um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas que escolhem esse modelo de venda. Isso acontece porque, grande parte das lojas de dropshipping optam pela venda de produtos vindos de fornecedores internacionais, especialmente, os chineses.
Esses fornecedores oferecem bom preço e um leque gigantesco de produtos, entretanto, como nada é perfeito, o prazo de entrega é um problema potencial.
Isso porque compras feitas em plataformas como Aliexpress, muito usadas por quem faz dropshipping internacional, geralmente apresentam prazos longos, de 20 a 40 dias. E seu cliente, está disposto a esperar por todo esse tempo?
É bastante comum que consumidores passem a ficar impacientes com a demora da entrega e iniciem uma série de reclamações ou mesmo cancele o pedido e contestem o pagamento.
Resultado? Sua loja perdeu uma venda e ganhou um cliente insatisfeito, que não deve voltar a fazer negócios com você.
Mas, diante desse impasse, o que fazer? Quais são as saídas? Como gerenciar o prazo de entrega de compras pela internet para que ele não se torne um problema tão grande?
Prazo de entrega dropshipping: como driblar os desafios?
Saber que uma área do seu negócio pode ser um desafio tem seu lado positivo: você pode se preparar para enfrentá-lo.
Uma loja online dropshipping enfrenta o problema de prazo de entrega, então o que fazer? Se preparar. A seguir, listamos uma série de sugestões de como lidar com o prazo de entrega no dropshipping, reduzindo as chances dele ser um problema para seu negócio. Acompanhe!
Seja transparente com seu cliente
Muitos lojistas tendem a “esconder” ou “alterar” o prazo de frete que o fornecedor recomenda, com o intuito de não desanimar o cliente da compra.
Entretanto, essa estratégia tem perna curta, porque você não vai conseguir cumprir o acordo que fez com o consumidor e vai gerar insatisfação.
A insatisfação, por sua vez, pode levar o cliente a solicitar o cancelamento da compra e a contestar o pagamento. Pior, ele vai sair falando mal da sua empresa. Segundo pesquisas, um cliente insatisfeito conta, em média, para 15 pessoas sobre uma má experiência de serviço.
É importante também lembrar que o cliente pode sentir que a sua empresa não é de confiança, afinal, ele não recebeu o produto pelo qual pagou. Esse é o pior dos cenários.
Por isso, a dica aqui é ser claro e transparente com seu cliente desde antes dele fazer a compra.
Mesmo com um prazo longo é possível que ele conclua o pedido, seja pelo seu preço, seja porque não precisa do item com tanta velocidade ou porque não encontrou nada parecido em outras lojas.
Mesmo se o cliente não comprar, ele ainda pode voltar em outros momentos quando precisar de outros produtos.
Lembre-se de estabelecer estratégias para converter visitantes da sua loja em leads. Para isso, leia o artigo, “Como conseguir leads qualificados? 5 dicas matadoras para você aplicar”.
Crie canais de atendimento eficientes
Lojas online de dropshipping que são transparentes quanto ao prazo de entrega recebem menos chamados de atendimento, mas ainda assim o recebem.
Isso acontece porque o cliente esquece o prazo final, fica inseguro se ainda vai receber o produto e se está tudo certo com o pedido.
Logo, mesmo que não sejam mensagens de reclamação, podem - e vão - existir mensagens de solicitação de suporte, em busca por notícias.
Para transmitir segurança e oferecer uma boa experiência ao consumidor, você deve investir em canais de atendimento ao cliente para lojas online. Alguns exemplos são:
- chat no site,
- redes sociais,
- e-mail,
- canal aberto no WhastApp Business.
O atendimento de excelência, rápido e transparente, tem impacto direto nas taxas de fidelização de clientes da sua loja.
Leia também: Chatbot para e-commerce: usos e a importância de ter um?
Envie códigos de rastreio da compra
Uma das formas mais eficientes de oferecer mais segurança para os clientes, e reduzir as demandas nos canais de atendimento da empresa, é compartilhando links de rastreio de cada produto.
Isso é possível por meio de sistemas de rastreio que realizam esse acompanhamento e oferecem atualização contínua e automática sobre onde está o pedido do cliente.
Use plataformas que ofereçam mais segurança para o consumidor
Fazer dropshipping por uma loja virtual própria tem muitas vantagens, mas pode deixar o consumidor ainda mais inseguro sobre o longo prazo, reduzindo as chances dele fazer uma compra e, mesmo se fizer, ampliando as chances de cancelamento.
Para driblar mais esse desafio você pode fazer dropshipping no Mercado Livre. A plataforma de marketplace já é conhecida pelos consumidores e transmite mais segurança.
Entenda melhor como fazer dropshipping pelo Mercado Livre, no vídeo abaixo.
Escolha bem seus fornecedores
Ao fazer a escolha dos fornecedores internacionais, dentro de plataformas como Aliexpress, você pode selecionar o tipo de frete com o qual deseja trabalhar. Entre as opções que oferecem melhores prazos e preços estão ePacket e Aliexpress Standard Shipping.
Ambos oferecem fretes em que a mercadoria não será taxada ao chegar no Brasil e ainda garantem um melhor prazo de entrega. Entenda o funcionamento dessas opções, abaixo.
Considere o dropshipping nacional
O dropshipping tem vantagens e desvantagens e, quando o assunto é prazo de entrega, o dropshipping nacional é uma opção para lojistas.
Como os fornecedores estão no Brasil, o prazo de entrega do dropshipping nacional tende a ser menor do que o praticado com fornecedores internacionais.
Esperamos ter te ajudado a entender como lidar com o prazo de entrega do dropshipping, reduzindo os impactos negativos que ele pode trazer para seu negócio.
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