Pontos coleta Mercado Livre: como funciona e quais os benefícios?

Quem trabalha com vendas pela internet sabe que a logística de entrega é uma das grandes dores de cabeça dos lojistas, sobretudo os pequenos. Por conta dessa demanda, foram criados os pontos de coleta do Mercado Livre, uma forma ágil e segura de enviar os produtos para os clientes.

O que é uma agência do Mercado Livre?

Também conhecidos como agências do Mercado Livre, os pontos de coleta são empresas que firmam parcerias com a plataforma de marketplace e servem como centros de distribuição, recolhendo os produtos e encaminhando para entrega.

Elas evitam que o vendedor precise despachar os itens vendidos pelos Correios, por exemplo.

A iniciativa é relativamente recente e surgiu com uma forma de dar suporte às lojas que vendem pelo Mercado Livre, garantindo que elas tenham acesso a uma facilidade logística para o e-commerce.

Os pontos de coleta do Mercado Livre são grandes galpões, que fazem o armazenamento, separação e encaminham os produtos deixados pelos lojistas para o transporte.

A ideia é ir, aos poucos, se desvencilhando dos Correios e integrar um sistema complexo próprio.

Saiba mais: Jornada de compra no Mercado Livre: etapas e como funciona?

O que é e como funcionam os pontos de coleta do Mercado Livre?

O ponto de coleta funciona da mesma forma que uma agência dos Correios, só que sem tantas burocracias e com facilidade e agilidade para atender e dar andamento na entrega do produto.

Os pontos podem funcionar em vários locais da cidade, desde lojas maiores quanto pequenas farmácias e comércios simples. O pré-requisito é que exista um espaço, que se encaixe nos padrões do Mercado Livre, para armazenar e despachar o produto.

Após confirmar a venda, o lojista deverá:

  1. levar o produto, devidamente embalado, até uma das agências do Mercado Livre,

2. entregar o pacote para o parceiro que irá enviar para a empresa Kangu, que é quem faz as entregas, tudo integrado.

O trabalho é bem simples, a ideia é que empresas possam aproveitar espaços ociosos como estoque, ganhar um dinheiro com isso e de quebra deixar o preço da operação mais barato e ágil.

Como se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre?

Agora que você já entendeu como funcionam os postos de coleta de Mercado Livre talvez deva estar cogitando se tornar um desses locais, certo?

Se você tem interesse em aproveitar um espaço vazio da sua empresa e ganhar pelo serviço de armazenagem, precisa seguir os seguintes passos:

  • acesse o site da Kangu, empresa parceira do Mercado Livre no serviço;
  • vá até a aba “Seja um ponto Kangu”, clique e faça seu cadastro;
  • envie o formulário e aguarde a resposta da empresa.

Como se trata de um serviço novo, primeiro os responsáveis precisam analisar a demanda na cidade e região, as condições oferecidas e a quantidade de vendedores, para então aprovar mais parceiros.

Além disso, você precisa ter um estabelecimento comercial que possa ser usado como ponto de coleta e armazenamento das mercadorias.

Não é possível, por exemplo, receber e guardar as embalagens em casa.

Mesmo que sejam dois pontos, o de coleta e o de estoque precisam ser espaços comerciais e estarem ligados ao mesmo CNPJ. Além disso, você também precisará:

  • espaço físico para armazenamento de acordo as diretrizes da Kangu;
  • celular com acesso a internet;
  • instalar o app da Kangu para fazer o gerenciamento dos envios;
  • o ponto de coleta precisa ser de fácil acesso, ou seja, não ser muito longe da região comercial da cidade e ter um acesso asfaltado;
  • não pode ter catracas e portões que barrem a entrada;
  • funcionar em horário comercial pelo menos de segunda a sexta-feira;
  • precisa possuir um CNPJ ou MEI;
  • uma conta corrente no nome de pessoa jurídica vinculado ao CNPJ da empresa.

Quais as vantagens de se tornar um dos pontos de coleta do Mercado Livre?

Agora que você já entendeu como tudo funciona e qual o processo para se tornar um dos pontos de coleta do Mercado Livre, vamos para o que interessa: quanto ganha? Vale a pena?

Como serviço é recente essa questão não é tão simples de ser respondida, mas existem algumas vantagens bem interessantes em tornar sua loja uma agência do Mercado Livre.

A primeira delas é a exposição da sua marca, ao se tornar um ponto de coleta, sua loja passará a receber muitas visitas de vendedores, esse movimento fará com que sua loja fique comentada e passe a ser mais visitada por novos clientes.

Além de receber vendedores e gerar mais movimento, sua loja também receberá a visita dos clientes que optarem por retirar o produto no ponto de coleta, o que aumenta as chances deles acabarem comprando algo de você.

Sobre ganhos fica um pouco mais complicado de definir, afinal isso vai depender muito da quantidade de vendedores e demandas na sua região, sem falar que Kangu só informa o valor que paga aos seus parceiros.

Usando como referência a Pegaki, que já foi parceira de entregas do Mercado Livre no passado, temos como referência o preço de R$0,50 por pacote. O valor pode parecer baixo, mas como ressaltamos, tudo vai depender da demanda da sua região.

Veja também: Entrega pessoal do Mercado Livre: como funciona?

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