Plano de financeiro para hotéis e pousadas: como montar? 8 passos
Como montar um plano de financeiro para hotéis e pousadas, que possa ser facilmente aplicável em empresas de pequeno e médio porte? Neste artigo, vamos te ajudar a desvendar o passo a passo para alcançar seus objetivos. Mas, antes, entenda o que é planejamento financeiro, para dar os primeiros passos com mais assertividade.
Afinal, o que é planejamento financeiro?
Um planejamento financeiro empresarial é uma ferramenta de administração que identifica a realidade da empresa, organiza e realiza o controle financeiro, define objetivos e estabelece metas de crescimento e sustentabilidade para o negócio, sempre com o objetivo de contribuir para o avanço da organização e sua saúde financeira.
Ainda é muito comum que empreendedores confundam o que é planejamento financeiro apenas como a prática de controlar as finanças do negócio e reduzir seus custos.
Sem dúvida, essas práticas também fazem parte do planejamento financeiro empresarial, mas não resumem o que ele é.
O plano de financeiro é mais estratégico e age contribuindo para que a empresa alcance seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Todo negócio precisa de um plano de financeiro para sobreviver e crescer com saúde, sem deixar de aproveitar as oportunidades e se adaptar à realidade do mercado.
Então, como fazer um planejamento financeiro empresarial? Entenda o passo a passo, a seguir.
Como montar um plano de financeiro para hotéis e pousadas?
A seguir, organizamos um passo a passo de como montar um plano financeiro para hotéis e pousadas:
- Entenda a situação atual da da empresa
- Organize despesas e receitas em uma planilha
- Faça uma previsão de gastos da empresa
- Faça uma previsão de faturamento
- Trabalhe com cenários distintos
- Faça uma lista de objetivos estratégicos
- Crie metas de curto, médio e longo
- Saiba quando recorrer a capital externo
Confira mais detalhes, a seguir!
1. Entenda a situação atual da empresa
O primeiro passo de qualquer planejamento é entender a situação atual. Como está a saúde financeira do negócio?
Existem dívidas que não estão sendo pagas? Qual é a margem de lucro da empresa? E o ticket médio dos clientes? O valor cobrado é suficiente para pagar as contas e gerar lucro?
Como está a sua empresa em relação à concorrência? Os valores cobrados são semelhantes?
O fluxo de caixa está negativo ou positivo? Ou seja, há mais entradas do que saídas?
Qual é o faturamento mensal médio da empresa? Quais são os custos fixos e variáveis?
Olhar para a situação real da sua empresa pode ser doloroso, mas é necessário. A partir dessa etapa você terá um ponto de partida para iniciar um plano de melhoria.
Lembre-se que você não pode fazer nada para mudar o passado, mas pode mudar o seu futuro, mas para isso precisará encarar o presente.
2. Organize despesas e receitas em uma planilha
Sem dúvida um plano financeiro depende do controle de despesas e receitas. Esse é o primeiro indicador da saúde da organização e também um guia para ajudar a empresa a identificar problemas, necessidades e oportunidades.
Usar planilhas ou ferramentas de gestão financeira que integrem e concentrem todos os valores que entram e saem da empresa é indispensável para negócios que realmente desejam ter sucesso.
Tudo, exatamente tudo, deve ser “anotado” e acompanhado para que os resultados sejam realmente espelhos da realidade da empresa e contribuam para a tomada de decisão futura.
Uma das dicas aqui para fazer uma planilha com os últimos três meses de custos e entradas. Dessa forma, você terá uma visão mais aproximada da realidade no período.
3. Faça uma previsão de gastos da empresa
A previsão de gastos da empresa deve considerar custos fixos e variáveis que já fazem parte do negócio.
Comece observando o histórico dos três últimos meses. Caso você não tenha o controle desses meses anteriores, talvez seja a hora de realizar esse acompanhamento do seu passado, porque ele irá te ajudar a projetar o futuro.
Se tiver acesso, consulte também o controle financeiro do ano anterior para avaliar o que e quanto é gasto, em média, a cada mês. Identifique também com o que o dinheiro é gasto.
Lembre-se de incluir aumentos de gastos comuns de alguns períodos, por exemplo, investimentos em marketing em períodos de alta temporada.
4. Faça uma previsão de faturamento
Não é bola de cristal! É preciso verificar a taxa de ocupação nos quartos e qual é o valor médio pago pelos consumidores em cada período do ano, por exemplo.
Em períodos de alta temporada, geralmente, hotéis e pousadas cobram taxas de hospedagem mais altas. Isso gerará mais lucros. Mais uma vez o histórico do ano passado pode te ajudar a compreender como foi o movimento financeiro de receitas e despesas e te ajudar a completar a sua previsão financeira.
Leia também: Como fazer previsão de vendas na sua empresa
5. Trabalhe com cenários distintos
A previsão financeira deve considerar múltiplos cenários. Uma das formas de observá-los é realizando projeções pessimistas, realistas e otimistas.
Com essas três projeções em mãos é mais fácil se preparar e criar um plano de financeiro que seja eficiente e que te ajude a se preparar para múltiplas realidades. Diminua o fator surpresa na gestão do negócio.
6. Faça uma lista de objetivos estratégicos
Agora sim é hora de colocar no papel os objetivos da empresa com o setor financeiro.
O ideal é que essa etapa seja realizada a partir de um planejamento estratégico da organização, dessa forma o plano de financeiro estará alinhado ao que ele deseja para o futuro.
Caso a sua empresa não tenha um planejamento estratégico oficial, é recomendado que você o faça. Entretanto, se não for possível, tente listar tudo o que é desejado para os próximos meses e anos. Quais são os objetivos do negócio?
Os objetivos são como um destino onde você quer chegar. Apenas com esse destino traçado é possível montar um plano financeiro que contribua para que isso aconteça.
Sem saber onde chegar (sem saber os seus objetivos) é impossível traçar um caminho que seja eficiente e que contribua para seu sucesso.
7. Crie metas de curto, médio e longo
As metas permitem que os objetivos sejam colocados em prática no dia a dia da empresa. Existem metas a curto, médio e longo prazo.
Se você tem o objetivo de aumentar o faturamento da empresa em 30% dentro de um ano, um exemplo de meta pode ser: ampliar a taxa de ocupação da empresa em 20% a cada semestre.
É fundamental traçar e acompanhar as metas para que falhas e gargalos possam ser corrigidos a tempo.
Também é preciso determinar o que deve ser feito para que a empresa alcance seus objetivos e metas. Por exemplo, para aumentar a taxa de ocupação será necessário ampliar o investimento em marketing.
Sobre como traçar essas metas indicamos que você leia nosso artigo exclusivo: Metas financeiras: como definir para sua empresa?
8. Saiba quando recorrer a capital externo
Com metas e objetivos definidos, com a projeção de ganhos e custos e com o acompanhamento do capital que entra e sai da empresa, é hora de considerar a possibilidade e a efetividade de buscar por capital financeiro externo, por meio de um empréstimo empresarial.
Fato é que alguns investimentos podem ser necessários para tirar a sua empresa de um momento financeiro caótico ou para fazer com que os objetivos sejam realizados.
Se para ampliar o faturamento, uma das metas é melhorar as instalações do local, para cobrar mais por diária, a busca por um empréstimo, que permita que você não “seque” o caixa da empresa, pode ser uma saída inteligente, que vai te fazer ganhar mais dinheiro futuramente.
Isso quer dizer que parte do plano de financeiro de um hotel ou pousada é entender quando fazer um empréstimo.
Se essa for uma solução para você, indicamos que conheça as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores atingirem todo o potencial do seu negócio.
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