[GUIA] Pix no e-commerce: como funciona, taxas e benefícios

E-commerce 5 de Mar de 2021

O Pix no e-commerce surge como um método de pagamento que oferece agilidade e facilidade para lojistas e consumidores, possibilitando o recebimento do valor da compra em até 10 segundos e agilizando o processo de separação e entrega da mercadoria.

O Pix é o mais novo método de pagamento do Brasil, e já se mostra um sucesso. Lançado em novembro de 2020, apenas no primeiro mês de funcionamento mais de 116 milhões de chaves foram cadastradas, 92,5 milhões de transações realizadas e R$83,4 bilhões movimentados por essa forma de pagamento online.

Se havia alguma dúvida sobre a adesão do método de pagamento, essa dúvida não existe mais.

Entre as razões para o boom do Pix no Brasil podemos citar:

  • o fato do sistema proibir a cobrança de taxas para transferência entre pessoas físicas, mesmo entre instituições financeiras diferentes,
  • ter uma usabilidade muito fácil, dentro do aplicativo de grande parte das instituições financeiras mais populares do Brasil,
  • permitir o recebimento do valor transferido em até 10 segundos.

Todos esses benefícios também podem ser aproveitados para empresas que optam por usar o Pix como meio de pagamento online.

Mas, como funciona? A seguir, separamos algumas dicas de como usar o Pix no e-commerce e porque você deve considerar a implementação dessa forma de pagamento.

Pix no e-commerce: como receber pela internet?

O Pix é um método de pagamento online que pode ser usado tanto para transações financeiras entre pessoas físicas como entre pessoas físicas e jurídicas.

Ou seja, você pode fazer um pagamento a um amigo ou realizar o pagamento de um serviço ou produto que contratou.

Seguindo essa lógica, é claro que o comércio virtual não ficaria de fora, e o Pix no e-commerce já está na cabeça dos empreendedores digitais.

De maneira geral, ele funciona da mesma forma que no comércio físico: um cliente faz uma compra e usa o Pix para transferir o valor do produto.

Assim como na opção de pagamento por débito, o consumidor usa o valor que tem na conta corrente ou poupança para fazer o pagamento.

Para que o cliente possa optar pelo pagamento por Pix no e-commerce é preciso que você, como lojista, disponibilize essa opção de pagamento na página de checkout do seu e-commerce, junto com as demais opções que o cliente tem, como cartão de crédito, boleto e débito.

Gateways de pagamento como o PagSeguro já oferecem a opção pelo Pix, no checkout. Para saber sobre como ter acesso a essa opção, entre em contato com o gateway de pagamento que você usa. Se usar um checkout diferente do gateway, busque também informações com o sistema contratado.

Uma vez disponível no checkout da loja, o cliente poderá optar pelo pagamento do Pix no e-commerce. Para isso basta selecionar o Pix para concluir a transação.

Uma vez escolhido o Pix, um QR Code aparecerá na tela e o consumidor deverá abrir o app do banco em que possui as chaves Pix cadastradas e posicionar o celular para que a câmera possa ler o pagamento.

Depois de fazer isso, é provável que o app do banco peça a senha de confirmação de transação e pronto! O valor é transferido pelo cliente e é recebido pelo lojista, dentro de, no máximo, 10 segundos.

Para compras feitas pelo smartphone, o sistema de Pix no e-commerce disponibiliza um código de barras, que deverá ser copiado e colocado no app do banco, dentro da opção Pix.

Vendas online: como funciona com o Pix?

Acima explicamos como funciona o processo de oferta da opção de Pix no e-commerce e como o cliente deve proceder para realizar esse pagamento.

Mas, além disso, é importante que você, como lojista, compreenda algumas implicações, como taxas e outras questões sobre o Pix no e-commerce.

Antes de mais nada é preciso que você saiba que o Pix para PF, pessoa física, é totalmente gratuito e as instituições financeiras são proibidas de cobrar qualquer valor de usuários cadastrados pelo CPF.

Entretanto, a cobrança para transações realizadas envolvendo PJ, pessoa jurídica, é autorizada.

A boa notícia é que existem instituições financeiras que estão abrindo mão dessa possibilidade, garantindo taxa zero também para empresas e chaves cadastradas por CNPJ.

Além disso, mesmo em instituições que cobram taxas, o Pix ainda é muito vantajoso, pois essas taxas são bem menores do que as cobradas pelo uso de outros métodos de pagamento.

Por exemplo, o Checkout PagSeguro oferece taxa de 1,49% nesse tipo de venda, enquanto as outras opções, como crédito, débito e boleto, a taxa cobrada é a partir de 3,99%. Confira qual é a taxa do checkout da sua loja.

Além de taxas consideravelmente menores, outro ponto positivo do Pix no e-commerce é a possibilidade de receber instantaneamente o valor pago pelo cliente.

Qualquer lojista sabe como isso é importante para manter o capital de giro saudável e ajudar no controle do fluxo de caixa do e-commerce.

O processamento imediato do pagamento feito pelo Pix funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, incluindo feriados e final de semana. Logo, as vantagens que listamos não dependem do horário de funcionamento do banco, como outros métodos de transferências bancárias dependiam. Em suma, a compra do cliente é confirmada imediatamente e o dinheiro cai na conta da sua empresa, na hora.

Benefícios para os clientes

Além dos benefícios para os lojistas, o Pix no e-commerce também é bem visto por consumidores de todos os nichos de vendas online.

Algumas das principais vantagens são:

  • confirmação de pagamento imediata, possibilitando a liberação do pedido de maneira mais veloz e contribuindo para melhores prazos de entrega (o boleto, por exemplo, pode demorar 3 dias para ter o pagamento confirmado. Esse prazo interfere diretamente no prazo de entrega),
  • possibilidade de compra sem cartão de débito e crédito, muitos consumidores não têm acesso a esse tipo de pagamento ou não gostam de usá-lo, por medo ou insegurança. Logo, o Pix no e-commerce se mostra uma opção interessante para os usuários.

O Pix no e-commerce é uma novidade que traz benefícios para clientes e lojistas, por isso, se mostra uma opção cada vez mais procurada.

Aproveitar as boas taxas cobradas a cada transação pode representar uma boa economia para seu e-commerce e a possibilidade de ampliação de mercado e maiores investimentos, que você sempre quis.

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