Pesquisa de potencial de mercado: enxergue oportunidades que vão além do impacto econômico da Covid-19
Desde o início de 2020, o mundo vem sofrendo um grande impacto econômico devido à proliferação do novo coronavírus.
No Brasil os microempreendedores individuais, popularmente conhecidos por MEIs, seguidos das pequenas e médiasempresas,fazem parte das categorias mais vulneráveis e afetadas economicamente. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, estima-se que, atualmente, quase 20 milhões dessas empresas já tenham sido negativamente impactadas pela pandemia.
Mas você deve estar se perguntando quais os setores mais afetados, e quais as oportunidades que essa crise pode trazer para a sua empresa mesmo diante desse cenário pessimista.
Se esse é o seu caso, continue lendo o nosso texto, conheça a nossa pesquisa de potencial de mercado e passe a ver possibilidades durante e após a crise da Covid-19.
Quais foram os setores mais impactados pela pandemia do novo coronavírus?
Ainda segundo o Sebrae, com o fechamento de lojas físicas e com a mudança de comportamento dos consumidores — que passaram a postergar gastos não essenciais, 89% dos pequenos negócios sentiram o impacto econômico causado pelo novo coronavírus e 64% das empresas viram queda em seu faturamento.
Para que possamos realizar uma pesquisa de potencial de mercado, vamos primeiramente analisar esse impacto econômico e a tendência do Covid-19, especialmente nas pequenas e médias empresas e MEIs.
Identificamos abaixo, 14 segmentos como os mais diretamente afetados dentro da categoria de PME e MEIs, são eles:
- Turismo
- Comércio varejista
- Moda
- Alimentos e Bebidas
- Construção Civil
- Beleza
- Logistica e Transporte
- Oficinas e peças automotivas
- Saude
- Educação
- Artesanato
- Indústrias de base tecnológica
- Pet shops e serviços veterinários
- Economia criativa
Como você pode ver acima, um dos setores mais afetados devido ao isolamento foi o de turismo. Observando os números atuais do segmento como um todo, não só de pequenas empresas, a reserva dos estabelecimentos caiu 90% e a demanda de voos domésticos e internacionais sofreu queda de 75% e 95%, respectivamente.
Até o setor da saúde, ou farmácias, embora tenha passado por um aquecimento no início da crise, hoje sofre uma queda nas vendas. Atualmente, produtos que ajudam a prevenir o contágio, como álcool gel, máscaras, suplementos e vitaminas têm grande procura, porém serviços médicos não urgentes têm grande queda na demanda.
Assista ao vídeo do canal Record News e saiba quais setores estão sendo mais afetados pela crise do novo coronavírus.
Qual poderá ser o impacto econômico da crise Covid-19 no seu negócio?
Como pudemos ver em alguns exemplos acima, o cenário geral não é favorável, porém, é importante que você analise qual o impacto económico no seu segmento de atuação, desta maneira poderá tomar ações mais assertivas para a sua empresa.
- Saiba mais no artigo: Coronavírus: descubra como gerir suas vendas em tempos de crise e como manter a saúde financeira da sua empresa
Veja abaixo um breve resumo do prós e contras diante desta crise, de cada um dos 14 segmentos mais prejudicados, e encontre um direcionamento com a nossa pesquisa de potencial de mercado.
Segmento | Ameaças | Oportunidades |
Turismo | Setor a sentir o maior impacto econômico devido ao isolamento e fechamento de fronteiras no exterior. | Setor hoteleiro poderá observar um aumento na demanda de hospedagem de profissionais da saúde devido a longas horas de trabalho e proximidade de hospitais. |
Comércio varejista | Diminuição de consumo diante da crise e do desemprego. | Comércio eletrônico e delivery podem obter crescimento em determinados produtos. |
Moda | Consumidores tendem a focar seus gastos em bens essenciais. | Possível procura por compras online e consultorias de imagem para compras mais adequadas. |
Alimentos e Bebidas | Um dos primeiros setores a sofrerem restrições de funcionamento e que ainda aguardam previsão de retorno das atividades. | Operar com estratégias de entregas e retiradas buscando focar as vendas em plataformas online. |
Construção Civil | MEIs do setor (pedreiros, pintores etc.) sentem forte queda na demanda por pequenas reformas e obras de autoconstrução. | Lojas de materiais de construção, obras públicas ou emergenciais são permitidas em alguns estados e municípios. |
Beleza | Com exceção dos produtos de higiene pessoal, a demanda pelo setor tende a seguir baixa, por não ser essencial. | Busque focar a sua estratégia em vendas online de perfumaria e cosméticos já que este mercado está aquecido. |
Logistica e Transporte | Baixa demanda devido restrição de movimentação e fechamento de estabelecimentos. | Aumento do servico de delivery nas plataformas de venda e entrega, principalmente de restaurantes e bares. |
Oficinas e peças automotivas | Queda devido a inutilização de muitos veículos durante o período de isolamento social. | Ofereça retirada e entrega em domicílio de veículos para revisão durante este período |
Saúde | Queda de demanda dos serviços médicos não urgentes e diminuição de venda de produtos farmacêuticos. | Telemedicina e venda de produtos que diminuem a possibilidade de contágio do vírus. |
Educação | Suspensao de aulas presenciais. | Tendência de aumento daprocura de qualificações àdistância. |
Artesanato | Compras reduzidas ao essencial devido a queda de rend. | Possível aumento de apoio dos consumidores e indústria para pequenos negócios locais e artesanato. Adapte seus produtos para suprir necessidades atuais. |
Indústrias de base tecnológica | Achatamento das margens em decorrência do câmbio, escassez de insumos e da queda de demanda. | Aumento na demanda por equipamentos que ajudam no combate à doença, |
Pet shops e serv. Veterinários | Diminuição dos serviços veterinários presenciais devido ao corte de gastos e ao isolamento social. | Aumento de comercialização de produtos por meio de plataformas digitais. |
Economia criativa | Um dos segmentos mais afetados devido a suspensão de quaisquer atividades presenciais e que pudessem gerar aglomerações. | Aquecimento da transformação de eventos presenciais em lives e distribuição de conteúdo via serviços de streaming. |
Agora que você conhece a nossa pesquisa de potencial de mercado, veja como é possível buscar diminuir o impacto econômico na sua empresa.
Quais as oportunidades perante a crise?
Mesmo diante desse cenário difícil para os empreendedores, você pode observar na nossa pesquisa de potencial de mercado, que é possível identificar oportunidades perante a crise.
Porém, é extremamente necessário tomar algumas atitudes para que os impactos econômicos causados pela Covid-19 sejam minimizados.
Observemos então, números que apontam o aumento do comércio eletrônico, em apenas uma semana, em alguns setores:
- Comercio varejista: 3,6%.
- Comércio eletrônico de moda: 15%
- Perfumaria e cosméticos: 3,7%
Portanto, busque:
- Negociar valores com fornecedores, prazos e formas de pagamento para que possa diminuir os impactos econômicos;
- Ter flexibilidade e planejamento para se preparar para os próximos meses;
- Reavaliar o seu modelo de negócio para prestação de serviços a distância,
- E lembre-se que a busca por crédito e qualificação podem sempre beneficiar a sua empresa.
Gostou de entender um pouco mais sobre o impacto econômico nos pequenos e médios negócios causado pela pandemia da Covid-19 e de conhecer a nossa pesquisa de potencial de mercado? Esperamos que essa pesquisa possa ter auxiliado o planejamento de sua empresa.
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