Pesquisa de potencial de mercado: enxergue oportunidades que vão além do impacto econômico da Covid-19

Desde o início de 2020, o mundo vem sofrendo um grande impacto econômico devido à proliferação do novo coronavírus.

No Brasil os microempreendedores individuais, popularmente conhecidos por MEIs, seguidos das pequenas e médiasempresas,fazem parte das categorias mais vulneráveis e afetadas economicamente. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, estima-se que, atualmente, quase 20 milhões dessas empresas já tenham sido negativamente impactadas pela pandemia.

Mas você deve estar se perguntando quais os setores mais afetados, e quais as oportunidades que essa crise pode trazer para a sua empresa mesmo diante desse cenário pessimista.

Se esse é o seu caso, continue lendo o nosso texto, conheça a nossa pesquisa de potencial de mercado e passe a ver possibilidades durante e após a crise da Covid-19.

Quais foram os setores mais impactados pela pandemia do novo coronavírus?

Ainda segundo o Sebrae, com o fechamento de lojas físicas e com a mudança de comportamento dos consumidores — que passaram a postergar gastos não essenciais, 89% dos pequenos negócios sentiram o impacto econômico causado pelo novo coronavírus e 64% das empresas viram queda em seu faturamento.

Para que possamos realizar uma pesquisa de potencial de mercado, vamos primeiramente analisar esse impacto econômico e a tendência do Covid-19, especialmente nas pequenas e médias empresas e MEIs.

Identificamos abaixo, 14 segmentos como os mais diretamente afetados dentro da categoria de PME e MEIs, são eles:

  1. Turismo
  2. Comércio varejista
  3. Moda
  4. Alimentos e Bebidas
  5. Construção Civil
  6. Beleza
  7. Logistica e Transporte
  8. Oficinas e peças automotivas
  9. Saude
  10. Educação
  11. Artesanato
  12. Indústrias de base tecnológica
  13. Pet shops e serviços veterinários
  14. Economia criativa

Como você pode ver acima, um dos setores mais afetados devido ao isolamento foi o de turismo. Observando os números atuais do segmento como um todo, não só de pequenas empresas, a reserva dos estabelecimentos caiu 90% e a demanda de voos domésticos e internacionais sofreu queda de 75% e 95%, respectivamente.

Até o setor da saúde, ou farmácias, embora tenha passado por um aquecimento no início da crise, hoje sofre uma queda nas vendas. Atualmente, produtos que ajudam a prevenir o contágio, como álcool gel, máscaras, suplementos e vitaminas têm grande procura, porém serviços médicos não urgentes têm grande queda na demanda.

Assista ao vídeo do canal Record News e saiba quais setores estão sendo mais afetados pela crise do novo coronavírus.

Qual poderá ser o impacto econômico da crise Covid-19 no seu negócio?

Como pudemos ver em alguns exemplos acima, o cenário geral não é favorável, porém, é importante que você analise qual o impacto económico no seu segmento de atuação, desta maneira poderá tomar ações mais assertivas para a sua empresa.

Veja abaixo um breve resumo do prós e contras diante desta crise, de cada um dos 14 segmentos mais prejudicados, e encontre um direcionamento com a nossa pesquisa de potencial de mercado.

SegmentoAmeaças Oportunidades
TurismoSetor a sentir o maior impacto econômico devido ao isolamento e fechamento de fronteiras no exterior.Setor hoteleiro poderá observar um aumento na demanda de hospedagem de profissionais da saúde devido a longas horas de trabalho e proximidade de hospitais.
Comércio varejistaDiminuição de consumo diante da crise e do desemprego.Comércio eletrônico e delivery podem obter crescimento em determinados produtos.
ModaConsumidores tendem a focar seus gastos em bens essenciais.Possível procura por compras online e consultorias de imagem para compras mais adequadas.
Alimentos e BebidasUm dos primeiros setores a sofrerem restrições de funcionamento e que ainda aguardam previsão de retorno das atividades.Operar com estratégias de entregas e retiradas buscando focar as vendas em plataformas online.
Construção CivilMEIs do setor (pedreiros, pintores etc.) sentem forte queda na demanda por pequenas reformas e obras de autoconstrução. Lojas de materiais de construção, obras públicas ou emergenciais são permitidas em alguns estados e municípios.
BelezaCom exceção dos produtos de higiene pessoal, a demanda pelo setor tende a seguir baixa, por não ser essencial.Busque focar a sua estratégia em vendas online de perfumaria e cosméticos já que este mercado está aquecido.
Logistica e TransporteBaixa demanda devido restrição de movimentação e fechamento de estabelecimentos.Aumento do servico de delivery nas plataformas de venda e entrega, principalmente de restaurantes e bares.
Oficinas e peças automotivasQueda devido a inutilização de muitos veículos durante o período de isolamento social.Ofereça retirada e entrega em domicílio de veículos  para revisão durante este período
SaúdeQueda de demanda dos serviços médicos não urgentes e diminuição de venda de produtos farmacêuticos.Telemedicina e venda de produtos que diminuem a possibilidade de contágio do vírus.
EducaçãoSuspensao de aulas presenciais.Tendência de aumento daprocura de qualificações àdistância.
ArtesanatoCompras reduzidas ao essencial devido a queda de rend.Possível aumento de apoio dos consumidores e indústria para pequenos negócios locais e artesanato. Adapte seus produtos para suprir necessidades atuais.
Indústrias de base tecnológicaAchatamento das margens em decorrência do câmbio, escassez de insumos e da queda de demanda.Aumento na demanda por equipamentos que ajudam no combate à doença,
Pet shops e serv. VeterináriosDiminuição dos serviços veterinários presenciais devido ao corte de gastos e ao isolamento social.Aumento de comercialização de produtos por meio de plataformas digitais. 
Economia criativaUm dos segmentos mais afetados devido a suspensão de quaisquer atividades presenciais e que pudessem gerar aglomerações.Aquecimento da transformação de  eventos presenciais em lives e distribuição de conteúdo via serviços de streaming. 

Agora que você conhece a nossa pesquisa de potencial de mercado, veja como é possível buscar diminuir o impacto econômico na sua empresa.

Quais as oportunidades perante a crise?

Mesmo diante desse cenário difícil para os empreendedores, você pode observar na nossa pesquisa de potencial de mercado, que é possível identificar oportunidades perante a crise.

Porém, é extremamente necessário tomar algumas atitudes para que os impactos econômicos causados pela Covid-19 sejam minimizados.

Observemos então, números que apontam o aumento do comércio eletrônico, em apenas uma semana, em alguns setores:

  • Comercio varejista: 3,6%.
  • Comércio eletrônico de moda: 15%
  • Perfumaria e cosméticos: 3,7%

Portanto, busque:

  • Negociar valores com fornecedores, prazos e formas de pagamento para que possa diminuir os impactos econômicos;
  • Ter flexibilidade e planejamento para se preparar para os próximos meses;
  • Reavaliar o seu modelo de negócio para prestação de serviços a distância,
  • E lembre-se que a busca por crédito e qualificação podem sempre beneficiar a sua empresa.

Gostou de entender um pouco mais sobre o impacto econômico nos pequenos e médios negócios causado pela pandemia da Covid-19 e de conhecer a nossa pesquisa de potencial de mercado? Esperamos que essa pesquisa possa ter auxiliado o planejamento de sua empresa.

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