Como organizar vendas online para sua loja vender mais

Muitos empreendedores que resolvem investir em alguma forma de comércio eletrônico têm a falsa convicção de que uma loja virtual “vende sozinha”.  

Não pode existe maior erro no trabalho de vendas online do que acreditar no mito de que depois de montar seu e-commerce, os clientes vão clicar em seu catálogo de produtos online, escolher o que mais interessa a eles, encher um carrinho, preencher seus dados no checkout e clicar em comprar.

Pronto: o dinheiro vai começar a cair na conta, sem esforço, como mágica! 

Lamentavelmente, no mundo real, as coisas não funcionam dessa maneira. Principalmente se sua loja online for voltada para o mercado B2B.

Neste post, você vai entender que é preciso atrair e, em alguns casos, até mesmo entrar em contato com possíveis clientes. Vai aprender como organizar suas vendas online para saber quantos clientes estão interessados em seus produtos e como entrar se dirigir a eles para levá-los a conversão de uma compra.

Prepare-se para saber tudo sobre organização das vendas online!

Como fazer a organização das vendas online

Antes de ver nossas dicas de organização das vendas online, é importante você ter em mente que o comércio eletrônico demanda diversas outras providências importantes sem as quais não há como aumentar as vendas no e-commerce:

  • Crie uma loja virtual segura e que proporcione uma experiência ágil e agradável aos clientes
  • Tenha um controle perfeito de estoques e logística de entrega
  • Divulgue seus produtos na internet com ajuda do Google Ads, Banners em sites e nas mídias sociais
  • Crie um blog associado à sua loja, faça marketing de conteúdo e SEO
  • Treine sua equipe para oferecer sempre o melhor aos clientes

Este é um pequeno resumo do que você precisa fazer para captar clientes para seu e-commerce.

Afinal, não vai ter como fazer a organização das vendas se não houver clientes, não é mesmo?

Assim, depois que o pessoal do marketing colher todos esses leads e enviá-los para a equipe de vendas, é hora de começar a pôr a casa em ordem.

Veja como!

1. Use a tecnologia

Com todo mundo falando em transformação digital e na indústria 4.0 você acha mesmo que pode fazer a organização das vendas online sem ajuda da tecnologia?

Um bom software de CRM é fundamental nessa hora. E existem até alguns sistemas CRM gratuitos de verdade

Portanto, não há desculpas para não usá-los. Se preferir, você também pode apelar para planilhas eletrônicas. Mas um software específico sempre será mais efetivo.

2. Tenha um cadastro centralizado de clientes

Independentemente da tecnologia escolhida, o primeiro passo para a organização das vendas é montar um cadastro de clientes.

Tenha todos os dados sobre eles centralizados e com acesso fácil para sua equipe.

3. Estipule metas para seu vendedores

Muito bem: você já sabe quem são seus clientes, um bom começo! Mas onde seus vendedores devem chegar?

Sem um objetivo, como você pode fazer a organização de suas vendas? O que vai priorizar? Por isso, analise seu histórico de vendas, sua necessidade de entrada de recursos, os perfis dos vendedores e defina metas de vendas para cada um deles.

Esse tipo de organização das vendas ajuda principalmente lojas que tem revendedores online.

4. Crie seu processo de vendas

O que muitos empreendedores e gestores de e-commerce às vezes não entendem é que contar apenas com as vendas realizadas “automaticamente” por quem entra em sua loja e compra seus produtos e serviços pode ser insuficiente para gerar o lucro que você deseja.

É nessa hora que uma boa organização de vendas vai te ajudar.

Com ajuda de softwares de automação de marketing e das funcionalidades de seu e-commerce, você pode saber quais leads visitaram seu blog e sua loja e como se comportaram nesses locais. Que artigos leram ou produtos pesquisaram etc.

Portanto, quando um lead começar a entrar muito em sua loja, mas não converter uma venda, por que não entrar em contato com ele? Um software de automação de marketing pode fazer parte desse trabalho, enviando os conteúdos certos para ele.

Mas organize seus vendedores com uma sequência de ações (principalmente se você trabalha com B2B) para que eles enviem um e-mail para o cliente e, se houver uma resposta receptiva, liguem para ele e solicitem uma apresentação por vídeo. E assim por diante, até que enviem uma proposta (B2B) ou um link para fazer uma compra em seu e-commerce (B2C) e levem o prospect a conversão da venda. 

5. Use um funil de vendas para visualizar todos os negócios

Depois que definiu as etapas de seu processo de vendas, use um funil de vendas para visualizar todas as oportunidades de negócios que estão em andamento na empresa.

Essa é uma das melhores funcionalidades que um CRM pode te oferecer. Trata-se de uma representação visual intuitiva que ajuda o gerente de vendas e os demais integrantes do time a entenderem que negócios priorizar, quantos estão quase fechados, quantos precisam ser melhor trabalhados etc. 

6. Acompanhe o desempenho dos vendedores

Com as metas de um lado e o funil de vendas de outro, acompanhe o desempenho dos vendedores e identifique dificuldades e problemas.

Tente descobrir quais vendedores estão no caminho certo para bater sua meta, quais não e se eles têm oportunidades de vendas suficientes para atingir esse objetivo.

7. Ajude sua equipe de vendas, quando necessário

Com base no que descobriu no item anterior, organize sua força de vendas. Converse e dê dicas para os vendedores que estão com dificuldades em alguma etapa do funil.

Descubra com aqueles que estão atingindo os resultados quais as táticas ideais que estão usando para conseguir isso em cada fase do processo de vendas. Em seguida, passe essa informação para aqueles que estão com baixo desempenho.

8. Apure as metas, dê feedback e os incentivos por bater a meta

No final do mês é hora de passar tudo isso a limpo!

Apure as metas da equipe, o valor de suas comissões e bônus e se reúna com todos eles para um feedback coletivo. Parabenize os melhores vendedores em público e dê as orientações necessárias para aqueles que não bateram as metas em particular.

Assim, você terá suas vendas sempre organizadas e, além, disso, estará vendendo cada vez mais.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.