O que é WooCommerce: conheça os diferenciais da plataforma de e-commerce do WordPress

O que é WooCommerce? O WooCommerce é a plataforma de comércio eletrônico do WordPress. Totalmente gratuita, a ferramenta é uma das melhores opções para quem deseja iniciar uma loja virtual.

Criado em 2011 pelos desenvolvedores de software Mike Jolley e James Koster, o WooCommerce vem ganhando cada vez mais adeptos nessa última década.

Atualmente, o WooCommerce é a plataforma mais popular entre os empreendedores do comércio eletrônico no mundo, sendo detentora de 25% do mercado. Esse plugin já acumula mais de 100 milhões de downloads.

Se você tem interesse em abrir a sua loja online e ingressar no mercado de e-commerce, então você precisa conhecer essa ferramenta utilizada por lojas virtuais de diferentes segmentos no mundo inteiro.

Convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo e descobrir nas próximas linhas o que é e como usar o WooCommerce para montar sua loja virtual no WordPress.

O que é WooCommerce?

Podemos definir o que é WooCommerce como uma ferramenta que possibilita criar uma loja no WordPress sem custos.

Sim. O WooCommerce é gratuito!

Em termos um pouco mais técnicos, o WooCommerce é definido como um plugin para WordPress. Portanto, se você deseja criar sua loja virtual com o WooCommerce, primeiro precisará instalar e configurar o WordPress. As etapas são:

  1. Compre um domínio;
  2. Cadastre-se no WordPress;
  3. Instale o WooCommerce;
  4. Incremente o WooCommerce com plugins e temas.

Mais à frente vamos explicar essas etapas com mais detalhes.

Quais são as principais funcionalidades do WooCommerce?

O WooCommerce é de longe o melhor e mais popular plugin de comércio eletrônico para WordPress e pode ser usado para a venda de produtos – físicos ou virtuais – e serviços.

Por meio da plataforma e suas extensões, você pode realizar vendas e gerenciar toda sua loja virtual.

Dentre as principais funcionalidades do WooCommerce, vale a pena destacarmos:

Cadastro de produtos

No WooCommerce, você pode criar categorias para cadastrar os produtos da sua loja. Isso facilita a navegação dos visitantes e permite que eles apliquem filtros na hora de buscar por produtos específicos.

Gestão de estoque

Você consegue fazer uma gestão de estoque descomplicada no WooCommerce. A plataforma possui uma seção de Inventário, na qual você consegue criar um número de identificação para os itens que você comercializa e atualizar a disponibilidade deles em estoque.

Acompanhamento de pedidos e pagamentos

Há a possibilidade de fazer o acompanhamento em tempo real de todos os pedidos feitos no site da sua loja online.

O WooCommerce permite que você visualize os dados dos autores da compra e atualize o status dos pedidos.

Cálculo de frete

A dificuldade para calcular o frete das compras online é um dos fatores que levam os clientes a abandonarem o carrinho.

No WooCommerce, é possível cadastrar regiões e criar comandos para calcular o frete automaticamente.

Recebimentos e pagamentos de maneira segura

Com o WooCommerce, você pode oferecer para os seus clientes diferentes formas de pagamento: boleto, cartão de crédito ou débito, pix, etc.

Caso você trabalhe com o modelo de assinatura e cobrança recorrente, é possível também configurar a plataforma para que os pagamentos sejam feitos sempre na mesma data.

Tudo isso ocorre de maneira bem segura, com os dados da sua empresa e dos seus clientes devidamente protegidos.

Realização de uma logística para entrega

O WooCommerce é uma plataforma de código aberto. Na prática, isso significa que você tem maior liberdade para realizar integrações com outras ferramentas que fazem parte do dia a dia da sua operação.

Você pode integrar o WooCommerce com o seu sistema de logística e otimizar os processos de entrega dos pedidos.

Criação de cupons de descontos e promoções

Você pode aplicar descontos e realizar promoções sempre que quiser com o WooCommerce.

Essa é uma estratégia que permite aumentar as conversões, fidelizar clientes, reduzir a taxa de abandono de carrinho e até mesmo recuperar clientes inativos (que compraram algumas vezes e depois “desapareceram”).

É possível oferecer cupons e ofertas exclusivas em destaque na sua loja online e definir um tempo limite para essas promoções.

Atualização do cadastro de seus clientes

O WooCommerce te dá acesso a todas as informações cadastrais dos seus clientes. Pela plataforma, você consegue atualizar esses dados e mantê-los sempre em dia.

A partir disso, é possível direcionar melhor suas campanhas de marketing e personalizar ainda mais as interações com seus clientes.

Emissão de relatórios

Outra funcionalidade extremamente valiosa do WooCommerce é a emissão de relatórios automáticos sobre o desempenho da sua loja virtual.

Com base nas informações presentes nesses relatórios, fica mais fácil identificar os pontos que precisam ser melhorados na gestão do seu modelo de negócio e também o que tem dado muito certo e deve ser mantido ou aprimorado.

Os relatório do WooCommerce te ajudam a obter insights relevantes a partir de informações como o volume de vendas, o comportamento de compra dos seus clientes, as páginas e produtos mais visitados, a origem do tráfego de visitantes, entre outras.

Benefícios do WooCommerce

Explicado o que é WooCommerce e as tarefas que você pode realizar por lá, é hora de conhecer os principais benefícios dessa plataforma de comércio eletrônico do WordPress.

Confira abaixo como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar as vendas no seu e-commerce:

Facilidade de instalação

Você não precisa ser um desenvolvedor, programador ou ter domínio sobre aspectos de Tecnologia da Informação (TI)  para saber como usar o WooCommerce.  criar uma loja virtual.

Instalar o WooCommerce é tão simples quanto adicionar qualquer outro plugin do WordPress. O sistema está disponível para download no diretório de plugins do WordPress, que pode ser acessado diretamente na área administrativa.

Para instalar o WooCommerce, primeiro você deve acessar o painel do site da sua loja no WordPress. Em seguida, vá até a aba de “Plugins” e clique em  "Adicionar novo”.

Feito isso, busque pelo plugin WooCommerce, conclua a instalação, ative esse plugin e pronto. Todos os recursos estarão disponíveis para você usar.

Por meio do sistema que compõe o WooCommerce, você pode gerenciar diferentes aspectos da sua loja, também de maneira simples e eficaz. Entre as funcionalidades que podem ser gerenciadas, estão:

  • adicionar categorias, tags e atributos – incluindo tamanho ou cor de cada produto;
  • mostrar avaliações de clientes em cada produto e sessão;
  • oferecer classificação e filtragem de produtos para que os clientes possam escolher seus itens por preço, popularidade, novidades, e mais;
  • fazer checkout em qualquer página da loja online;
  • escolher a melhor forma de receber os pagamentos (você pode usar provedores populares como o PayPal, Pagseguro e Mercado Pago);
  • gerenciar pedidos e mais.

No vídeo abaixo, aprenda como integrar o WooCommerce com o Mercado Pago e usar o sistema de pagamento do Mercado Livre, dentro do seu e-commerce.

Otimização para dispositivos móveis

Outra vantagem de utilizar o WooCommerce para montar uma loja virtual no WordPress é que ele permite criar páginas otimizadas para navegação em dispositivos móveis.

Como você bem deve saber, a experiência de navegação dos visitantes da sua loja é determinante para o sucesso das vendas.

Quando o visitante abre o link da sua loja online pelo celular e enfrenta dificuldades para encontrar itens, visualizar os produtos da vitrine, clicar em links internos e dar zoom para ler a descrição dos produtos, a tendência é que ele feche a página e nunca mais volte.

Além disso, tendo em vista que 87% dos brasileiros utilizam o smartphone para realizar compras online, você tem em mãos mais um motivo para se preocupar com a responsividade do seu site para dispositivos móveis.

Este é um fator extremamente importante, afinal, as compras por meio de dispositivos mobile já representam 55% de todo o mercado de compra e venda online.

Ranqueamento no Google

O WooCommerce possui uma funcionalidade que pode beneficiar bastante o seu negócio online e ajudar a alavancar suas vendas.

Essa plataforma permite que você realize as adequações necessárias no site da sua loja virtual para melhorar o ranqueamento da página no Google.

A partir disso, você consegue colocar o site da sua loja entre os primeiros resultados de busca no Google. Assim, é possível impulsionar o tráfego no seu site, captar mais leads e gerar mais conversões.

Variedade de temas

Na área de temas do WooCommerce você pode escolher a aparência da sua loja, mais uma vez, sem a necessidade de nenhum conhecimento técnico.

É possível realizar as personalizações necessárias para deixar a sua loja virtual com a cara da sua marca, imprimindo uma identidade visual única.

São várias opções de temas para você escolher. Todas elas estão organizadas por segmento de mercado. Você tem total liberdade para customizá-los como quiser.

Segurança

O WooCommerce foi desenvolvido pela Automattic, uma empresa que investe alto em recursos para proteger sua loja, garantindo segurança para você e seus clientes em compras.

Além disso, a plataforma é atualizada frequentemente com novas versões, instalando melhorias focadas em manter a sua loja segura contra ataques e vazamentos de dados sensíveis sobre a empresa e seus clientes.

Ampla gama de extensões

Uma das grandes vantagens do WooCommerce são as suas extensões.

As extensões do WooCommerce são plugins complementares que permitem que os proprietários de sites aumentem a funcionalidade de sua loja online. Entre as extensões do WooCommerce, você encontra:

  • envio de e-mail automáticos para acompanhamento de carrinhos abandonados e de boas vindas a clientes recém cadastrados;
  • Integração do WooCommerce com o Google Analytics, permitindo relatórios mais avançados;
  • Integração com MailChimp para inscrever automaticamente os usuários em sua newsletter, ampliando sua base de contatos para a estratégia de e-mail marketing para e-commerce, entre milhares de outras opções.

É claro que o WooCommerce é apenas uma das ferramentas para e-commerce com grande qualidade, que você vai encontrar no mercado.

Para conhecer novas opções, confira nosso post com uma análise completa entre Nuvem Shop ou Loja Integrada e aumente seu conhecimento sobre as opções disponíveis no mercado.

Você também pode acessar o artigo; “Melhores plataformas de ecommerce: prós e contras”, e comparar outros sistemas para sua loja virtual. Cada uma possui um diferencial que pode se adaptar perfeitamente à sua necessidade.

E então, gostou de aprender mais sobre o que é WooCommerce, os recursos que a plataforma oferece e como funciona?

Conheça também a Gyra+. Nossa empresa realiza financiamentos online para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio. Tudo de forma simples, ágil e sem burocracia.

Em três passos simples, você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio. A Gyra+ vai criar uma proposta sob medida para atender as necessidades financeiras da sua empresa.