O que é Private Label? Descubra como funciona, as vantagens e exemplos
Já pensou se você pudesse diminuir os custos de produção da sua empresa, mas manter a qualidade e o volume?
Essa é a proposta do modelo de negócios private label. Você conhece?
O setor de marcas próprias tem crescido nos últimos anos por aqui. Você com certeza já deve ter entrado em um supermercado e visto algum produto com o rótulo da própria rede varejista.
O nosso cenário econômico atual - agravado pela pandemia de Covid-19 - fomentou a expansão do modelo de private label no Brasil. Isso porque os produtos comercializados nesse modelo podem ser até 30% mais baratos que os itens “tradicionais”.
Com os consumidores procurando opções que pesem menos no bolso, a venda dos produtos de marca própria aumentaram 32,6% entre 2020 e 2021, de acordo com levantamento da Nielsen. Em média, o consumidor leva para casa aproximadamente 20 unidades de produtos PL.
Já uma outra pesquisa da Kantar mostrou que, apenas nos primeiros seis meses de 2020, as empresas que comercializam produtos de marca própria conseguiram conquistar mais de 2,2 milhões de novos consumidores. Nesse mesmo ano, o faturamento desse setor totalizou R$ 8 bilhões - aumento de 9,5% em relação a 2019.
Então, se por um lado temos um crescimento na demanda por alternativas que entreguem mais por menos, por outro temos os varejistas que buscam impulsionar sua rentabilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção.
Tendo em vista a relevância desse modelo de negócio que vem ganhando força no varejo, elaboramos aqui um conteúdo completo que vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é private label e como funciona na prática.
Nos parágrafos a seguir, você confere também as vantagens e desvantagens do private label e exemplos reais de marcas próprias bem sucedidas.
O que é private label?
Private label significa “etiqueta privada”, em livre tradução, mas também pode ser traduzido como “marca própria”.
No mundo dos negócios, private label é um termo utilizado para se referir a um modelo em que se terceiriza a produção de determinado produto para comercializá-lo com a marca de outra empresa.
Podemos definir o que é private label como uma prática em que uma empresa se encarrega de todo o processo de produção de uma mercadoria. Em seguida, ela vende essa mercadoria no atacado para uma outra empresa. Esta última vai inserir a sua marca e comercializar esses produtos no varejo como se ela mesma tivesse produzido a mercadoria.
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Como funciona o private label?
Como bem pontuamos no tópico anterior, o private label funciona a partir da terceirização do processo de produção de mercadorias. Isso inclui mão de obra, maquinário, matéria prima, desenvolvimento, entre outros aspectos.
Sendo assim, não é muito complicado entender como funciona o private label. Nesse modelo, o varejista compra os direitos de comercializar determinados produtos com sua marca própria, mesmo que ele não tenha sido o responsável pela produção daquelas mercadorias.
A aplicação do conceito de private label pode ser observada mais comumente em grandes varejistas de supermercado. São inúmeros os produtos comercializados como marca própria, desde alimentos variados até artigos de vestuário.
Geralmente, é firmado em contrato um acordo de exclusividade. Ou seja, os produtos encomendados só podem ser vendidos pela varejista contratante.
Quais são as vantagens do private label?
Bom, agora que a gente já esclareceu o que é private label e como funciona, vale a pena apontarmos também algumas vantagens que essa forma de fazer negócio tem a oferecer.
Antes, é necessário reforçar que, diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, os produtos de private label não necessariamente apresentam qualidade inferior ao de outras marcas.
Na verdade, a empresa que terceiriza a produção se certifica de que a mercadoria atende a padrões de qualidade e tem potencial para fazer frente aos concorrentes que produzem seus próprios produtos.
Afinal, a varejista não vai (ou pelo menos não deveria) atrelar o seu nome e a sua marca a um produto ruim.
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Dito isso, vamos às vantagens do private label:
1 - Redução de custos
Custear toda uma operação com foco no desenvolvimento e produção de mercadorias nem sempre é algo que todas as varejistas estão dispostas a fazer.
Isso porque o investimento para montar uma sólida estrutura de produção - considerando mão de obra, matéria prima, tecnologia, etc - pode pesar muito nos cofres da empresa.
Nesse sentido, fica muito mais barato terceirizar a produção e comercializar produtos de marca própria.
2 - Aumento da margem de lucro
Em modelos de negócios de private label, é mais fácil aumentar a margem de lucro. Como a produção é terceirizada e os custos são menores, você consegue repassar os produtos para consumidor final por um preço competitivo e capaz de elevar sua lucratividade.
3 - Exclusividade dos produtos
Outro ponto que merece ser mencionado como vantagem do private label é que somente a sua empresa poderá vender o produto terceirizado.
A mercadoria é feita com exclusividade para a sua empresa e carregará a sua marca. Você poderá personalizar o rótulo como bem entender e disponibilizar nas prateleiras um produto diferenciado e que se destaca dos demais.
4 - Maior fidelização de clientes
Ao adotar o modelo de private label para comercializar produtos de marcas próprias, você consegue elevar o nível de satisfação dos clientes. Eles terão a oportunidade de consumir bons produtos por um preço mais atraente que o de marcas famosas.
Assim, a tendência é que seus clientes se tornem fiéis e sempre voltem a comprar os produtos com o rótulo da sua marca.
E quais são as desvantagens do modelo private label?
Apesar das vantagens que acabamos de citar, o modelo private label pode não ser a melhor alternativa para a sua empresa devido a alguns fatores importantes.
1 - Possível dependência entre a empresa e a terceirizada
Ao aderir à comercialização de produtos de marca própria, pode ser que a sua empresa fique dependente dos produtores. Se, por exemplo, ocorrer alguma falha ou imprevisto na linha de produção, sua empresa pode enfrentar problemas para abastecer o próprio estoque e perder oportunidades de vendas.
2 - Dificuldade para encontrar bons produtores
Não há como garantir que você vai encontrar, com facilidade, bons produtores para firmar uma parceria no modelo de private label.
É bem provável que esse processo de busca por empresas confiáveis e que produzam mercadorias de boa qualidade leve um tempo considerável.
Aliás, quanto mais específico forem os produtos que você pretende comercializar na sua loja, mais desafiador será encontrar boas empresas para terceirizar a produção e colocar a sua marca.
3 - Cuidado redobrado no controle de qualidade
Como a produção das mercadorias ocorre externamente, você precisará ter um cuidado redobrado para fazer o controle de qualidade. Não basta jogar tudo nas mãos da empresa terceirizada.
Você deverá saber, por exemplo, qual é a matéria prima utilizada, a origem dos componentes do seu produto, o método de produção utilizado, a reputação dos fornecedores.
Enfim! É o nome da sua marca que está em jogo. Portanto, apesar de mais barato terceirizar a produção, qualquer descuido em relação ao processo produtivo pode custar caro para a imagem da sua empresa.
Exemplo de private label nos negócios
São vários os exemplos de empresas que têm sido muito bem sucedidas ao incorporar essa estratégia de private label nos negócios.
Separamos aqui alguns cases de terceirização da produção para você entender como funciona a aplicação do private label na prática e se inspirar em marcas de sucesso.
Qualitá - Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar é uma das maiores redes de varejo do Brasil. A empresa enxergou uma oportunidade de aumentar os seus ganhos no mercado de marcas próprias e lançou a Qualitá.
O selo Qualitá pode ser encontrado nos mais diversificados produtos, como leite, sorvetes, sucos, pães, biscoitos e vários outros. Tais mercadorias só podem ser comercializadas em supermercados que pertencem ao Grupo Pão de Açúcar, como o Extra e o Assaí.
Mas não é o GPA que produz esses produtos. Empresas terceirizadas são responsáveis pela produção.
Em 2021, os produtos de marca própria representaram 21,1% do faturamento do Grupo, o que significa R$4,5 bilhões de reais.
Apple - Foxconn
Muita gente não sabe, mas muitas das peças que compõem os produtos da Apple não são produzidas pela empresa.
Na verdade, a Foxconn é quem produz, por exemplo, praticamente todos os componentes eletrônicos do carro-chefe da “maçã mordida”: o iPhone.
Ou seja, a Foxconn é quem possui toda a estrutura para produzir os smartphones, mas a marca da Apple que estampa os produtos.
Outros exemplos de private label:
Carrefour e a linha de produtos mais baratos de marca própria;
Empório Varanda e marca própria de chocolates.
Cartão private label: o que é e para que serve?
Outra forma de aplicação do private label é a oferta de cartões de crédito de marca própria. Nessa modalidade, a empresa contrata uma fintech especializada em oferecer esse tipo de solução para desenvolver um cartão exclusivo.
A questão é que esse cartão só poderá ser utilizado em compras no próprio estabelecimento. Por não ter bandeira, o cartão private label não é aceito em outras lojas.
A intenção por trás dessa estratégia de oferecer cartão de crédito private label para os clientes é incentivá-los a concluírem suas compras, mesmo que eles não tenham o dinheiro em mão ou outro tipo de cartão.
Dessa forma, o cartão private label serve para melhorar a experiência de compra dos clientes, oferecendo a eles condições e vantagens exclusivas para as compras pagas com esse cartão.
Qual a diferença entre white label e private label?
Muita gente costuma confundir o private label com white label. Apesar de serem termos muito semelhantes, existe uma diferença sutil a ser observada.
Como acabamos de explicar, o cartão private label pode ser exclusivamente para pagar as compras feitas na loja que emitiu o cartão com um fornecedor e estampou a sua marca.
Já com o cartão white label é diferente. O cliente tem a liberdade para usar esse cartão - que também carrega a marca da loja - em outros estabelecimentos.
Isso acontece porque, enquanto o cartão private label não tem bandeira, o cartão white label é bandeirado.
Ou seja, você pode escolher fazer um cartão da empresa na bandeira Mastercard, Visa, Elo ou qualquer outra.
FAQ
O que é um private label?
Private label consiste na terceirização do processo produtivo de uma mercadoria. A empresa contrata uma outra empresa para desenvolver produtos que serão comercializados no varejo com a marca da contratante.
Quais as vantagens do private label?
O modelo de negócios private label tem como principais vantagens o aumento da margem de lucro da empresa varejista, a redução de custos operacionais, a exclusividade dos produtos e o aumento na satisfação e fidelização dos clientes.
Quais as desvantagens do private label?
Empresas que adotam o private label podem enfrentar certos desafios, como uma eventual dependência dos fornecedores, a dificuldade para encontrar produtores de confiança e o controle de qualidade dos processos de produção terceirizados.
Como fazer private label?
Para fazer private label, você precisa buscar empresas especializadas em oferecer soluções para outras empresas nesse formato. Se você já tiver uma marca consolidada no mercado, mais fácil e lucrativa será a implementação do modelo private label.
Para que serve o cartão private label?
O cartão private label serve para oferecer aos clientes da empresa mais uma opção de pagamento e incentivá-lo a comprar mais e com maior frequência.
O cartão private label não tem bandeira e só pode ser utilizado para compras feitas na própria loja que o emitiu.
Qual a diferença entre white label e private label?
A diferença entre white label e private label está em uma única palavra: exclusividade.
No modelo white label, a empresa que desenvolve os produtos pode vendê-los no atacado para você e para outras empresas. Já no modelo private label, os produtos são desenvolvidos exclusivamente para a sua empresa.
Bom, o que achou desse nosso guia sobre o que é private label? Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas?
Agora que você já está mais por dentro desse assunto, que tal adotar o modelo de private label no seu modelo de negócio?
Estude bem as vantagens e as limitações desse formato e escolha bem os seus fornecedores.