O que é pagamento recorrente? Tudo o que você precisa saber para começar a ganhar com ele

Com um mercado cada vez mais competitivo é fundamental estar atento às formas de manter seus clientes ativos. Se você ainda não sabe o que é pagamento recorrente, é importante entender que esse modelo de venda vem crescendo e se tornando um diferencial para muitas empresas.

Trabalhar com sistema de assinatura recorrente para a venda de um produto ou serviço é uma prática em ascensão. Sobretudo após o início da pandemia de Covid-19, os serviços de streaming, por exemplo, cresceram cerca de 26%, o que corresponde a 232 milhões de novas contas.

Sim, os streaming como a Netflix são exemplos de negócios de pagamento recorrente. Afinal, você paga uma mensalidade para ter acesso ao conteúdo disponível.

O que é pagamento recorrente e como funciona?

Pagamento recorrente é um tipo de contratação em que o cliente é cobrado automaticamente, todos os meses, para poder usar um produto ou serviço que deseja.

Isso quer dizer que ao invés do cliente pagar uma única vez para ter acesso a oferta que deseja, ele deve fazer pagamentos recorrentes, para que possa continuar se beneficiando das vantagens do serviço ou produto contratado.

As academias de ginástica são exemplos de negócios que podem ser beneficiados pelo pagamento recorrente.

Para usar as dependências da academia o cliente precisa pagar uma mensalidade. Entretanto, para ser realmente categorizado como negócio de pagamento recorrente, é necessário que esse serviço seja cobrado automaticamente do consumidor.

Uma forma de fazer isso é por meio da configuração do débito automático no cartão de crédito do cliente.

Ao invés do cliente receber um boleto por mês e fazer o pagamento, essa “parcela” poderá ser debitada diretamente do limite do seu cartão de crédito.

Quais negócios podem aproveitar a assinatura recorrente?

Agora pense na quantidade de negócios que poderiam se beneficiar com uma assinatura recorrente que fosse renovada automaticamente sempre que seu cliente pagar o cartão.

As vantagens são tanto para os empreendedores quanto para os consumidores.

O consumidor tem a praticidade de não precisar se preocupar em efetuar vários pagamentos e concentra tudo em um único canal.

A empresa por outro lado não precisa despender tanto tempo cobrando o cliente uma vez que a cobrança é automática.

Além disso, com o pagamento recorrente a empresa pode contar com uma receita previsível, que contribui muito para o planejamento estratégico e financeiro.

Sobre isso, leia mais no nosso artigo, “Como fazer previsão de vendas na sua empresa”.

Ao entender de fato o que é o pagamento recorrente você percebe quantos tipos de negócios podem se beneficiar ao utilizar esse tipo de método, veja alguns exemplos:

  • sistemas de ensino, principalmente, no modelo EAD;
  • academias de ginástica;
  • assinatura de produtos físicos, como assinaturas de clube de vinho e de maquiagem;
  • estacionamentos.

Veja também: Qual o melhor meio de pagamento para loja virtual?

Quais as vantagens do pagamento recorrente?

Agora que você já sabe o que é pagamento recorrente e como ele funciona na prática, vamos elencar as principais vantagens deste método de cobrança.

Mais aprovação, menos inadimplência

Diferentemente das compras a prazo, os pagamento recorrentes não comprometem o limite do cliente, logo, isso reduz bastante as chances do pagamento não ser aprovado.

A inadimplência desse tipo de assinatura tende a ser muito baixa, afinal existe um intermediário, no caso quem financia o cartão, que irá arcar com o valor cobrado e lançá-lo diretamente na fatura.

Ou seja, ainda que o cliente não pague o cartão, o banco irá pagar a assinatura do mês em questão e a inadimplência só passa a acontecer se o cliente não efetuar o pagamento do cartão no mês posterior.

Experiência de pagamento aprimorada

Quando você oferece a possibilidade de pagamento recorrente, você já tem, em tese, aquele cliente como alguém que está interessado no seu produto ou serviço de forma mais definitiva. Do contrário, ele não toparia ter uma cobrança todo mês.

É possível utilizar essa afinidade para melhorar a experiência do cliente e aumentar seu nível de satisfação.

Por isso, vale a pena apostar em descontos especiais, produtos exclusivos e oferecer upgrades temporários, de modo que ele se sinta atraído a adquirir planos de assinatura recorrente que sejam mais completos.

Leia também: Cielo ou PagSeguro: qual oferece a melhor máquina de cartão?

Maior taxa de retenção de clientes

Segundo o famoso economista Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”, nesse contexto o sistema de pagamento recorrente vai totalmente ao encontro dessa ideia.

Quando você oferece a opção de pagamento recorrente, você está recebendo um sinal claro do seu consumidor que ele pretende seguir com você e prefere um pagamento automático para não correr o risco de ter esse vínculo interrompido.

É claro que essa relação precisa ser equilibrada, não adianta esperar um vínculo incondicional do cliente. É necessário implementar ações que visam a fidelização do consumidor, para que ele estenda a permanência na sua empresa.

Receita previsível

Quando você tem pagamento recorrentes você já consegue enxergar um passo à frente, uma vez que já tem alguns pagamentos como “certos”.

Isso ajuda muito no planejamento de ações que visem manter esses clientes e trazer mais adeptos para assinatura recorrente.

Economia de tempo para todos

Tanto o consumidor quanto a empresa têm muito a ganhar no quesito economia de tempo.

Por um lado, o cliente não precisa ficar atrás de boletos e de realizar pagamentos dentro do prazo, desde que mantenha seu cartão de crédito sempre pago.

Já a empresa irá economizar tempo da sua equipe de atendimento e cobrança que não precisarão ficar atrás do clientes todos os meses e podem focar na prospecção de mais clientes e na manutenção dos atuais.

Pagamento recorrente no Mercado Pago: como funciona?

Agora que você já entendeu o que é pagamento recorrente deve estar a fim de implementar no seu negócio, certo?

Vamos falar da solução do MercadoPago que pode ser criada de forma simples e utilizada para automatizar esse tipo de pagamento.

O processo para criar um pagamento recorrente no Mercado Pago é bem simples, basta seguir os passos:

1. Faça login na sua na sua conta do MercadoPago (crie sua conta se ainda não tiver);

2. Clique na opção “assinaturas” que fica na barra lateral;

3. Clique em “criar assinatura”

4. Será gerado um link para pagamento recorrente.

Sempre que você for criar uma assinatura de pagamento recorrente basta compartilhar este link com seu cliente que ele poderá cadastrar seu cartão. Lembrando que seu consumidor também deve ter uma conta no MercadoPago.

Entendeu o que é pagamento recorrente? Sabemos que para crescer no mercado você pode precisar de um aporte financeiro, por isso, indicamos a leitura do artigo, “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

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