O que é mobile commerce? Entenda como funciona e as vantagens
O mobile commerce é o nome dado ao processo de vendas que acontece via dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Com o crescimento do uso desses tipos de aparelhos e a expansão da internet fixa e por dados móveis (3G e 4G), as oportunidades de compra estão na palma da mão dos consumidores.
De acordo com a última edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 74% da população brasileira usa internet e desses 58% acessa a rede APENAS pelo smartphone.
Então, os dispositivos móveis são um canal de venda em comum para os consumidores brasileiros, o que reforça a importância estratégica do mobile commerce no mercado online.
Se você está de olho nessa oportunidade e quer investir no m-commerce, continue a leitura deste post e entenda:
- O que é mobile commerce?
- Diferença entre e-commerce e m-commerce
- Como funciona o mobile commerce
- Quais as vantagens do mobile commerce?
Boa leitura!
O que é mobile commerce?
Mobile commerce ou m-commerce pode ser traduzido como comércio móvel. Isso porque o termo define o tipo de venda que é feito através de dispositivos móveis como os smartphones e tablets.
O que torna o mobile commerce tão relevante atualmente é a presença e influência dos dispositivos móveis.
Com a pandemia do novo coronavírus, o uso do celular disparou. Segundo uma pesquisa da empresa App Annie Intelligence, a média diária de tempo gasto em aplicativos aumentou 45% entre 2019 e 2021.
Entre os países que se destacaram na lista da pesquisa está o Brasil. Por aqui, os usuários gastam mais de 5 horas por dia navegando nos seus aplicativos.
Esse perfil de uso reflete bastante o momento atual que vivemos com a pandemia, mas vender e comprar pela internet já é um hábito para o consumidor brasileiro.
Por isso, os empreendedores apostam no mobile commerce.
Exemplos de M-commerce
Agora que você entendeu o que é mobile commerce, listamos alguns tipos de soluções que são categorizadas dentro desse tipo de venda. São elas:
- aplicativos próprios das marcas;
- aplicativos de marketplaces (ex: Amazon, Mercado Livre, etc);
- digital wallet (ex: Apple Pay, Samsung Pay);
- ferramentas de redes sociais (ex:Instagram Shopping).
Essas soluções de mobile commerce são cada vez mais rápidas, seguras e escaláveis, pois as empresas priorizam essas características valorizadas pelos usuários.
Diferença entre e-commerce e m-commerce
De forma objetiva, a diferença entre e-commerce e m-commerce é que o mobile commerce é um tipo de e-commerce.
Relembrando o que é e-commerce, o termo significa comércio eletrônico e serve como uma classificação geral para o tipo de venda feita por meio de lojas virtuais — a versão digital do comércio físico de rua e shoppings.
É considerado e-commerce as vendas realizadas por computadores desktop e notebooks, além dos dispositivos móveis.
Como funciona o mobile commerce?
É importante ter em mente que as vendas mobile commerce começam e são finalizadas em um dispositivo móvel.
Então, para o m-commerce funcionar a empresa precisa investir, primeiro, na criação de um site responsivo para sua loja virtual.
Hoje, é raro um site não ser desenvolvido sem uma versão para se ajustar da melhor forma aos diferentes tamanhos de tela de smartphones e tablets.
Isso facilita a visualização dos produtos pelos usuários, apesar de não ser possível ficar 100% ideal para todos os dispositivos móveis.
Por isso, a segunda forma de o mobile commerce funcionar é criando um aplicativo próprio da sua loja virtual.
Dessa forma, a experiência de navegação e compra são muito melhores para a grande maioria das pessoas, além de ser seguro.
Então ao invés de acessar o site pelo navegador, o usuário baixa o aplicativo, faz o login, escolhe o produto, paga e acompanha a entrega pelo app.
Essa é uma tendência que grandes marcas do mercado já utilizam como a Netshoes no setor esportivo, a Arezzo no de calçados, a Amazon e o Mercado Livre no de marketplaces.
Quais as vantagens do mobile commerce?
Existem muitas vantagens em investir no mobile commerce, pois o momento atual e o comportamento do consumidor favorecem a venda. Confira algumas delas abaixo:
1. Ampliar o alcance do negócio
Com o mobile commerce, os usuários podem comprar de onde estiverem, basta ter uma conexão com a internet para concluir a compra.
Assim, qualquer interação seja pelo navegador do dispositivo móvel ou nas redes sociais pode direcioná-lo para o app ou sugerir o download para facilitar o processo de decisão de compra.
2. Ter mais proximidade com o cliente
As 5 horas que os brasileiros passam por dia em seus smartphones significa que os aparelhos ganham bastante atenção na rotina das pessoas.
Então, com o mobile commerce, você pode aproveitar para criar interações personalizadas.
As notificações de push do aplicativo podem enviar ofertas e descontos especiais em produtos, de acordo com o perfil de compra do cliente.
É uma oportunidade de venda valiosa para as marcas e quase sempre imperdível para os clientes, o que aumenta as chances de conversão.
3. Facilitar o processo de compra
Muitas pessoas ainda têm dificuldades com alguns processos da jornada de compra online. Então, o mobile commerce ajuda a simplificar as etapas.
Se a venda for feita pelo aplicativo da empresa, por exemplo, fica ainda mais fácil e rápido concluir a compra.
Mas também é possível otimizar o checkout usando, por exemplo, um processo que não exige a criação de login e senha para finalizar a compra.
Um desenvolvedor de sites especializado pode orientar a melhor alternativa para atender o perfil do público-alvo do seu negócio.
Quer investir em mobile commerce?
Agora que sabe o que é mobile commerce, como funciona e suas vantagens, está planejando investir nessa estratégia?
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