O que é mobile commerce? Entenda como funciona e as vantagens

E-commerce 7 de Out de 2021

O mobile commerce é o nome dado ao processo de vendas que acontece via dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Com o crescimento do uso desses tipos de aparelhos e a expansão da internet fixa e por dados móveis (3G e 4G), as oportunidades de compra estão na palma da mão dos consumidores.

De acordo com a última edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 74% da população brasileira usa internet e desses 58% acessa a rede APENAS pelo smartphone.

Então, os dispositivos móveis são um canal de venda em comum para os consumidores brasileiros, o que reforça a importância estratégica do mobile commerce no mercado online.

Se você está de olho nessa oportunidade e quer investir no m-commerce, continue a leitura deste post e entenda:

  • O que é mobile commerce?
  • Diferença entre e-commerce e m-commerce
  • Como funciona o mobile commerce
  • Quais as vantagens do mobile commerce?

Boa leitura!

O que é mobile commerce?

Mobile commerce ou m-commerce pode ser traduzido como comércio móvel. Isso porque o termo define o tipo de venda que é feito através de dispositivos móveis como os smartphones e tablets.

O que torna o mobile commerce tão relevante atualmente é a presença e influência dos dispositivos móveis.

Com a pandemia do novo coronavírus, o uso do celular disparou. Segundo uma pesquisa da empresa App Annie Intelligence, a média diária de tempo gasto em aplicativos aumentou 45% entre 2019 e 2021.

Entre os países que se destacaram na lista da pesquisa está o Brasil. Por aqui, os usuários gastam mais de 5 horas por dia navegando nos seus aplicativos.

Esse perfil de uso reflete bastante o momento atual que vivemos com a pandemia, mas vender e comprar pela internet já é um hábito para o consumidor brasileiro.

Por isso, os empreendedores apostam no mobile commerce.

Exemplos de M-commerce

Agora que você entendeu o que é mobile commerce, listamos alguns tipos de soluções que são categorizadas dentro desse tipo de venda. São elas:

  • aplicativos próprios das marcas;
  • aplicativos de marketplaces (ex: Amazon, Mercado Livre, etc);
  • digital wallet (ex: Apple Pay, Samsung Pay);
  • ferramentas de redes sociais (ex:Instagram Shopping).

Essas soluções de mobile commerce são cada vez mais rápidas, seguras e escaláveis, pois as empresas priorizam essas características valorizadas pelos usuários.

Diferença entre e-commerce e m-commerce

De forma objetiva, a diferença entre e-commerce e m-commerce é que o mobile commerce é um tipo de e-commerce.

Relembrando o que é e-commerce, o termo significa comércio eletrônico e serve como uma classificação geral para o tipo de venda feita por meio de lojas virtuais — a versão digital do comércio físico de rua e shoppings.

É considerado e-commerce as vendas realizadas por computadores desktop e notebooks, além dos dispositivos móveis.

Como funciona o mobile commerce?

É importante ter em mente que as vendas mobile commerce começam e são finalizadas em um dispositivo móvel.

Então, para o m-commerce funcionar a empresa precisa investir, primeiro, na criação de um site responsivo para sua loja virtual.

Hoje, é raro um site não ser desenvolvido sem uma versão para se ajustar da melhor forma aos diferentes tamanhos de tela de smartphones e tablets.

Isso facilita a visualização dos produtos pelos usuários, apesar de não ser possível ficar 100% ideal para todos os dispositivos móveis.

Por isso, a segunda forma de o mobile commerce funcionar é criando um aplicativo próprio da sua loja virtual.

Dessa forma, a experiência de navegação e compra são muito melhores para a grande maioria das pessoas, além de ser seguro.

Então ao invés de acessar o site pelo navegador, o usuário baixa o aplicativo, faz o login, escolhe o produto, paga e acompanha a entrega pelo app.

Essa é uma tendência que grandes marcas do mercado já utilizam como a Netshoes no setor esportivo, a Arezzo no de calçados, a Amazon e o Mercado Livre no de marketplaces.

Quais as vantagens do mobile commerce?

Existem muitas vantagens em investir no mobile commerce, pois o momento atual e o comportamento do consumidor favorecem a venda. Confira algumas delas abaixo:

1. Ampliar o alcance do negócio

Com o mobile commerce, os usuários podem comprar de onde estiverem, basta ter uma conexão com a internet para concluir a compra.

Assim, qualquer interação seja pelo navegador do dispositivo móvel ou nas redes sociais pode direcioná-lo para o app ou sugerir o download para facilitar o processo de decisão de compra.

2. Ter mais proximidade com o cliente

As 5 horas que os brasileiros passam por dia em seus smartphones significa que os aparelhos ganham bastante atenção na rotina das pessoas.

Então, com o mobile commerce, você pode aproveitar para criar interações personalizadas.

As notificações de push do aplicativo podem enviar ofertas e descontos especiais em produtos, de acordo com o perfil de compra do cliente.

É uma oportunidade de venda valiosa para as marcas e quase sempre imperdível para os clientes, o que aumenta as chances de conversão.

3. Facilitar o processo de compra

Muitas pessoas ainda têm dificuldades com alguns processos da jornada de compra online. Então, o mobile commerce ajuda a simplificar as etapas.

Se a venda for feita pelo aplicativo da empresa, por exemplo, fica ainda mais fácil e rápido concluir a compra.

Mas também é possível otimizar o checkout usando, por exemplo, um processo que não exige a criação de login e senha para finalizar a compra.

Um desenvolvedor de sites especializado pode orientar a melhor alternativa para atender o perfil do público-alvo do seu negócio.

Quer investir em mobile commerce?

Agora que sabe o que é mobile commerce, como funciona e suas vantagens, está planejando investir nessa estratégia?

Ter uma equipe especializada assessorando a criação de um aplicativo próprio ou fazendo ajustes no site, pode ajudar bastante. Precisa de capital para fazer essa melhoria?

A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores